Foram encontrados 34975 registros para a palavra: Ação

Secretária de Educação de Juazeiro assina termo de parceria com a Fundação Itaú Social em São Paulo

A secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves, assinou na terça-feira (26), o termo de parceria com a Fundação Itaú Social para melhorar ainda mais a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Juazeiro. O encontro entre a Fundação e municípios e territórios, aconteceu na Casa Pompeia, em São Paulo.

O prefeito Paulo Bomfim agradeceu à Fundação Itaú Social por acreditar na Educação de Juazeiro. “Essa parceria é muito importante para continuarmos avançando e melhorando a qualidade do ensino básico para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos na aproximação entre o poder público com as organizações de todos os setores da sociedade empenhados na efetivação dos direitos prescritos no ensino público de qualidade para que se somem os esforços, aproveitem todas as competências disponibilizadas e multipliquem as conquistas na Educação de Juazeiro. São muitos avanços, e também muito trabalho pela frente para que a nossa cidade continue sendo referência na Educação para outros municípios”, evidenciou o prefeito...

CDL Petrolina levará 'Dia da Transformação' a mulheres com dependência química

A responsabilidade social tem sido um dos compromissos assumidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina. Exemplo disso é que a entidade já está programando a 9ª edição do 'Dia da Transformação' – evento social em comemoração ao Dia internacional da Mulher, que será comemorado no dia 8 de março. 

Na reunião preparatória, que aconteceu nesta terça-feira (26), na sede da CDL, representantes da Prefeitura Municipal, Senac, Sesc, UPE, Coife Odonto, Instituto Embelleze, Fabiana Rolim, Mary Kay e Tupperware, estiveram reunidos para discutir ações e atividades que serão desenvolvidas no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (Crelps), local escolhido para a ação deste ano. ..

Secretaria de Educação recebe 100 exemplares do livro Coesia do poeta Manuca Almeida em Juazeiro

Na última  terça-feira (26), a superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Juventude Gilmara Lacerda visitou o Quintal do Poeta e recebeu das mãos de Lu Almeida, 100 exemplares do mais novo livro publicado do poeta Manuca Almeida, Coesia, que foi lançado em 16 dezembro do ano passado, data que completaria 55 anos.

De acordo com a esposa do poeta, o livro é composto por algumas poesias novas e outras antigas, que foram cuidadosamente escolhidas por Manuca e por ela. “Com poucas palavras, COESIA apresenta poemas feitos para uma leitura rápida. Queremos compartilhar um pouco da poesia de Manuca com os estudantes da rede municipal, para que eles conheçam mais a história desse grande artista, que espalhou amor através da poesia”, disse Lu Almeida, que aproveitou para convidar os estudantes de Juazeiro, a visitar o Quintal do Poeta em março, mês da poesia. “Todos os anos recebemos milhares de estudantes, que vêm conhecer um pouco da história de Manuquinha e da poesia. Já temos várias escolas agendadas e quem tiver interesse em conhecer o Quintal do Poeta é só entrar contato com a gente”, ressaltou...

Educação: profissionais passam por formação para identificar necessidades reais de alunos em Petrolina

Visando ao fortalecimento da Educação Básica e melhoria da qualidade do ensino e formação dos profissionais que atuam no município, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou no mês de fevereiro um ciclo de formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

Centenas de profissionais estão participando das atividades que integram as ações da plataforma 'Petrolina Educa'. Com ampla abordagem em todas as áreas de conhecimento, nessa primeira etapa, foi iniciado o diálogo permanente com os professores da rede municipal sobre a Base Nacional Comum Curricular, considerando a inserção da parte diversificada de contextos regionais, na qual os professores contribuem diretamente...

AMA  melhora sistema de iluminação do Mercado do Produtor de Juazeiro com a instalação de 50 refletores

Para aumentar a segurança de quem trabalha e frequenta o Mercado do Produtor de Juazeiro, a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA instalou cerca de 50 refletores de LED nas ruas internas do entreposto trazendo mais luz, conforto e segurança ao local.

O Ceasa recebeu 50 novos refletores de 200 wats de LED em todos os pavilhões. A melhoria na iluminação é um antigo pedido dos frequentadores e permissionários. A AMA além de melhorar na infraestrutura com o recapeamento asfáltico, operação tapa buraco em diversas vias, tem investido bastante em segurança. Só este ano já foram instaladas 32 câmeras de videomonitoramento.  ..

Deputado Tum cobra contratação de mão de obra local para o parque fotovoltaico do Vale do São Francisco

Com o objetivo de gerar mais empregos para o Vale do São Francisco e região, o deputado estadual Tum (PSC) se reuniu com representantes das empresas que constroem o parque fotovoltaico para cobrar o cumprimento da convenção coletiva do Sintepav-Bahia que determina o emprego de 70% de mão-de-obra local em obras pesadas na Bahia. O encontro foi acompanhado pelo presidente do sindicato trabalhista, Irailson Gazo. 

"Uma das principais bandeiras do nosso mandato é a defesa do trabalhador. Por isso, nada mais justo que lutemos para que os postos de trabalho sejam ocupados pelos trabalhadores locais. Sem dúvidas, uma maior geração de renda é fundamental para o desenvolvimento econômico da região", explica Tum. De acordo com Irailson Gazo, o cumprimento do acordo beneficia a todos, "uma vez que gera divisas e movimenta a economia local". ..

Câmara de Juazeiro aprova indicação de novo Comandante da Guarda Municipal

O Presidente Alex Tanuri conduziu, na tarde desta terça-feira (26/02), a sessão de sabatina a Israel Marcos dos Santos, indicado, dentre uma lista tríplice, pelo prefeito Paulo Bonfim para Comandante da Guarda Municipal.

O ofício do prefeito, lido pelo vereador Gleidson Medrado, encaminhou os documentos de Israel Marcos dos Santos, “escolhido dentre a lista tríplice para que seja apreciada e aprovada a possibilidade de ocupar o cargo de Inspetor Chefe da Guarda Municipal, observando o disposto no Artigo 38 da Lei Orgânica deste município”...

Equipe de enfermagem do HDM/IMIP dá início a grupo de orientação às gestantes

Com o objetivo de tirar dúvidas das futuras mamães com relação ao trabalho de parto, profissionais da enfermagem deram início hoje (25.02) a um projeto de orientação às grávidas da triagem e sala verde. A iniciativa está sendo encabeçada pelo residente em enfermagem obstétrica, Lucas Belfort, com o apoio da interna Geissica Lima, da R2 Fernanda Brito, demais enfermeiros e técnicos do setor.

A proposta consiste em esclarecer as dúvidas mais comuns das mulheres relacionadas ao parto e pós-parto, como métodos não farmacológicos para o alívio da dor, indução, benefícios do parto normal e primeiros cuidados com o recém-nascido. Na edição piloto os profissionais realizaram uma dinâmica de verdades e mitos, e utilizaram um modelo realístico de simulação gravídica...

Operação da PRF apreende 258 tabletes de maconha na BR 428 em Petrolina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 258 tabletes de maconha na BR 428 em Petrolina, nesta terça-feira (26). A droga estava sendo transportada em um veículo com origem de Senhor do Bonfim, na Bahia.

Além da droga, a polícia apreendeu uma pistola, um revólver e munição. A abordagem faz parte da 2ª etapa da Operação Rodovida, que teve início em dezembro de 2018. O motorista do veículo que transportava a droga, Francisco de Assis Lima Alves, de 40 anos foi detido...

Petrolina: Oposição impetra ação no MP para investigar denúncia de favorecimento político no Programa Nova Semente

Bancada de situação fica dividida entre defender o vereador Elias Jardim e blindar o prefeito Miguel Coelho após vazamento de áudio

Dos 16 vereadores de situação, apenas três demonstraram solidariedade ao colega Elias Jardim, durante seus pronunciamentos na sessão ordinária desta terça-feira (26) na Casa Plínio Amorim, após o vazamento de um áudio nas redes sociais, onde o aliado do prefeito, confirma que as indicações no Programa Nova Semente de professoras e gestoras são feitas pelos vereadores de Petrolina. Solidários os vereadores Gaturiano Cigano, Ruy Wanderley e Rodrigo Araújo defenderam o colega da base governista. Já os outros vereadores da situação tiraram o foco das discussões e enalteceram a versão do Programa adotada pela atual gestão. Elias foi a única ausência registrada na reunião desta manhã, a justificativa do líder do seu grupo, é que ele já tinha compromissos familiares agendados...

PREFEITO PAULO BOMFIM ANUNCIA CONCLUSÃO DA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO GASTRONÔMICO DE JUAZEIRO (BA)

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim acaba de anunciar nas redes sociais a conclusão do processo de licitação para construção do Centro Gastronômico na Orla II. Eis a postagem do Chefe do Executivo Municipal: “É com imensa alegria que comunico à população que o processo de licitação do Centro Gastronômico da Orla II foi concluído com sucesso. Juazeiro vai ganhar um empreendimento extraordinário, voltado para o lazer, entretenimento, turismo e com forte potencial de geração de emprego e renda. E quer saber o melhor? Já nesta quinta-feira, às 10h, no Paço Municipal, vamos assinar contrato e autorizar o início das obras. Nossa cidade e nosso povo merecem o melhor. Teremos o mais atrativo espaço de gastronomia do Vale do São Francisco, numa das mais belas paisagens do país!”.

Licitação:..

Detran oferece comodidade em serviços e promove campanha de conscientização no Carnaval

No período momesco deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai promover em Salvador a campanha de conscientização “Carnaval com trânsito seguro fica mais legal”. O órgão também programou a oferta de serviços para os foliões e fiscalização nas vias de acesso aos circuitos da festa, onde serão realizadas blitzes de alcoolemia.

Haverá a distribuição de material educativo com orientações sobre o transporte de passageiros, procedimentos de tráfego e regras da Lei Seca. A campanha terá ainda a simulação do teste do bafômetro, na pipoca e camarotes. O Detran vai prestar atendimento na Central de Trânsito, instalada na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, das 8h às 22h. No local, será possível tirar a segunda via da habilitação e do documento do veículo, além da liberação de carros e motos removidos em blitzes...

Zó denuncia situação de escola em Remanso e defende vereador

A reportagem que a TV Bahia mostrou sobre as péssimas condições de ensino para os alunos, em uma escola de Remanso, foi repercutida na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Zó (PCdoB). O parlamentar lembrou que, infelizmente, não é algo anormal no Brasil ainda ter escolas degradadas, alunos sem transporte escolar ou merenda, e professores com péssimo salário.

"Esse problema de Remanso foi denunciado pelo vereador Didi (PCdoB). Vamos apurar outras situações graves. O mais absurdo é que ele está sendo perseguido por querer o melhor para nossas crianças. Querem criar uma comissão na Câmara e cassar o seu mandato", denunciou Zó. Para o deputado, é um absurdo inaceitável, pois as denúncias estão comprovadas. "A secretária, em vez de corrigir os problemas, vai à Câmara e pede para cassar Didi. É um crime ver crianças andando seis quilômetros ou irem de carroça para escola. Não tem merenda e nem água nos banheiros", enfatizou o deputado...

Nelson Leal se congratula com Afoxé Filhos de Gandhy pelos seus 70 anos de fundação, em moção

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), felicitou o Afoxé Filhos de Gandhy pela passagem de seus 70 anos de fundado, através de moção de congratulações, entregue à Secretaria Geral da Mesa, na tarde desta segunda-feira 25. O chefe do Legislativo estadual destacou o caráter de resistência da entidade carnavalesca, lembrando a sua intenção inicial de levar para o Carnaval de Salvador a proposta de combate à intolerância religiosa e o conceito do culto ao candomblé como orientação religiosa.

Na peça legislativa, o parlamentar ressalta ainda a tentativa de seus fundadores de fortalecimento da cultura da paz, ao buscar celebrar na origem do bloco a figura do líder da revolução pacifista indiana, Mahatma Gandhy, inclusive com o uso das vestes características daquele país asiático. O pepista historiou o nascimento do afoxé, criado pelos trabalhadores do Cais do Porto de Salvador, em 18 de fevereiro de 1949. Ele observa também o espírito de resistência, a partir de um movimento de combate ao arrocho salarial à categoria dos estivadores, pela política econômica implantada pelo governo federal no pós-guerra...

Salvador: Lídice condena episódio ocorrido na Caixa Econômica Federal e cobra punição e apuração

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) condenou o episódio ocorrido no último dia 19, quando o cidadão Crispim Terral foi agredido e vítima de racismo na agência da Caixa Econômica Federal do Relógio de São Pedro, em Salvador. 

Em suas redes sociais, a parlamentar classificou o episódio como triste e absurdo e cobrou investigação e punição para as pessoas envolvidas. ..

Conheça os benefícios do abacaxi,  o produto destaque da cotação desta terça-feira (26)

O abacaxi é uma fruta tropical da família das frutas cítricas, como a laranja e o limão, que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, nutrientes essenciais para garantir a saúde.

Esta fruta pode ser consumida fresca, desidratada ou na forma de conservas, sendo adicionada em diversas preparações como sucos, sobremesas e doces. Quando na forma de conserva ou desidratada, deve-se dar preferência ao abacaxi sem adição de açúcar...

Petrolina: Vereador Elias Jardim pede exoneração de servidora do Programa Nova Semente, audio vazou no whatsApp

O áudio vazado onde o vereador de Petrolina Elias Jardim, atribuiu ter indicado e "mandado exonerar uma servidora do Programa Nova Semente", ganhou repercussão além dos limites do Vale do São Francisco.

Segundo o Blog do Magno Martins (Recife), sem a menor cerimônia, o vereador de Petrolina, Elias Jardim, afirma, em um áudio de WhatsApp, que são dos parlamentares da base do prefeito as indicações de professores e gestores para o programa Nova Semente. Na mensagem, que vazou, Elias justifica a exoneração de uma mulher que ocuparia um cargo comissionado porque essa pessoa não teria lhe dado “satisfação” e o teria tratado com “desprezo”. ..

Educação de Juazeiro firma parceria com a Fundação Itaú Social

A Fundação Itaú Social, através do Programa Melhoria da Educação, será parceira da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro. A secretária da SEDUC, Lucinete Alves participará nesta terça-feira (26), do Encontro de Formalização da parceria entre a Fundação Itaú Social e municípios e territórios, na Casa Pompeia, em São Paulo.

O campo de atuação do programa será em Gestão Educacional e Gestão Escolar, especificamente na Tecnologia Educacional de Formação Continuada – Língua Portuguesa, Matemática e Orientação Curricular. A Fundação Itaú Social contribui para o fortalecimento da Educação Pública Brasileira desde 1993, através de diversos programas, promovendo a troca de experiências entre os municípios e reforça a importância de se mapear e diagnosticar a situação da criança e do adolescente...

Presidente do Senado diz que Bolsonaro precisa articular para garantir aprovação da reforma da previdência

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que a Casa está ciente da necessidade de priorizar a reforma da Previdência. Em um café da manhã que ofereceu para a imprensa na residência oficial, ele garantiu ser regimental a criação de uma comissão especial para acompanhar a tramitação do projeto na Câmara e afirmou que o objetivo dessa iniciativa é contribuir para o aperfeiçoamento do texto, a fim de dar celeridade ao processo.

"Esse colegiado, cuja formação será decidida nesta terça-feira, respeita todos os prazos e o espaço para a oposição questionar. Vai adiantar muito o trabalho e, por se tratar de uma comissão sugestiva, todas as sugestões serão divididas com os partidos da Câmara, para que os deputados sintam qual é o “termômetro” do Senado...

Sebrae realiza Seminário sobre inovação em Santa Maria da Boa Vista

Ampliar os conhecimentos e utilizar ferramentas mais criativas para gerar mais resultados pessoais e profissionais é essencial para empreendedores.  Por isso, a Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, em parceria com a CDL e a Prefeitura Municipal de Santa Maria da Boa Vista, está com inscrições abertas para o Seminário Negócios de Futuro, que será realizado neste dia 26 de fevereiro, a partir das 19h, no Fórum Municipal.

O Seminário é gratuito, e contará com a palestra “Eu inovei! Uma história de Uaus  a ser contada por você!”, ministrada por Denilson Shikako. CEO da Fábrica de Criatividade, Shikako é, além de empresário: músico, cientista, graduado em computação pela Universidade Makenzie e em música. O palestrante é especialista em neurociência e criatividade, sócio de startups de tecnologia e fundador da ONG Projeto Vida Nova...