O eleitor Juazeirense terá exatos 304 candidatos disponíveis para sua escolha na eleição deste ano, de acordo com informações oficiais do Tribunal Regional Eleitoral. Destes, 8 nomes compõem chapas majoritárias e disputam o voto para cargos de prefeito e vice prefeito. Dentre os nomes disponíveis estão Charles Leão e Suzana Ramos; Joseph Bandeira e Wank Medrado; Márcio Feitosa e Cacai Matos; Paulo Bomfim e Dra. Dulce.
Para vereador o número é bem maior, embora menor do que em eleições anteriores. 296 candidatos pediram registro no TRE-BA e vão tentar uma das vagas para a Câmara Municipal.
Os homens são maioria absoluta na disputa para prefeito com a totalidade dos nomes. Para a vaga de vice prefeito 50% para cada sexo, 2 homens e 2 mulheres. Para o cargo legislativo teremos 208 homens contra 88 mulheres.
Na disputa majoritária em Juazeiro, de acordo com o TRE, a vaga de prefeito será disputada por 1 policial civil, 1 professor de ensino Superior, 1 médico e 1 servidor Público Municipal. Para vereador as profissões com mais pretendentes são: Vereador com 18 nomes tentando a reeleição, donas de casa 17 , comerciante 17, agricultor 13, empresário 9, administrador 8, professor de ensino médio 7, professor de ensino fundamental 7. Uma curiosidade: de acordo com os registros do TRE-BA, 11 astrônomos vão buscar vaga na Câmara Municipal. 2 garis também estão na disputa.
Para o cargo de vereador a faixa etária com mais candidatos é entre 45 e 49 anos, com 66 nomes. Apenas um candidato entre 18 e 19 anos está na disputa e 8 candidatos estão na faixa etária entre 66 e 69 anos de idade.
1 solteiro e 3 casados disputam a vaga de prefeito. 1 viúva e 3 casados disputam a vice. Já para o cargo de vereador são 171 casados, 90 solteiros, 26 divorciados, 6 viúvos e 3 candidatos tem estado civil como separados judicialmente.
Da redação com informações do TRE-BA
4 comentários
22 de Aug / 2016 às 07h59
Graças a Deus e ao meu Pai Oxalá eu desisti a tempo, nunca deveria ter entrado mas, pensei que fosse diferente, que existisse organização e a tal união partidária, mas, como nada disse tinha eu resolvi consultar a minha consciência que é regida por Oxalá e tomei a decisão mais certa, pois nos meus 60 anos de vida nunca me envolvi com a política e nada pedi a político e não seria agora que isso iria acontecer.
22 de Aug / 2016 às 08h56
Que Deus nos ajude e que vençam os melhores e dispostos a trabalhar de verdade pelo povo. Juazeiro merece. Se seus representantes soubessem o nome que Juazeiro tem lá fora, esta cidade era um brinco.
22 de Aug / 2016 às 16h04
Vichi quantos mentirosos tem aí neste nomes postos a população para receber votos. que vença os mais mentirosos , Porque em política não tem um q se salva falando em verdade. Tdos são mentirosos , prometem mundos e fundos . Eu me deparei com uma pessoa q estar tentando vaguinha na câmera de vereadores por um determinado partido, esta pessoa me pediu voto e eu interpelei " quando foi criado seu partido ? vc sabe como ele surgiu ? baseado em q ? " ela respondeu infelizmente não sei.
22 de Aug / 2016 às 19h26
Só peço que tenham vergonha na cara, se for para roubar ou não fazer nada, que desistam logo. Juazeiro é uma cidade polo, referência na irrigação num país continental, carece de educação, infraestrutura, saúde e segurança. Sejam quem for os eleitos, sejam quais partidos ganhe, mas que ao menos o mínimo de respeito por essa gente tenham e trabalhem direito.