RedeGN - Câmara de Juazeiro aprova indicação de novo Comandante da Guarda Municipal

Câmara de Juazeiro aprova indicação de novo Comandante da Guarda Municipal

O Presidente Alex Tanuri conduziu, na tarde desta terça-feira (26/02), a sessão de sabatina a Israel Marcos dos Santos, indicado, dentre uma lista tríplice, pelo prefeito Paulo Bonfim para Comandante da Guarda Municipal.

O ofício do prefeito, lido pelo vereador Gleidson Medrado, encaminhou os documentos de Israel Marcos dos Santos, “escolhido dentre a lista tríplice para que seja apreciada e aprovada a possibilidade de ocupar o cargo de Inspetor Chefe da Guarda Municipal, observando o disposto no Artigo 38 da Lei Orgânica deste município”.

Quem sabatinou o indicado foram os integrantes da Comissão de Segurança. Cidadania e Direitos Humanos, que tem como presidente o Vereador Anastácio José de Assis, Vice-Presidente Jean Gomes e membros os vereadores Charles Leal, Aníbal e Domingos Alves Viana.

O Presidente concedeu ao indicado cinco minutos para que ele expusesse suas propostas e programa à frente da Guarda. Israel relembrou que já participara antes da escolha anterior como um dos indicados quando a Comandante Josilene Lins foi a escolhida e que a indicação lhe proporcionara trabalhar com a Comandante, “que só tem o interesse de ajudar a Guarda Municipal” elogiando o mandato da Comandante e o crescimento da instituição.

Anastácio iniciou os questionamentos ao indicado perguntando quais projetos ele desenvolverá. De acordo com Israel Marcos, a Guarda já tem uma estrutura operacional definida, que será preservada e falou sobre as ações que irá desenvolver: otimização do patrulhamento ostensivo, intensificar as rondas nos locais de drogas, intensificar as ações desenvolvidas nas escolas e no entorno, “manter os serviços de excelência prestados pela GMJ”, citando como exemplo a Guarda Mirim.

O vereador Aníbal questionou o indicado sobre o que ele entende como segurança pública. Para Israel Marcos, segurança pública é “procurar trazer a cultura de paz”. Aníbal ainda perguntou sobre a continuidade do Programa “Crack é Possível Vencer”, e foi informado que é uma criação do governo federal que não entregou todos os equipamentos prometidos, por isso não se desenvolveu a contento.

Uma das sugestões do vereador Aníbal é integrar à Guarda Municipal um agrupamento de salva vidas e o indicado disse que há um pensamento de se criar esse grupamento.  

O vereador Charles Leal centrou suas indagações sobre o número de guardas existentes em Juazeiro. De acordo com o indicado há 169 guardas, respondendo ao vereador, que “o número não é suficiente, e que o comando está sempre na batalha pedindo ao Executivo que convoque mais guardas”.

Domingos Alves Viana perguntou sobre a estratégia de combate às drogas na cidade e o indicado garantiu a continuidade do trabalho da guarda em parceria com as forças policiais, explicando as limitações e a contínua preparação dos guardas municipais.

Ao final o vereador Anastácio considerou aprovado pela comissão o indicado e o Presidente Alex Tanuri leu e colocou em votação o Projeto de Decreto Legislativo 001/2019, aprovado e promulgado, que oficializa o nome de Israel Marcos dos Santos como Comandante, Inspetor Chefe da Guarda Municipal de Juazeiro.

Manoel Leão Ascom CMJ