Foram encontrados 196 registros para a palavra: Floresta

Operação Florestal 2024: focos de incêndio em Barreiras, Pilão Arcado e outras cidades

Agentes do corpo de bombeiros militares de diversas equipes pela Bahia atuaram em focos de incêndio nesta quarta-feira (02), as ações fazem parte da Operação Florestal 2024. Foram extintos incêndios nas cidades de Barreiras, Pilão Arcado e Érico Cardoso. No total a Operação já abarcou 79 municípios do estado. As informações são do parceiro da RedeGN, Bahia Notícias.


Outras guarnições também seguem combatendo incêndios florestais no extremo oeste baiano nos municípios de Pilão Arcado, Sobradinho e Cocos...

Bombeiros acabam com incêndios florestais em três cidades da Bahia; estado tem mais de 570 registros

Equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024  extinguiram incêndios nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Guanambi e Cocos, na Bahia. O fogo foi debelado neste sábado (28). 

Segundo a corporação, outras guarnições seguem combatendo incêndios florestais nos municípios de Barreiras, Buritirama, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto,  Pilão Arcado, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Malhada e Jaborandi...

Governo do Estado intensifica ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia

Um dos principais programas de combate a incêndios florestais, o "Bahia Sem Fogo" já conseguiu sensibilizar mais de 13 mil pessoas em 36 municípios das regiões mais vulneráveis do estado, que inclui a Chapada Diamantina, o Oeste e o Norte baiano. Além do Bahia Sem Fogo, o Governo do Estado tem implementado ações significativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais, com resultados promissores em 2024.
 
De acordo com a diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, o Bahia sem Fogo foi criado em 2010 e desde 2013 vem sendo intensificado nas ações de planejamento e de combate aos incêndios florestais. "A gente atua em três eixos distintos: prevenção, combate e mitigação. E a gente faz também a análise de dados passados, dados históricos, para fazer o planejamento das ações a cada ano", completou.
 
O trabalho de prevenção e combate ao fogo em todo o território baiano é coordenado pela Sema e envolve a colaboração de brigadas voluntárias e municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A ação conta também com a participação de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), prefeituras locais, e das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab). Outras instituições, como a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), também estão engajadas na missão.
 
Mais ações
 
Para garantir mais agilidade e eficiência no combate aos incêndios, o comandante de operações dos Bombeiros, coronel Jadson Almeida, destaca a utilização de ferramentas como o Painel do Fogo, que tem auxiliado a corporação na implementação de ações mais efetivas contra os focos de incêndio, resultando na redução dos casos, especialmente neste mês de setembro.
 
"O Painel é um sistema nacional que permite às corporações visualizar o local exato das ocorrências. Isso facilita o trabalho, pois, com esse monitoramento, conseguimos chegar mais rapidamente ao local. A intenção é proteger tanto a nossa população quanto a nossa natureza, e essa ferramenta nos ajuda bastante", explicou o coronel.
 
Ainda por meio do Corpo de Bombeiros, existem bases florestais instaladas em cinco cidades: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Juazeiro e Lençóis. Elas são destinadas à prevenção e estão preparadas para o combate a incêndios florestais. Todas as bases estão equipadas com viaturas e profissionais especializados na prevenção e combate aos incêndios florestais. As medidas incluem monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados.
 
Além disso, a eficácia dessas iniciativas foi evidenciada pela decisão do Governo do Estado, no mês de agosto, quando foi decretada a suspensão do manejo de fogo em 178 municípios baianos. Essa medida visa evitar a propagação descontrolada de incêndios, especialmente, em áreas secas e propensas a queimadas. As ações estaduais demonstram um compromisso sólido em preservar a biodiversidade e proteger os recursos naturais do estado.
 
 "São ações de prevenção, conscientização ambiental, educação, capacitação de brigadas voluntárias e apoio às brigadas privadas dos grandes proprietários. Esses proprietários também estão na linha de frente, pois sentem o impacto diretamente. Eles sabem que, se não protegerem suas propriedades, isso também afetará sua economia", destaca o secretário da Sema, Eduardo Sodré.
 
A população também pode contribuir com esse trabalho preventivo. Em casos de incêndios criminosos, o contato é com o 193. Se a ocorrência for de flagrante em alguém colocando fogo em perímetro urbano, a denúncia deve ser feita no 190. Para denúncia ambiental, o número é o 0800 071 1400. Usar o fogo em locais proibidos é crime, com pena de dois a quatro anos de prisão. ..

Corpo de Bombeiros de Pernambuco se integra a missão humanitária de combate a incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do país

Mais uma vez, Pernambuco demonstra apoio e solidariedade a unidades da Federação atingidas por catástrofes e calamidades de diversas naturezas. Atualmente, o Estado está integrando a missão humanitária de combate a incêndios florestais no Norte e Centro-Oeste do Brasil, e na faixa de fronteira com a Bolívia. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), mobilizou efetivo e equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) para enfrentar as queimadas que têm afetado gravemente essas regiões. Nesta quarta-feira (25), onze militares embarcam para se juntarem aos outros 43 bombeiros que já estão na missão, totalizando um efetivo de 54 pessoas.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que solicitou o apoio do Brasil para auxiliar a Bolívia no enfrentamento dos incêndios florestais. Uma parte da equipe dos CBMPE está atuando junto às equipes locais e internacionais na região do Pantanal, na Bolívia, e na cidade de Altamira, no Pará. A missão inclui não apenas o combate direto às chamas, mas também ações de prevenção e orientação às comunidades afetadas...

Bahia se destaca em Fórum de Mudanças Climáticas com apresentação da redução dos incêndios florestais no estado

Salvador sediou na manhã desta quinta-feira (19) o I Fórum de Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunindo juristas, gestores públicos e empresários para discutirem os eventos climáticos extremos, alternativas para a descarbonização e para a transição energética no Nordeste e Norte do país. O secretário Eduardo Sodré, titular do Meio Ambiente do Estado (Sema), esteve presente, representando o governador Jerônimo Rodrigues e o Consórcio Nordeste, como coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente da autarquia. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário colocou luz nos trabalhos de prevenção aos incêndios florestais na Bahia, que esse ano saiu da relação dos estados em situação de emergência. Esse ano a Bahia está em 14ª posição em relação aos incêndios florestais. Em 2023, o Estado investiu R$ 491,5 milhões em ações emergenciais e continuadas para mitigação da estiagem e controle dos incêndios nos municípios baianos.  ..

Pernambucano morre carbonizado em incêndio florestal em Portugal

O pernambucano Carlos Eduardo, conhecido nas redes sociais como "Chantilly Papai", morreu carbonizado em um incêndio florestal na cidade de Albergaria-a-Velha, localizada no distrito de Aveiro, em Portugal, na tarde da segunda-feira (16).

Segundo o jornal português Público, Carlos Eduardo tentava salvar máquinas da empresa de exploração florestal para a qual trabalhava, mas acabou sendo engolido pelo fogo...

Sistemas agroflorestais-Proprietários rurais podem solicitar apoio gratuito para restaurar áreas degradadas

Proprietários rurais de Araripina e Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, que desejam recuperar áreas degradadas, podem obter apoio gratuito do Cepan – Rede de Conservação e Restauração da Chapada do Araripe.

A instituição oferece mudas, sementes, assistência técnica e suporte na implantação de diversas técnicas visando a recuperação de áreas degradadas...

Dioceses de Juazeiro, Floresta e Petrolina debatem problemas dos agricultores reassentados de Itaparica

Nesta segunda-feira (12) aconteceu a reunião das Dioceses de Petrolina, Floresta e Juazeiro. O encontro discutiu os problemas do Complexo de Irrigação e os assentamentos de Itaparica. Os padres e alguns leigos de Curaçá, Bahia foram recebidos pelo Bispo Dom Antonio.

O padre  Luciano Aguiar da diocese de Floresta  fez apresentacao da realidade vivida na região e padre Luciano Lima contextualizou as  dificuldades das lideranças...

Roda de conversa sobre medicinas da floresta será realizada no campus da Univasf em Petrolina

Nesta sexta-feira (26), o projeto de extensão Saúde Indígena realiza uma roda de conversa sobre o tema medicinas da floresta. O evento será realizado no campus da Univasf, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a partir das 9h, com entrada gratuita.

Na programação, o projeto de extensão vai contar com a participação de uma família Huni Kuin do, Acre, que tem em sua ancestralidade o trabalho com suas medicinas, conhecidas pelos estudos de antropologia cultural e da saúde, como Medicinas da Floresta...

Curso de prevenção e combate a Incêndios florestais capacita bombeiros na Agrovale

Um grupo com 50 bombeiros de várias partes da Bahia, concluiu nesta sexta-feira (24), na Agrovale, em Juazeiro, o Curso de Combate a Incêndios Florestais (CBPCIF).

Promovido pelo 9° Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), a iniciativa dedicada a aprimorar as habilidades dos bombeiros e também de cinco funcionários da empresa sucroenergética, começou na segunda-feira (20), com aulas teóricas e práticas, somando uma carga horária de 40 horas...

Semiárido: Floresta Nacional do Araripe completa 78 anos

O mês de maio inicia com o Cariri cearense festejando os 78 anos da Floresta Nacional do Araripe, a primeira floresta instituída em lei no Brasil. Ela está presente em vários municípios do Cariri, com maior extensão na cidade do Crato.

A comemoração dessa importante data aconteceu durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe-Apodi, na Casa sede do Belmonte, embaixo da copa das árvores e ao som dos pássaros...

Capacitação para irrigantes no Submédio acontecerá no mês de junho, em Sobradinho e Floresta

Uma equipe da empresa Água e Solo contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através da Agência Peixe Vivo esteve na última semana nas cidades de Floresta – PE e Sobradinho – BA para escolher os locais onde serão realizadas a parte teórica e prática da capacitação para irrigantes da bacia do São Francisco.

Na ocasião, foram definidas as datas da capacitação que acontecerá nos dias 11 e 12/06 em Sobradinho, sendo a parte teórica realizada no polo educacional UAB, e 13 e 14/06 em Floresta, com aula teórica no hotel Floresta. Já a aula prática, que é quando os irrigantes vão ao campo aprender sobre mecanismos e tecnologias mais adequadas para uma irrigação eficiente e sem desperdício de água, vai acontecer em fazendas na zona rural dos municípios...

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

A cada ano, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publica um calendário que declara - por períodos - emergência ambiental em estados e regiões mais suscetíveis aos incêndios florestais. A estratégia possibilita o planejamento anual do Programa de Brigadas Federais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a situação de emergência ambiental acontece quando um desastre natural ou uma falha humana cria uma ameaça ao meio ambiente ou à saúde pública. Nesses casos, é necessária a adoção de medidas para reverter essa condição...

Sobradinho: Curso de Brigadistas de incêndio florestais capacita Bombeiros Civis e Voluntários para prevenção e combate de incêndios

Com o objetivo de proporcionar capacitação e preparo para combater e prevenir incêndios florestais na região do semiárido, onde tais ocorrências são frequentes durante as estações secas, foi realizado no Polo da UAB de Sobradinho entre os dias 22 a 26 de abril, o curso de Brigadistas de Incêndio Florestais.

O curso, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi ministrado pelos Bombeiros Militares, sargento Giovane Ferreira Gonçalves, CB Bm Thiago Elton de Souza e SD BM Oscar Junior. ..

Defesa Civil de Juazeiro participa de curso de combate a incêndios florestais

Integrante da Defesa Civil de Juazeiro está participando do Curso de Formação de Brigadas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A capacitação tem foco no combate de incêndios florestais e tem o objetivo de capacitar o participante para atuar na prevenção e combate a incêndios nos possíveis cenários de emergência. O curso segue até esta sexta-feira (12).

Para o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, o conhecimento na área vai proporcionar mais agilidade na ação de trabalho...

Reitora e vice-reitora da UNEB inauguram restauro do Aqueduto do Horto florestal e equipamentos públicos no Campus de juazeiro, hoje (15), às 16h

O Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizado em Juazeiro, recebe a magnífica reitora da instituição, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, e o pró-reitor de Infraestrutura, João Rocha, nesta quinta-feira (15), às 16h, para a inauguração e entrega à comunidade universitária da recuperação estrutural do Aqueduto do Horto Florestal, que é patrimônio histórico de Juazeiro, do Jardim Sensorial e do Centro de Convivência do Departamento de Ciências Humanas (DCH III). 

Participam desse momento solene, a diretora do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS III), Gertrudes Macario de Oliveira, e a diretora do DCH III, Andrea Cristiana Santos, que inicia na data de hoje o exercício do mantato de diretora (biênio 2024-2026), além da presença da ex-diretora do DCH III, Edonilce da Rocha Barros, que concluiu o mandato nesta quarta-feira (14) com a finalização dessas obras importantes para o departamento. ..

Nova metodologia projeta crescimento de árvores nativas, elevando rentabilidade de restauração florestal

O tema da restauração florestal tem ganhado destaque nos últimos anos tanto na iniciativa privada e no mercado financeiro como na academia e entre governos, principalmente no caso do Brasil, que assumiu o compromisso, desde o Acordo de Paris, em 2015, de recuperar com floresta nativa 12 milhões de hectares, ou seja, praticamente o equivalente ao território da Coreia do Norte. No entanto, as iniciativas ainda dependem do caro processo de plantio de árvores e padecem com a falta de dados sobre o crescimento das espécies e do total de áreas recuperadas.

Pesquisa publicada na revista científica Perspectives in Ecology and Conservation contribui com o avanço do setor. Mostra que a aplicação de métodos silviculturais em projetos de restauração florestal em larga escala pode aumentar a produtividade e a rentabilidade, viabilizando o abastecimento da indústria madeireira e reduzindo a pressão sobre os biomas naturais, como a Amazônia...

Após operação do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, área rural de Mirangaba está sem focos ativos de incêndio florestal

Na tarde deste sábado (30), uma operação florestal entre o Corpo de Bombeiros de Juazeiro e brigadistas de Mirangaba, no Centro-Norte Baiano, debelou focos ativos de incêndio na área rural do município. Cerca de oito profissionais atuaram para combater os incêndios florestais de grandes proporções.

Segundo informações repassadas ao Ten Cel Tarcísio, do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Juazeiro, pontos quentes e focos ativos não existem mais na região. Após o desempenho positivo da força-tarefa, haverá neste domingo (31) um monitoramento, com a desmobilização da Operação. Durante os próximos dias, os próprios integrantes da brigada de Mirangaba seguirão com o monitoramento. ..

Auditoria do TCE/BA indica descumprimento de dispositivos legais e oportunidades de melhoria na gestão florestal do Estado

Auditoria indica descumprimento de dispositivos legais e oportunidades de melhoria na gestão florestal do EstadoA equipe da 1ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) concluiu a auditoria que acompanhou a gestão florestal das 45 Unidades de Conservação (UC) estaduais, objeto que integra a Política Estadual de Meio Ambiente e Biodiversidade. Como resultado, foram propostas determinações e recomendações em relação à legislação ambiental, a exemplo da elaboração dos Planos Estaduais de Meio Ambiente, de Unidades de Conservação e de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, e a formalização e regulamentação do Programa Bahia sem Fogo.

A Resolução ATRICON nº 02/2021 foi um dos referenciais usados para a análise da política, que tem como objetivos melhorar a qualidade de vida da população, considerando as limitações e as vulnerabilidades dos ecossistemas; compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a garantia da qualidade de vida, do meio ambiente, do equilíbrio ecológico e da proteção do sistema climático; promover o desenvolvimento sustentável; dentre outros...

Bombeiros militares controlam incêndio florestal na área de proteção ambiental na Serra do Barbado

Após 13 dias de combate, bombeiros militares da Bahia conseguiram controlar o incêndio florestal que atingia a área de proteção ambiental (APA), na Serra do Barbado.

Neste sábado (9), as guarnições iniciaram a fase de monitoramento, fazendo uma varredura em toda a área atingida com o objetivo de extinguir possíveis novos focos...