Outros Destaques

Política

Política

Em posse de ministros, Temer diz que problemas no país exigem trabalho e união

O presidente Michel Temer deu posse hoje (2) aos novos ministros da Saúde, Gilberto Occhi, e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira. Foi empossado também o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza. Occhi (PP) deixou a presidência da Caixa Econômica Federal para assumir a pasta da Saúde, até então comandada por Ricardo Barros (PP). Nelson Antônio, agora presidente da Caixa, era vice-presidente de Habitação do banco. Valter Casimiro, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ficou no lugar de Maurício Quintella (PR).

Tanto Barros quanto Quintella deixaram os cargos para se candidatarem nas eleições de outubro. Ao longo desta semana, ministros que vão se candidatar deixarão o comando das pastas já que, de acordo com a legislação eleitoral, o prazo final para a chamada desincompatibilização do cargo é o dia 7 de abril...

Agencia Brasil

Grupos programam manifestações pró e contra Lula antes de julgamento

Apoiadores e grupos contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva programaram manifestações antes do julgamento do habeas corpus do petista, no Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira, 4. Lula tenta impedir uma prisão após ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de reclusão no caso do triplex do Guarujá.

Nesta segunda-feira, 2, Lula vai ao Rio de Janeiro para um ato no Circo Voador, às 18 horas, do qual também participarão a pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela d'Ávila, e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). O evento está sendo chamado pelo PT como "ato em defesa da democracia"...

Plataformas interativas vão orientar produtores rurais na recuperação de áreas degradas

Foi lançada na semana passada em Brasília, com presença do Ministro da Agricultura Blairo Maggi e do Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, as plataformas interativas WebAmbiente e plano ABC, ferramentas fundamentais para a viabilização do Novo Código Florestal e do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação à Mudança do Clima.As plataformas fazem parte de um plano de consolidação da Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), bem como para o cumprimento de compromissos internacionais assumidos pelo Brasil.

Na prática as ferramentas devem orientar o produtor rural na recuperação e recomposição de áreas degradadas e realizar monitoramento da redução dos gases de efeito estufa na agropecuária. Para o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, “As agendas ambiental e agrícola têm que caminhar juntas, como caminham naturalmente. Ao proteger as florestas, garantimos regime de chuvas no país, o que é fundamental para manter essa potência agrícola que é o Brasil”, disse.  ..

Da redação Blog Geraldo José/Com informações do MMA

Prefeito de Senhor do Bonfim visita obras no Centro de Comercialização de Animais

O prefeito Carlos Brasileiro esteve na última terça-feira (27), no local onde será construído o Centro de Comercialização de Animais de Senhor Bonfim. O equipamento está sendo construído no terreno do antigo Matadouro Municipal, ao lado do futuro frigorífico Fribonfim , do grupo Fribarreiras.

O prefeito juntamente com a equipe da secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, que tem a frente o médico veterinário, Fábio Cedraz, acompanhou o começo dos serviços de terraplenagem que estão sendo realizados pelo Consórcio de Piemonte Norte do Itapicuru...

Ascom PMSB

Em São Gabriel, Rui entrega estádio reformado, inaugura prédio escolar e autoriza convênios para agricultura familiar

Nesta segunda-feira (2), o governador Rui Costa viaja para o município de São Gabriel, no centro norte da Bahia, onde, a partir das 9h, entrega totalmente reformado o Estádio Municipal José Oliveira Maia e anuncia a implantação do gramado no equipamento. No distrito de Gameleira do Jacaré,  Rui inaugura um prédio escolar com quatro salas de aula e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar dois convênios do Projeto Bahia Produtiva, e um convênio com a prefeitura de São Gabriel, no âmbito do Programa Mais Ater, para aquisição de veículo e equipamentos para o suporte às atividades de assistência técnica e extensão rural na agricultura familiar. ..

Secom Bahia

Alex da Piatã quer obrigatoriedade de suporte em ônibus intermunicipais para transporte de bicicletas

Através de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) quer a obrigatoriedade de suporte para a colocação e transporte de bicicletas em ônibus intermunicipais no Estado da Bahia.  A medida visa beneficiar o cidadão que possui o veículo, mas, por não possuir carro particular, tem dificuldade de desloca-lo de um canto a outro. De acordo com o texto da matéria, o suporte, instalado na parte dianteira, deverá conter espaço para, no mínimo, três bicicletas, devendo ser dotado de mecanismo de travamento acionado pelo motorista.

As despesas de instalação ficarão a cargo das empresas, cuja regulação e fiscalização para aplicação da lei, caso venha ser aprovada e sancionada, será de responsabilidade do governo do Estado. A infração a legislação pode acarretar ao responsável infrator uma multa no valor de R$ 600,00 dobrada em caso de reincidência. De acordo com Alex, em sua justificativa, a lei visa atualizar o direito do usuário de usufruir do transporte público com o direito de integração dos meios de locomoção. ..

Deputado Marcell Moraes apresenta projeto que obriga a prestação socorro a animais atropelados na Bahia

O deputado e protetor da causa animal Marcell Moraes (PV), apresentou um projeto de lei n° 22.489/2017, que obriga todos os cidadãos, residentes ou não, na Bahia, a prestarem socorro a animais atropelados nas vias públicas do município. De acordo com parlamentar, a proposta tem o objetivo de tornar comum a prática de denunciar os maus-tratos contra os animais, punindo os infratores, bem como a aumentar o número de socorros prestados aos animais em todo o estado.

“É cada vez mais comum depararmos com animais atropelados nas ruas, deixados para trás, padecendo, sem qualquer tipo de socorro, por conta disso é preciso criar uma lei que deixe mais claro para as pessoas que a impunidade existe, e que garanta que essas práticas não venham mais ocorrer porque os animais são vidas, assim como nós seres humanos precisam de amor, carinho, atenção e principalmente de respeito. A população não pode mais ficar inerte enquanto a esse assunto porqu e isso se trata de um crime ambiental, na lei isso também se configura a crime de maus-tratos, é obrigação do motorista salvar aquele animal que ele atropelou,  e se esse indivíduo nada fez para salvar qualquer cidadão tem que se prontificar e ir ajudar, porque a partir do momento em que nos deparamos com um animal atropelado e não fazemos nada estamos sendo também responsáveis por aquele ato de crueldade com um ser tão indefeso”, afirma Marcell...

Ascom Dep. Marcell Moraes

Justiça suspende cassação de mandato do prefeito de Jaguarari

A Justiça suspendeu neste sábado (31) a cassação do mandato do prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), que havia sido acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de crime político-administrativo (leia aqui). Por 10 votos a favor e três contra, a Câmara de Vereadores da cidade havia cassado o mandato de Everton. Entretanto, o gestor interpôs um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), afirmando que houve a formação de comissão na Casa Legislativa para processá-lo sem seguir o critério de proporcionalidade. Juiz substituto de 2º grau, João Batista Alcântara Filho deferiu a suspensão da sessão da Câmara Municipal que culminou na suspensão do mandato do prefeito. "Consabido que a ampla defesa é princípio constitucional que macula o Estado de Direito se não observado, e na análise das anunciadas irregularidades vê-se mais do que evidências de suas existências no procedimento para apuração de responsabilidade do agravante no exercício do mandato de prefeito municipal, pela comissão processante da Câmara Municipal de Jaguarari", afirmou na decisão. ..

Fonte: Bahia Notícias

PT decide manter viagens de Lula mesmo após incidente no Sul

O ataque a tiros sofrido pela caravana do PT no interior do Paraná, na noite de terça-feira (27), fez o partido repensar as viagens de Lula pelo país. A interrupção delas chegou a ser cogitada, mas a decisão final, segundo o jornal Folha de S. Paulo, foi mantê-las. 
 
A próxima parada do ex-presidente ocorre no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2), para o lançamento da candidatura de Celso Amorim ao governo do estado fluminense. ..

Fonte: Folha de São Paulo

Fernando Filho inaugura primeira etapa do maior centro de pesquisa em energia solar do Brasil

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, inaugurou a primeira etapa do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). O equipamento será o maior do país voltado à pesquisa e conhecimento científico para o desenvolvimento de energias renováveis. O Cresp terá em sua estrutura salas de estudo, laboratórios, centro de monitoramento e espaço para aulas, debates e palestras. Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), além de representantes da Chesf e da Codevasf.

O Cresp está localizado na região do Pontal, zona rural de Petrolina, numa área total de aproximadamente 45 hectares. Nesta primeira etapa foram entregues uma placa fotovoltaica com 7600 módulos de geração de energia solar de 2,5 megawatts (volume suficiente para atender a aproximadamente 60 mil famílias) e o centro administrativo do Cresp. O investimento para esta fase foi de aproximadamente R$ 30 milhões. O volume total de recursos é de aproximadamente R$ 200 milhões...

Ascom Fernando Filho

Temer avalia pronunciamento em rede nacional para 'defender sua honra'

O presidente Michel Temer estuda fazer um pronunciamento em rede nacional na segunda-feira (2) para se defender mais uma vez das suspeitas de envolvimento em um esquema de corrupção no setor portuário. Segundo a reportagem apurou, a ideia é seguir, no rádio e na TV, a mesma linha da nota emitida nesta sexta-feira (30) pelo Palácio do Planalto, com ênfase no que auxiliares classificam como defesa da honra do presidente. 

Em sua fala, o presidente deve destacar "excessos" da operação da Polícia Federal que prendeu seus amigos mais próximos, na quinta-feira (29), e reforçar o discurso de que todo brasileiro "tem direito à ampla defesa". Auxiliares argumentam que Temer não deve falar diretamente de seus amigos e assessores detidos, como o advogado José Yunes e o coronel João Baptista Lima Filho, acusados de serem operadores de longa data do presidente...

Com informações da Folhapress

Assessoria do Prefeito de Jaguarari Everton Rocha diz que na segunda-feira (2) ele vai entrar com um pedido de anulação da cassação no Tribunal de Justiça da Bahia

O prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), teve o mandato cassado em sessão realizada na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (29). A cassação do prefeito foi aprovada por 10 votos a favor e três contra, e a decisão não cabe recurso. Everton Rocha é acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de crime político/administrativo em denúncia encaminhada pelo ex-vice-prefeito de Jaguarari. Ele já havia sido cassado em uma sessão no mês de fevereiro, mas conseguiu permanecer no cargo por conta de uma liminar.

A assessoria de Everton Rocha informou que na segunda-feira (2) ele vai entrar com um pedido de anulação da cassação no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O cargo de prefeito foi assumido pelo vice de Everton, Fabrício Santana D'Agostinho (DEM). Segundo Fabrício, ele rompeu aliança política com Everton Rocha em junho do ano passado. Ainda assim, ao chegar à sede da prefeitura de Jaguarari, na noite de quinta-feira, Fabrício foi vaiado por manifestantes...

G1 Bahia

FBC critica mobilidade urbana em Recife e no estado: “o pouco que se investe, investe-se mal”

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) subiu à Tribuna do Senado, quarta-feira (28), para destacar que, pelo segundo ano consecutivo, Recife (PE) ocupa o primeiro lugar no ranking das grandes cidades com o trânsito mais lento do país. “Superando metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro”, observou. Ao constatar a escassez de investimento em mobilidade urbana tanto na capital como em todo o estado, o senador ressaltou: “o pouco que se investe, investe-se mal”. 

“Neste quadro preocupante, toda a população sofre e paga um preço alto, seja o trabalhador, seja o estudante, a dona de casa, o empresário”, afirmou Fernando Bezerra, ao pontuar que, de acordo com o Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99) – aplicativo de transporte urbano utilizado como termômetro dos congestionamentos – nos horários de pico (de 7h às l0h e de 17h às 20h), os percursos em Recife levam em média 77% mais tempo do que em horários de tráfego livre. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o percentual registrado é de 69%...

Ascom Senador FBC

Câmara de Vereadores de Jaguarari cassa mandato do prefeito Everton Rocha; em nota Prefeitura diz que é perseguição política

Por 10 votos contra 3, a câmara de vereadores de Jaguarari cassou o mandato do prefeito Everton Rocha na tarde desta quinta-feira, 29. O vice prefeito doutor Fabrício foi empossado em sessão. O prefeito, agora cassado Everton Rocha, vem enfrentando diversas acusações. No início deste mês a Justiça determinou a indisponibilidade de bens e bloqueio de contas bancárias do prefeito da cidade de Jaguarari, Everton Rocha (PSDB), por conta de contratações de atrações para o São João da Cidade, que segundo o Ministério Público foram feitas de forma irregular. A decisão judicial foi publicada do Diário Oficial da Justiça dia 13. 

Na última quarta-feira (28), uma operação de combate a fraudes em licitações foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Além de Jaguarari outros dois municípios, foram alvos da Operação Fallitur Visio. Na oportunidade vários mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Computadores, documentos, telefones celulares e um cofre foram apreendidos durante a ação. De acordo com as investigações, diversas fraudes foram efetivadas em processos licitatórios e contratações da Prefeitura de Jaguarari...

Jaguarari Online

Jaguarari: Câmara empossa o novo prefeito do município

A Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarari, empossou, após sessão que cassou o mandato de Everton Rocha, Fabrício Santana, como novo prefeito municipal. A solenidade de posse aconteceu no plenário do Legislativo. Por 10 votos contra 3, os vereadores interromperam o mandato de Everton.

A instabilidade em Jaguarari certamente terá continuidade com a chamada “Briga no tapetão “...

Informações do Blog do Walterley. Foto Jaguarari Online

Prefeito de Jaguarari Everton Rocha tem mandato cassado pela Câmara de Vereadores

Por 10 votos contra 3, a câmara de vereadores de Jaguarari cassou o mandato do prefeito Everton Rocha na tarde desta quinta-feira, 29. O vice prefeito Dr. Fabrício será empossado.

O prefeito, agora cassado Everton Rocha, vem enfrentando diversas acusações. No início deste mês a Justiça determinou a disponibilidade de bens e bloqueio de contas bancárias do prefeito da cidade de Jaguarari, Everton Rocha (PSDB), por conta de contratações de atrações para o São João da Cidade, que segundo o Ministério Público foram feitas de forma irregular. A decisão judicial foi publicada do Diário Oficial da Justiça da última terça-feira (13). ..

Informações do Blog do Walterley

Depois de ministros, dois vice-prefeitos baianos têm celulares clonados

Foto: Ipolítica

Os vice-prefeitos de Ilhéus, José Nazal (Rede), e  de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), tiveram seus celulares clonados por estelionatários que passaram a enviar mensagens para seus contatos do WhatsApp pedindo dinheiro. Ao perceber o golpe, Colbert correu para as redes sociais para informar a todos que seu número havia sido clonado, que os pedidos eram falsos, registrara boletim de ocorrência e já solicitara o cancelamento do número. O mesmo fez José Nazal. A clonagem dos celulares dos políticos baianos ocorre depois que três ministro do governo Michel Temer, todos do MDB, também tiveram seus números hackeados e denunciaram o crime à polícia...

Política Livre

Marun diz que Temer deve usar feriado de Páscoa para decidir sobre reforma ministerial

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta quarta-feira, 28, que o presidente Michel Temer usará o feriado de Páscoa para tomar as decisões sobre a reforma ministerial. "Temer está fazendo as últimas avaliações para tomar decisões definitivas", disse o ministro em entrevista no Palácio do Planalto. Marun disse que "até agora, nenhuma decisão definitiva foi tomada". Segundo o titular da Secretaria de Governo, nenhum partido é dono de cargos no governo, mas Temer aceita sugestões. Ao ser questionado sobre a indicação de Eduardo Guardia, secretário-executivo da Fazenda, para suceder o ministro Henrique Meirelles, Marun reiterou que não há nenhuma definição de nomes. 

O ministro ainda afirmou que outro dos nomes cotados para a sucessão de Meirelles, o ministro Dyogo Oliveira, só deixará o Ministério do Planejamento se ele mesmo desejar. Marun disse que, apesar da troca de comando no Ministério da Fazenda, as equipes econômicas permanecerão no governo. O ministro também disse que, neste momento, o governo não condiciona a permanência dos partidos à frente de ministérios a um apoio à candidatura do presidente à reeleição. Deputado licenciado do MDB do Mato Grosso, Marun disse que abriu mão de disputar as eleições a pedido do presidente: "Sou um homem de palavra, permanecerei no governo, não disputarei as próximas eleições". Ele confirmou que seu chefe de gabinete, Carlos Henrique Sobral, é um dos cotados com apoio do MDB para assumir o ministério do Turismo, entre outros nomes...

Estadão

VEREADOR CHARLES LEAL HOMENAGEIA ARTISTAS PELA PASSAGEM DO DIA MUNDIAL DO TEATRO

Ao usar a tribuna na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (27), o vereador Charles Leal (PDT) homenageou todos os artistas de teatro de Juazeiro pela passagem do Dia Mundial do Teatro, celebrado em 27 de março, nas pessoas de Hertz Félix, Devilles Sena, Edvaldo Franciolli, Fabrício Fatel, Kátia Gonçalves, Lidiane Braga, Rosy Costa e Ladislane Paixão. O parlamentar falou sobre a importância da retomada do espetáculo da Via Sacra de Juazeiro que será apresentada nos dias 30 e 31 de março na Orla II da cidade, por meio de emenda do Deputado Estadual Roberto Carlos.

Charles também destacou os trabalhos dos cinco grupos que apresentam a história de Cristo nos bairros periféricos e no interior do município. “É muito importante para a cultura de Juazeiro esse retorno do espetáculo sacro da Paixão de Cristo, pois resgata a história de um belo espetáculo que teve início em 1984. Parabéns a todos os artistas envolvidos” concluiu o vereador...

Ascom Vereador Charles Leal

Prefeito Carlos Brasileiro participa da Copa Integração dos Servidores Municipais

Na segunda rodada da competição que aconteceu no último domingo (25), no Campo da Adelba, três partidas movimentaram a Copa Integração dos Servidores Municipais. O prefeito Carlos Brasileiro participou da competição defendendo a equipe society da Secretaria de Administração.

No jogo envolvendo a Secretaria de Saúde e Tijuaçu, a equipe da Saúde perdeu por 3 a 0. A equipe dos Garis venceu por 3 a 1 o time da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte (Sedet). A equipe da Elétrica ganhou por 1 a 0 a equipe da Secretaria de Administração...

Ascom Prefeitura Senhor do Bonfim

Leur Lomanto Jr confirma saída do MDB nos próximos dias

 

No terceiro mandato como deputado estadual, Leur Lomanto Jr. confirmou nesta terça-feira (27/03) que deixará de integrar o MDB, nos próximos dias. Diante do quadro de reavaliação do cenário político, em todo o país, a sua saída do MDB tem como objetivo vislumbrar uma nova caminhada política. "Em minha história política fui filiado apenas ao MDB, onde permaneci por dezessete anos. Agradeço o espaço alcançado e a confiança do meu eleitorado, que me acompanhou durante esse período. É um ciclo que se encerra e outro que começa. Chegou o momento de partirmos juntos para uma nova caminhada", afirmou. O deputado pretende se candidatar a Câmara Federal, onde deseja seguir na defesa dos interesses da população baiana...

Ascom Dep. Leur Lomanto

Ministro do Supremo denuncia ameaças à sua família e pede providencias

Créditos: Fotos Públicas - Lula Marques

Em entrevista concedida ao jornalista Roberto D´avila, que vai ao ar nesta terça-feira, o relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, denunciou que a sua família vem recebendo ameaças e que já pediu providencias à presidência do STF e à Polícia Federal.

O ministro disse que o fato o preocupa e que providencias já teriam sido encaminhadas: “algumas providências que solicitei à presidente e a PF por intermédio da delegada que trabalha aqui no tribunal já estão sendo adotadas”, declarou.

Fachin disse ao jornalista da Globonews que "uma das preocupações não é só com o julgamento, mas também com segurança de membros de minha família”, sem especificar de quem ou de onde estariam partindo as ameaças. "Nem todos foram os instrumentos foram agilizados, mas eu efetivamente ando preocupado com isso e esperando que não troquemos fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema.”..

Da redação Blog Geraldo José com informações do G1