Os movimentos político-ideológico-partidários em todos os países e continentes têm os seus ciclos de ascendência e predominância por algum tempo, salvo algumas exceções onde os regimes não se alteram e se eternizam por razões históricas, a exemplo dos países socialistas/comunistas, das monarquias ancestrais, e do sistema republicano americano.
Decorridos 21 anos de experiência com uma nova ideologia, novos princípios e práticas de governo, como a consolidação e estabilização do Plano Real, e o controle da inflação, de repente os sucessos foram empanados por uma súbita convergência para um corporativismo insano durante os governos petistas.
Nesse tempo, ocorreu um ataque sistêmico para ocupar a direção de todos os órgãos Federais, as Estatais e os Fundos de Pensão, por ativistas do Partido, nos quais vislumbraram a verdadeira galinha dos ovos de ouro. É falado aos quatro cantos que o Projeto de Poder era para ser, se possível, eterno.
Como resultado do açodamento pelo Poder, em paralelo ao fortalecimento de um projeto político não somente com intenções nacionais, mas, com amplitude internacional, era impositivo que se formasse uma base financeira sólida, tanto no interesse do grupo como dos indivíduos envolvidos, e nenhum canal poderia ser mais pródigo do que as torneiras abertas dos cofres públicos federais. Estatizando-se, assim, um instrumento ágil em colocar a mão em nossos bolsos, via as empresas estatais. E a estatal que sobreviveu aos ataques está aí viva para contar a história, como é o caso daquela gigante que cuida do nosso Petróleo: a Petrobrás! Ressalte-se, ainda, que nesse tempo o BNDES se tornou o “Federal Reserve” da esquerda para toda a América Latina e Ditaduras Africanas.
Felizmente esse cenário desenhado pela esquerda brasileira para o Projeto de Poder petista de 20 anos, não obteve o aval do eleitorado brasileiro, e assim, através do voto livre e democrático, deu um basta em 2018. Diria que a decisão popular não foi tanto por divergências de natureza ideológica, mas por uma velada revolta face à indecência na gestão das verbas públicas, principalmente quando desviadas em benefícios pessoais e políticos.
O que ficou evidente, é que a reclusão voluntária que envolveu a esquerda brasileira a partir de 2018, teve uma característica quase endêmica porque recolheu todos a um silêncio sepulcral, muito semelhante ao isolamento social que ora estamos vivenciando! Até falaram muito enquanto um certo mito estava recolhido em Curitiba, mas constataram que após a sua libertação, ao circular nas capitais ele já não encontrou a receptividade de antes.
Naturalmente que o atual governo tinha uma enorme responsabilidade para reconduzir o país a novos caminhos. Na área administrativa e institucional até que vem adotando medidas acertadas na moralização da coisa pública. Todavia, o Presidente vem pecando de forma exagerada na tentativa de fazer a comunicação diária, através do uso descontrolado de uma verborragia estúpida, que está conseguindo irritar a quantos assistem ao noticiário diário, inclusive aos que nele votaram, e nutriam simpatia e aprovação ao governo!
As frases usadas para se contrapor aos que lutam para enfrentar a tragédia do Coronavírus no país, são impróprias e de um primarismo inconsequente. Diante da pergunta de um repórter sobre o que achava do número acima de 5.000 mortes no Brasil, pelo COVID-19, foi de uma infelicidade ímpar ao dar a resposta: “Daí, sou Messias... mas não faço milagres”! Isso desencadeou uma avalanche de repúdio pelo desrespeito aos mortos e aos que sofrem para salvar vidas. São atitudes assim, que incitam os seus opositores a taxarem-no de psicopata e outras agressões mais...
E o resultado final de tudo isso? A esquerda brasileira acordou do sono eterno e ganhou inesperada sobrevida! Como num repentino lampejo, os seus agentes voltaram à evidência nos noticiários e a alimentar a esperança do impeachment, palavra que precisa ser aportuguesada, urgentemente, porque já faz parte do vocabulário político nacional.
A solução para interromper esse súbito despertar, e conter a indignação crescente, está nas mãos daquele que provocou tudo isso: o Presidente da República! Basta que o “Messias” realize um importante milagre para o bem do Brasil: SUSPENDA AS ENTREVISTAS DIÁRIAS... E PARE DE FALAR!!!
Não é a crítica que irá DESCONSTRUIR o Governo, mas, sim, a loquacidade odiosa do Senhor Presidente!
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público - Aposentado do Banco do Brasil – Salvador – BA.
18 comentários
03 de May / 2020 às 23h26
Amigo Agenor, estou tão indignada com o palavreado utilizado por este ser, que outro dia, uma pessoa falou pra mim, porque ele não usa máscara? A minha imediata resposta mental foi: Porque ele não precisa de máscara, precisa de uma mordaça! (Brusque-SC).
03 de May / 2020 às 23h31
Também achei muito pertinentes o assunto e os argumentos; vamos em frente! (Salvador-BA).
03 de May / 2020 às 23h32
Não votei nO MITO para ele ser um LORD. Votei para ele chutar a porta e acabar com a palhaçada e a roubalheira. Se meus comentários ou posições políticas ofendem, é porque estou defendendo meu país dos Neonazistas.
03 de May / 2020 às 23h33
Parabéns meu amigo irmão. Achei muito verdadeiro. (Salvador-BA).
03 de May / 2020 às 23h36
Se o Artigo chegasse ao destinatário e esse entendesse todo o sentido, talvez, tudo ficasse melhor para o mesmo. Caso contrário, será daqui a pouco todos contra ele, e alguém só de boa assistindo. Já foi dito e podemos repetir o velho e sábio ditado: "Quem fala de mais dá bom a quem...?"
03 de May / 2020 às 23h36
Concordo absolutamente com tudo. (Salvador-BA).
03 de May / 2020 às 23h38
Parabéns, por mais uma oportuna e brilhante crônica! Meu irmão, o problema nas declarações do Presidente da República é que ele tem um comportamento antagônico ao do espelho: enquanto o espelho reflete sem falar, o Presidente fala sem refletir! (Maceió-AL).
03 de May / 2020 às 23h46
Você, como sempre, brilhante. (Salvador-BA).
03 de May / 2020 às 23h46
Só rindo mesmo. O mundo se acabando e ainda vem falar em esquerda. Comunismo está morrendo meu velho. De hoje.
04 de May / 2020 às 02h12
Bolsonaro você é um metido a ditadorzinho de ... que quer fazer o que quer e pensa que pode. Você, graças à tutela dos milicos já está fazendo coisas que nem poderia; esconder seu exame, pedir p fechamento do congresso , inventar leis só para satisfazer seus degenerados filhos...VOCE HÁ DE PAGAR PPR TUDO ISSO
04 de May / 2020 às 02h13
BOLSONARO MORO GEDEU COLLOR FARINHA DO MESMO SACO. BOLSONARO ENGANOU O BRASIL
04 de May / 2020 às 02h15
FALSO MESSIAS. MENTIROSO. LARANJAS PODRES ...BOLSONARO PIOR QUE TEMER
04 de May / 2020 às 02h17
Bolsonaro fazendo MISERIA FOME DOENÇAS VIRUS E BOLSONARO ANDA VIAJANDO E RINDO?
04 de May / 2020 às 02h18
BOLSONARO E FILHOS MILIONARIOS E NUNCA TRABALHOU
04 de May / 2020 às 02h21
FALSO MESSIAS BOSTAnaro VEIO PARA ACABAR COM A SAÚDE A VIDA DO BRASIL. VOLTA PARA O INFERNO SATANÁS B....
04 de May / 2020 às 08h26
As palavras sensatas do cronista nos remetem ao perigo do retorno da esquerda.Que concordo plenamente. No entanto, fico feliz em observar que muitos ainda concordam com um aspecto: é melhor termos palavras desatinadas com decisões acertadas, do que o retorno de um sistema governamental que causou tanto retrocesso ao Brasil.E me tranquiliza que a grande imprensa,centrada em suas críticas aos desatinos verbais do presidente,não tem motivos para acusá-lo de corrupção. Mas o meu maior temor é um congresso ávido pelo retorno da orgia de cargos e benesses e um STF que foi montado pela esquerda.Foz
04 de May / 2020 às 11h34
Texto raso e vazio, cheio de falácias. Esse pensamento maniqueísta foi o que trouxe o Brasil a esse momento, embora os responsáveis pela eleição do atual governo nunca assumam sua responsabilidade foi justamente o "senso comum" que induziu o povo brasileiro ao erro. Portanto, não vejo no texto nada além de demagogia e desinformação, o mesmo só reproduz o mesmo discurso tendencioso responsável pelo crescimento do fascismo no Brasil .
04 de May / 2020 às 11h42
Prefiro textos do Otoniel Gondim Esses nem conseguem se envergonharem de terem votado na anta Bolsonaro .