Outros Destaques

Política

Política

"O VELHO CHICO PERTENCE A PETROLINA? O DNIT ESTÁ DIZENDO QUE SIM E A PREFEITURA DE JUAZEIRO NÃO FAZ NADA" DECLARA DEPUTADO ALELUIA

"Parece piada, mas até limite territorial a dinastia do Partido Comunista do Brasil em Juazeiro está fazendo a Bahia perder" declarou o Deputado José Carlos Aleluia (DEM) em e-mail ao Blog Geraldo José.

"A mais nova placa do DNIT na Ponte Presidente Dutra coloca o limite entre Bahia e Pernambuco já na orla de Juazeiro. Pernambuco está abocanhando as ilhas do rio e, "de quebra", ainda levando o Parque Fluvial que beira a cidade baiana. ..

Ascom Dep. Aleluia

SUZANA RAMOS DESISTE DE CONCORRER PARA DEPUTADA ESTADUAL

Dia 28 de fevereiro deste ano o Blog chegou a postar declaração da ex-vereadora e candidata a vice-prefeita no último pleito Suzana Ramos dizendo da possibilidade de concorrer para Assembleia Legislativa no pleito deste ano (Veja aqui).

Passados cinco meses, Suzana voltou ao Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (18) e desta vez ela praticamente abdicou da condição de concorrer nas eleições de outubro...

Da Redação Foto Geraldo José

LIDERANÇAS POLÍTICAS DE JUAZEIRO CONVIDAM PARA ENCONTRO COM O PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DA BAHIA ZÉ RONALDO

O vereador Bené Marques e os ex-vereadores Antônio Sales (presidente municipal do PSDB) e Suzana Ramos estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (18) convidando a sociedade juazeirense a participar de Encontro Regional nesta sexta-feira no Grande Hotel de Juazeiro reunindo a oposição ao atual governo da Bahia.

Segundo eles, o encontro contará com a participação do pré-candidato ao governo do Estado pelo DEM, José Ronaldo, bem do prefeito de Salvador e presidente nacional da legenda, ACM Neto, entre outras lideranças políticas do Estado e da região...

Da Redação Foto Geraldo José

ODACY AMORIM DESISTE DE CONCORRER AO GOVERNO DE PERNAMBUCO E VAI DISPUTAR CADEIRA NA CÂMARA FEDERAL

O Deputado Estadual Odacy Amorim (PT) postou em sua página pessoal no Facebook nota de esclarecimento sobre a sua desistência da pré-candidatura ao Governo de Pernambuco, ao mesmo tempo em que informa a pretensão de disputar uma cadeira na Câmara Federal. Confira:

Como é do conhecimento de todos no PT e na sociedade, acredito bastante no protagonismo e na missão do nosso partido nessas eleições e, sobretudo, no papel do presidente Lula, como candidato preferido da maioria do povo brasileiro, cuja liderança e força tem conseguido derrotar a manipulação e a perseguição política sem precedentes que está sofrendo...

Da redação

Sem Lula, mídia volta a especular possibilidade de Wagner trocar disputa ao Senado pela Presidência

Em que pese a confirmação do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, como candidato ao senado na Chapa do governador Rui Costa, e a insistência do PT em anunciar que registrará a candidatura de Lula como candidato à presidência, agências de notícias publicaram informações que apontam para a existência de um plano B, com Wagner substituindo o ex-presidente, em vez de Haddad.

De acordo com o site baiano Política Livre, fontes ligadas ao ex-governador admitem que a pressão tem sido grande sobre ele. “Prioridade na cabeça dele (Lula) seria mais Jaques. Não é, demérito do Haddad, mas a gente considera que Jaques tem experiência política e administrativa maior e, sendo do Nordeste, pode sair já com votação expressiva”, publicou...

Da redação Blog Geraldo José

Aplicativo "Detector de Corrupção" mostra que Gonzaga Patriota é ficha limpa

Em tempos de inúmeros escândalos de corrupção que assolam o cenário político brasileiro, e às portas de novas eleições a cargos estaduais e federais, a população busca nomes que possam ser dignos da confiança dos eleitores.

Para não colocar todos os políticos na vala comum dos corruptos, o site Reclame Aqui, disponibiliza para os eleitores um aplicativo para celular chamado, oportunamente, de "Detector de Corrupção", para que a população pesquise os pré-candidatos a cargos públicos e saibam se eles respondem algum processo por corrupção ou improbidade administrativa...

Ascom

Celsinho Cotrim quer redução de dois terços do Senado

Como forma de por um fim à "perpetuação" no poder, na condição de pré-candidato a senador pelo PRONA e filiado ao PRTB, Celsinho Cotrim defende a redução de dois terços do Senado, passando de 81 para 27 o número de senadores, sendo um por cada Estado. Mais além, Cotrim afirma que lutará para reduzir o mandato de oito para quatro anos e ainda acabar com a reeleição. Ele, por exemplo, registrou em cartório, que só será candidato de um mandato. 

"Tudo isso, não apenas para pormos um fim na perpetuação de alguns caciques no poder.  Alguns, por  exemplo, que já fazem da política uma profissão, mas também para que se consiga reduzir os altos custos de gabinete e verbas indenizatórias para que sejam investidas  nas áreas realmente prioritárias para a população", destacou, reforçando que cargo político não é profissão e não pode ser considerado como tal. "E isso precisa acabar, pois são essas mudanças que a população conclama", concluiu...

Ascom Celsinho Cotrim

Ministra Carmem Lúcia suspendeu, nesta segunda, aumento dos Planos de Saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil/Fotos Públicas

A presidente do STF , ministra Cármen Lúcia, suspendeu, nesta segunda (16), uma resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que permitia que operadoras de planos de saúde cobrassem dos usuários até 40% do valor dos atendimentos.

Em plantão no STF durante o recesso, a ministra atendeu liminarmente um pedido da OAB, até que o assunto seja analisado pelo ministro relator do processo, Celso de Mello, ou pelo plenário da corte.

A ANS havia publicado as novas normas, agora suspensas, definindo através da Resolução Normativa nº 433, que os usuários poderiam ter de arcar com até 40% do valor dos atendimentos, regra que entraria em vigor no final de setembro e valeria somente para novos contratos...

Da redação Blog Geraldo José

Isaac Carvalho intensifica pré-campanha na região sisaleira da Bahia

Cada vez mais consolidado como liderança política do norte da Bahia, o pré-candidato a deputado federal, Isaac Carvalho, segue com sua agenda de encontros em várias cidades da região. Depois de ter participado da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Esfomeado, em Curaçá, na manhã do último sábado (14), o ex-prefeito de Juazeiro seguiu para a região sisaleira onde participaria de dois encontros com a população e lideranças locais de Quijingue,  Cansanção e cidades vizinhas. 

"A ideia dos encontros durante a pré-campanha é principalmente ouvir as demandas do povo, o que cada comunidade precisa de acordo com cada realidade. Saímos daqui realizados e muito orgulhosos da nossa representatividade em toda essa região. Estamos formando um time forte que tem o respeito do povo e que não vai medir esforços para promover cada vez mais o desenvolvimento da nossa região", afirmou Isaac. ..

Ascom Isaac Carvalho

Em menos de 2 anos, FBC e Fernando Filho destinaram quase R$ 45 milhões em emendas para Petrolina

Levantamento com base no Orçamento Geral da União (OGU) mostra que o Senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado federal, Fernando Filho são os parlamentares que mais destinaram emendas para o município de Petrolina. Entre 2017 e 2018,  os dois designaram investimento superior a R$ 44,9 milhões para a saúde, educação, infraestrutura e agricultura da cidade sertaneja.

Para se ter uma ideia, só este ano, foram destinados ao município, aproximadamente, R$ 53 milhões em emendas. Deste valor, o deputado e o senador permanecem como investidores majoritários, com 44% e 22% dos valores empenhados, respectivamente...

Ascom

Em nova visita ao Sertão Pernambucano, Armando Monteiro reforça apoio político na região

Com menos de um mês após lançar sua pré-candidatura ao governo do estado, o Senador Armando Monteiro (PTB) voltou ao Sertão pernambucano na última sexta-feira (13), para cumprir nova agenda na região. Guilherme Coelho, um dos políticos cotados para compor a chapa no posto de vice-governador, acompanhou toda a programação, juntamente com o deputado Mendonça Filho, que disputa uma vaga ao Senado, e com o senador Fernando Bezerra. 

Depois de almoçarem juntos no Bodódromo, em Petrolina, o grupo seguiu para Lagoa Grande, onde visitou a Vinícola do ex-prefeito da cidade, Jorge Garziera, e várias lideranças políticas locais. Em seguida, a comitiva partiu para Santa Maria da Boa Vista, e junto como prefeito Humberto Mendes, participaram da 19ª Edição da Serenada da Recordação, tradicional evento festivo do município. ..

Assessoria de Imprensa / Guilherme Coelho

Após rodar 1,6 mil km, Rui conclui Caravana do fim de semana, em Itaberaba, com 2,5 mil pessoas

A Caravana pela Bahia percorreu 1,6 mil quilômetros neste fim de semana com o pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT, Rui Costa. Entre a última sexta-feira e este domingo (15), Rui foi às cidades de Paulo Afonso, Juazeiro, Irecê, Miguel Calmon e Itaberaba para receber propostas para construção do Programa de Governo Participativo (PGP). "Em 2014, ouvimos o povo e deu certo. Hoje, somos o Governo que mais cumpriu compromissos de campanha no Brasil. Isso é resultado de muito trabalho, amor e respeito a cada uma das propostas de vocês que incorporamos ao programa de Governo registrado no TRE", afirmou Rui Costa.  

A reunião deste domingo, mesmo sob chuva e a poucas horas da final da Copa, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas. O tempo instável impediu a chegada do pré-candidato ao Senado, Jaques Wagner, mas estiveram presentes João Leão e Ângelo Coronel, pré-candidatos a vice-governador e senador, respectivamente. As cinco reuniões do fim de semana atraíram, ao todo, cerca de 5,5 mil pessoas. "Eu acredito que a transformação do nosso país passa pela construção de um projeto colaborativo. Fico muito feliz e grato quando vejo que as pessoas fazem questão de discutir conosco o futuro da Bahia e do Brasil. Isso também é sinal de confiança em nosso projeto político", disse Rui em Itaberaba. ..

Assessoria de imprensa PGP Foto: Carlos Casaes/ Divulgação

Palanques no plano nacional podem deixar eleitor ainda mais confuso e juntar adversários na Bahia


A pouco mais de dois meses para as eleições deste ano, o quadro promete ser muito confuso e os palanques tendem a confundir ainda mais a cabeça do eleitor, já que as candidaturas e alianças nacionais vão de encontro as tendências de alianças nos estados, a exemplo da Bahia, onde se configura uma disputa entre o PT e o DEM para o governo.

O PSB, por exemplo, excluído da chapa majoritária de Rui Costa, PT, pode dividir horário eleitoral com o DEM, de ACM Neto, que está em conversas adiantadas com Ciro Gomes, do PDT, colocando Lídice e ACM Neto no mesmo palanque no plano nacional. O PSB, de Lídice deve decidir nos próximos dias o caminho a seguir em relação à eleição presidencial e uma das possibilidades é se juntar ao DEM, PP, PR e PRB numa aliança de apoio ao PDT, de Ciro. ..

Da redação Blog Geraldo José

Em Cuba, Gleisi defende liberdade de Lula e candidatura à Presidência

A senadora e presidente do PT, Gleisi Hofmann, afirmou que não desistirá de buscar a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completa hoje 100 dias preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba, condenado na Operação Lava Jato. Gleisi está em Havana, Cuba, junto com a ex-presidente Dilma Rousseff e militantes, onde participam do Foro de São Paulo, movimento que reúne partidos da esquerda de diversos países. "Viemos aqui para denunciar, e estamos recebendo a solidariedade para Lula. Não vamos desistir. Lula voltará a ser presidente do Brasil", afirmou Gleisi, em vídeo divulgado nas redes sociais.

A senadora ainda voltou a criticar a atuação do Judiciário e a prisão de Lula que, conforme sustentam os advogados do PT, ocorreu sem provas concretas. "A tentativa de soltá-lo com uma argumentação justa e correta ficou frustrada. Parte expressiva do Judiciário mostrou que tem lado nessa disputa e politizou o tema. Não vamos desistir de Lula, pois não vamos desistir do povo brasileiro", completou, referindo-se à suspensão do habeas corpus conferido, semana passada, pelo plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF), desembargador Rogério Favreto...

Com informações do Estadão Conteúdo

Sobradinho: Prefeito Luiz Vicente participa da "Caravana pela Bahia" e reafirma parceria com o Governador Rui Costa

Sexta-feira (13) o Prefeito Luiz Vicente e sua comitiva formada pelo vice-prefeito Paulo Lima, o presidente do legislativo Municipal, Jarques Canturil, vereadores Clevinho e Isabel Coelho, secretários de governo e correligionários, participaram em Juazeiro do encontro da Caravana Pela Bahia, que discute o PGP – Programa de Governo Participativo do governador Rui Costa, pré-candidato à reeleição.

Aproximadamente 100 pessoas de Sobradinho acompanharam o Prefeito, que reafirmou a parceria com o Governador Rui Costa. Na oportunidade, o gestor de Sobradinho apresentou ao Governador alguns pleitos para o município, incluindo as demandas da população no programa de governo do pré candidato...

Ascom PMS

Temer retoma plano nuclear e governo prevê várias usinas

O Palácio do Planalto elaborou a proposta de um programa que prevê ampliar a geração de energia nuclear no país, aumentar a exportação de urânio e dinamizar a mineração do setor. O crescimento do uso de energia atômica divide especialistas e ambientalistas.

O documento, ao qual a reportagem teve acesso, foi produzido pelo CDPNB (Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro), organismo vinculado ao Planalto e criado em 2008, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e alterado em 2017, no governo Michel Temer.

Há um ano, o presidente passou a coordenação do comitê da Casa Civil para o general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O comitê é formado por representantes de onze ministérios. O general quer entregar o novo PNB (Programa Nuclear Brasileiro) ao Congresso até o fim deste ano, na forma de um projeto de lei.

Etchegoyen criou sete grupos de trabalho sobre o tema nuclear e convocou duas reuniões do comitê neste ano, a última no dia 5 de julho, na qual distribuiu a proposta da PNB.

A reportagem apurou que o militar tem dito aos participantes que gostaria de construir várias usinas nucleares em diferentes partes do país e retomar a construção da usina de Angra 3, paralisada desde o escândalo de corrupção na obra, revelado pela Operação Lava Jato.

A proposta não detalha quantas e quais seriam as futuras usinas.

Em 2016, equipe da Eletronuclear, uma subsidiária da Eletrobras, visitou estados (Minas, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) com potencial para receber novas unidades, em viagens acompanhadas por fornecedores estrangeiros da iniciativa privada da China, dos Estados Unidos e da França.

Ambientalistas ouvidos pela reportagem questionaram essa opção energética no momento em que outros países intensificam a adoção de energias renováveis.

"O Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para energia eólica e solar. Não existe a menor necessidade de o país investir em uma energia cara, perigosa, quando temos soluções que são verdadeiramente seguras", disse Thiago Almeida, representante do Greenpeace na área nuclear.

Além de prever a expansão da geração de energia nuclear, o artigo primeiro da proposta da PNB diz que ela é "limpa".

Segundo o representante do Greenpeace, há estimativas de que foram gastos R$ 300 bilhões para corrigir danos provocados pelos acidentes em Fukushima (2011) e R$ 1,5 trilhão em Chernobil (1986).

Há ainda custos para acomodar o lixo atômico e fazer a desmontagem das usinas, quando deixarem de ser produtivas.

O ativista Francisco Whitaker, que em 2006 recebeu o Prêmio Nobel Alternativo concedido pelo Parlamento sueco, disse que a proposta do governo significa "remar contra a maré e contra a história".

Ele lembra que diversos países estão abandonando a opção nuclear, como a Alemanha, que fará o desligamento de todas as usinas nucleares até 2022.

Para Aquilino Senra, professor do programa nuclear da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Gradução e Pesquisa de Engenharia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a energia nuclear pode ser considerada limpa pela pouca emissão de gases de efeito estufa.

O professor questiona o momento de elaboração da política do Planalto, a apenas seis meses do fim do governo Temer.

Contudo, defende a ampliação de energia nuclear porque, segundo ele, o país usa pouco esse tipo de energia embora detenha tecnologia e matéria-prima suficientes, com a sexta maior reserva de urânio no mundo.

O físico e doutor em engenharia nuclear Ivan Salati, vice-presidente da Aben (Associação Brasileira de Energia Nuclear), que reúne técnicos e pesquisadores do setor, afirmou que a energia nuclear "vem mantendo sua importância como energia de base, mesmo nos países mais desenvolvidos".

Em nota, o GSI afirmou que a nova PNB "terá caráter macro, amplo e com a finalidade de nortear o planejamento, as ações e as atividades nucleares e radioativas em todo o território nacional, em estrito respeito à soberania e em prol do interesse nacional, da proteção da saúde humana e do ambiente"...

Agência Brasil

Projetos do deputado federal Gonzaga Patriota ganham apoio de pré-candidatos à Presidência da República

O Projeto de Lei 6569/13, do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), que prevê a interligação entre os rios São Francisco e Tocantins tem ganhado cada vez mais força e apoiadores, não só no Nordeste, mas em todo o Brasil. Dessa vez, declararam apoio ao projeto os pré-candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) e o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB). Os pré-candidatos também destacaram a importância da conclusão das obras da Transnordestina, Projeto de Lei de autoria de Gonzaga Patriota.

Em entrevista à Rádio Jornal, Ciro Gomes (PDT), disse que é a favor da interligação do rio Tocantins com rio São Francisco. "Deixei os primeiros estudos prontos. Isso é uma grande saída para o futuro", destacou...

Ascom

Deputado José Carlos Araújo parabeniza Juazeiro 

Hoje, 15 de julho, é uma data especial. Quero parabenizar a todo o povo de Juazeiro pelos 140 anos de emancipação política.

Juazeiro tem um povo guerreiro, honesto, e que sempre me acolhe muito bem...

Ascom - José Carlos Araújo

Onda da mudança chega ao Sertão e une forças políticas em torno de Armando e Mendonça

A onda da mudança chegou ao Sertão do São Francisco. Em passagem por Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, na sexta-feira (12), os pré-candidatos da frente "Pernambuco Vai Mudar" Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM) receberam apoios de adversários nos planos locais, mas que se somam ao projeto estadual liderado pelo petebista. No giro, Armando e Mendonça foram recebidos por Jorge Garziera e na sequência por Robson Amorim (PSB) e Dhony Amorim (PSB). Os três são ex-prefeitos de Lagoa Grande. Em Santa Maria, o prefeito Humberto Mendes (PTB) endossou o palanque do PTB, assim como o ex-prefeito Jetro Gomes (PRTB). A comitiva foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM), o deputado estadual Augusto César (PTB), o pré-candidato à Assembleia Antônio Coelho (DEM) e outras lideranças.

Em Lagoa Grande, após visitar a Fazenda Garibaldi e apresentar a vinícola aos pré-candidatos, o ex-prefeito Jorge Garziera declarou apoio a Armando e Mendonça, assim como a ex-prefeita Rose Garziera. "O Estado precisa cuidar de Pernambuco fora dele. Investimentos, recursos e grandes inteligências estão fora daqui e temos que ter alguém capaz de atraí-los. Eu vejo que Armando é o nome preparado para esse desafio", argumentou. O ex-prefeito Robson Amorim destacou que o Estado vem amargando índices lamentáveis na saúde, segurança, infraestrutura e geração de empregos. "Estamos aqui para dar o pontapé nessa caminhada, que está se fortalecendo. Vamos ganhar essa eleição. Sou do PSB, mas estou aqui porque acredito nesse projeto", afirmou. "Pernambuco precisa dar uma alavancada. Armando vai fazer as obras necessárias e devolver a alegria ao povo", acrescentou Dhony Amorim...

Ascom Senador Armando Monteiro

Alan Sanches conclama para que Coelba solucione problema de postos de pagamentos

O deputado estadual, Alan Sanches, líder do bloco DEM \ PRB na Assembleia Legislativa da Bahia, conclama para que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) solucione o problema de postos de pagamento no estado, de forma que os baianos não sejam ainda mais penalizados na hora de pagar as contas. Segundo ele, a companhia precisa  estabelecer critérios de funcionalidade para suprir a demanda dos consumidores que já pagam um preço tão alto pelo serviço ou restabelece o convênio com a Caixa Econômica Federal. 

"Pois, diante de todo caos instalado não adianta culpar a Caixa Econômica pelo  reajuste  da tarifa ,  afinal apenas  890 casas lotéricas faziam o serviço e, conforme a própria gerência de atendimento do órgão existem cerca de 4 mil pontos do Coelba Serviço, fora Correios e bancos. Porém, que não funcionam. Ao contrário, é preciso que companhia explique o por que das filas  quilométricas, por que os sistemas estão constantemente fora do ar, por que em alguns bairros da capital e alguns municípios não existem postos e por que nos  Correios o pagamento da conta de energia só pode ser feito via cartão de correntistas do Banco do Brasil, o que torna o atendimento ineficiente, enquanto nas lotéricas tudo era mais fácil. Então ou senta para resolver ou restabelece o convênio com a Caixa", destacou, complementando que atualmente até mesmo idosos passam mais de duas horas na fila, "que absurdamente não existe prioridade"...

Ascom Dep. Alan Sanches

Projeto de Lei do deputado Roberto Carlos que prevê mais segurança nas escolas tramita na Alba

Tramita, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que cria a Companhia de Polícia Escolar e Comunitária – CPEC, destinada a garantir segurança no entorno das escolas, paz nas salas de aula e no interior das unidades escolares do Estado, além de fazer intercâmbio com outros órgãos e ONGs para ações de cidadania, através de cursos e palestras no âmbito educacional.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é garantir que as instalações das bases comunitárias de segurança sejam vistas com bons olhos pelas comunidades. “O índice de violência nas escolas do nosso estado é alto, além da depredação do patrimônio, dos roubos de equipamentos, máquinas e até da merenda dos nossos estudantes. Tudo isso sem contar nos enormes prejuízos aos professores, muitos agredidos, estressados, sob pressão”, ressaltou o deputado Roberto Carlos...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Gonzaga Patriota defende fortalecimento dos Correios e solicita Central de Distribuição para Petrolina

Nesta quarta-feira (11), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) visitou o presidente dos Correios, Carlos Fortner. Na oportunidade, o parlamentar destacou a importância do fortalecimento dos Correios como empresa pública e ressaltou a necessidade de aprovação de projetos que possibilitem a modernização e adequação dos Correios, evitando sua privatização.

Patriota também aproveitou a ocasião para solicitar mais uma Central de Distribuição dos Correios para Petrolina e disse que, nos últimos 40 anos, o município saiu de 60 mil para 350 mil habitantes e que o serviço prestado pelos Correios dessa cidade precisa se igualar, pelo menos, ao de Caruaru...

Ascom