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Publicidade institucional em ano eleitoral é tema de encontro com assessores de comunicação do Estado na PGE

"A publicidade institucional estadual não deve ter menções da Administração Pública Municipal ou qualquer tipo de promoção de candidatos a pleitos municipais", recomendou a procuradora do Estado da Bahia, Sissi Andrade, durante a palestra - Publicidade Institucional em Ano Eleitoral. A reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (5), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Salvador, contou com a participação de assessores de Comunicação Social da administração pública estadual.
 
O objetivo foi aprofundar o entendimento sobre as condutas éticas e legais que devem ser observadas durante o período eleitoral de 2024, cujas ações de comunicação institucional devem estar em conformidade com as normas eleitorais vigentes, a partir de 6 de julho. A medida colabora para que seja evitado o cometimento de infrações, resultando na cassação de registro de candidatura, suspensão dos direitos políticos ou imposição de multa eleitoral. "A administração pública tem o dever da impessoalidade e transparência. Pensando nisso, que a PGE sempre se preocupa, em ano eleitoral, com essas questões, para que o pleito corra de maneira equilibrada e o Estado Democrático de Direito se concretize", pontuou a procuradora Sissi Andrade.
 
Durante o encontro, os profissionais de comunicação tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as vedações nesse período. Um dos questionamentos do assessor da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alberto Maraux, foi de "como fica a divulgação de obras nos municípios através da imprensa ou dos canais oficiais da secretaria com a participação de candidatos políticos?". Em resposta, a procuradora Maristela Barbosa, que também compõe o Grupo de Trabalho responsável pela demanda eleitoral 2024, explicou que "no que diz respeito à publicidade pelo Estado, esta deve ser feita de maneira sóbria, correta, divulgando apenas a obra, não a figura política, pois podem acabar influenciando o eleitor. A publicidade institucional não deve promover pessoas", pontuou.
 
Como se trata de um período de eleições municipais, não é vedado ao Governo do Estado, a divulgação de notícias de ações realizadas pelas secretarias ou exibição de símbolos do Governo. Porém, os pronunciamentos dos agentes públicos não podem se desviar da finalidade de informar. "A Procuradoria sempre vai recomendar que se evite ao máximo, a realização de eventos com discursos mais acalorados ou exaltações", completou Barbosa.  Outro ponto de destaque é o gasto com publicidade institucional, que não pode ser ampliado durante esse período. 
 
Para o assessor de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), Nilton Lopes, esse encontro foi de fundamental importância para evitar excessos e irregularidades nas divulgações governamentais. "Temos um compromisso não só de comunicar, mas de estar em diálogo com a sociedade sobre tudo o que temos feito na área de política cultural como um todo. Como existe um regramento, precisamos entender como ele funciona para não pararmos as nossas atividades", frizou.
 
Para ter acesso a todas as orientações para o ano eleitoral, os interessados podem acessar a cartilha da PGE no link: https://www.pge.ba.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/CARTILHAELEITORAL2024.pdf. ..

Com apoio do Governo do Estado, premiação de jornalismo incentiva profissionais e jovens estudantes de Comunicação

Foi lançado nesta terça-feira (7) o 4º Prêmio Abapa de Jornalismo. Esta é a 1ª vez que a Associação Baiana dos Produtores de Algodão realiza a iniciativa em Salvador. O prêmio alcança profissionais e jovens talentos, em diversas modalidades. Esta edição tem como diferencial o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Comunicação (Secom).

O titular da Secom, André Curvello, destacou a importância deste prêmio para o setor. "Existe uma sociedade hoje que preza muito pela velocidade e termina esquecendo de preservar e valorizar. Então a gente, na Secretaria de Comunicação, vê iniciativas como esse tipo de prêmio de jornalismo uma oportunidade de estimular e qualificar as profissões, especificamente o jornalismo que tem um papel fundamental dentro de uma sociedade democrática", disse...

Lula elogia o papel dos meios de comunicação, em especial o Rádio, na construção da democracia

Ao participar, na manhã desta terça-feira (07), em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Presidente, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC),o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (7) não faltarão recursos federais para atender às necessidades do Rio Grande do Sul, estado fortemente atingido por temporais e enchentes desde o fim de abril.

“O Brasil deve muito ao Rio Grande do Sul. É um estado muito importante do ponto de vista artístico, cultural, do trabalho, da nossa cultura. O que vamos fazer é devolver ao Rio Grande do Sul o que ele merece que seja devolvido para poder tocar a vida”, afirmou...

Rádio de pilha é o meio de comunicação usado no isolamento total em áreas inundadas no Rio Grande do Sul

A REDEGN é solidária aos moradores do Rio Grande do Sul e acompanha a situação considerada caótica,  "maior desastre natural" dos últimos anos na região. A água continua subindo. Através da Rádio Gaucha, a REDEGN obteve a informação que o temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (29) continua aumentando a cada segundo e os estragos, bloqueo de estradas, e devido o interrompimento do fornecimento de serviços essenciais, as comunidades estão sem luz. 

Ao comentar os estragos causados por temporais, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse, que o estado vive sua maior catástrofe meteorológica.Várias áreas do Rio Grande do Sul estão sem fornecimento de energia, água ou telefonia após as fortes chuvas que atingem o estado...

Curaçá: Delaides Paixão deixa pasta da comunicação para assumir Secretaria de Desenvolvimento Social

Tomou posse nesta última quarta-feira (20), como Secretária de Desenvolvimento Social de Curaçá, a Jornalista Delaídes Paixão, que atuava desde 2017 como Secretária de Comunicação do município.

Nascida na fazenda Pau D’Arco, na região de Patamuté, Delaides Paixão concluiu o ensino médio na sede do município, ingressando no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo Multimeios na UNEB em Juazeiro, graduação concluída em 2016...

Projeto Comunica Juventude celebra a arte, cultura e educomunicação em Juazeiro

O Centro de Artes e Esportes Unificados foi o palco para a culminância do projeto Comunica Juventude, que ocorreu na noite de sexta-feira (15), no bairro do Tabuleiro, em Juazeiro.

 O evento reuniu a juventude participante do projeto, além de moradoras/es dos bairros Tabuleiro, Piranga e da comunidade de Alfavaca, no Salitre, que sediaram as oficinas de audiovisual realizadas nos meses de fevereiro e março...

Governo do Estado convoca mercado de comunicação para se unir no combate à dengue

O Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação Social (Secom), convocou as diversas entidades do setor para alinhar ações de combate à dengue.

A reunião aconteceu na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na manhã desta segunda-feira (4), com o objetivo de apresentar a campanha que já está sendo realizada pela gestão estadual e propor que o mercado publicitário, associações de rádio e TV, rádios comunitárias, sindicatos, empresas públicas e privadas se unam contra a doença, que alcançou níveis epidêmicos em diversas cidades brasileiras...

Saiba como consultar sua situação eleitoral nos canais de comunicação do TRE-BA

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio para regularizar a situação eleitoral e garantir a participação nas Eleições Municipais de 2024.

Para verificar o status do título de eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibiliza diversos canais para consulta. Confira abaixo: ..

Prefeitura de Juazeiro lança Central do Servidor para aperfeiçoar a comunicação com os servidores municipais

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), lançou a Central do Servidor, que tem o objetivo de promover uma comunicação mais direta e eficiente com os servidores municipais.

A Central do Servidor funcionará como uma ouvidoria interna, visando aprimorar o atendimento aos servidores...

Insatisfeito com liveS, Lula muda estratégia de comunicação e privilegia entrevistas a rádios

Desde o primeiro mandato de Lula, o universo da comunicação mudou. Após insastifação com o modelo podcast semanal "Conversa com o Presidente", que mesmo tendo a produção realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não registrou bons índices de audiência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou a sua estratégia de comunicação e passou a privilegiar entrevistas em rádios locais espalhadas pelo Brasil. 

Lula agora concede entrevistas para veículos do Nordeste no horário onde era transmitido o antigo programa...

"É muita antena para pouca comunicação", diz professor doutor Aderaldo Luciano

Uma foto postada nas redes sociais chamou a atenção. "A Peleja do Diabo contra o Dono do Céu", música de Zé Ramalho E o audio acompanhado pela reflexão: Muita antena pra pouca comunicação.

A foto se torna uma denúncia jornalística afinal está presente em todos os municipios...

Sem internet e o alcance das Rádios em sintonia Am várias localidades vão ter "desertos de comunicação"

Este final de semana duas reportagens destacaram a migração das Rádio Am (Amplitude Modulada) para a Frequencia Modulada-FM.  A primeira da Revista Piauí (Confira na integra aqui), diz que todo dia, inclusive nos feriados, Jandira dos Anjos Motta acorda pontualmente às cinco da manhã e o primeiro ato é ligar um pequeno aparelho de rádio.

As reportagens mostram brasileiros ouvintes de rádio que não tem acesso a internet vão ficar em verdadeiros "desertos de comunicação, sim notícias)..

Na próxima terça-feira (26) edital de licitação para a comunicação digital do governo federal será lançado

A Secretaria de Comunicação (Secom) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar na próxima terça-feira (26) um edital de licitação para a comunicação digital do governo federal.

O orçamento é pomposo: R$ 195 milhões por ano, com contrato de cinco anos em que as quatro agências que serão selecionadas vão se revezar nas campanhas — no mesmo modelo das agências offline atualmente...

Hospital Dom Malan abre vagas para atendimento em Fisioterapia Uroginecológica e para Gestantes

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, oferece o serviço de fisioterapia uroginecológica.

Essa é uma especialidade que cuida do assoalho pélvico, abordando condições como incontinência urinária e/ou fecal, dores durante e após a relação sexual, cólica menstrual intensa, dores pélvicas, laceração perineal (rompimento que ocorre de forma não intencional na região do períneo, uma área que fica localizada entre a vagina e o ânus), flatos vaginais (perda de ar pela vagina durante a relação sexual) e fecal, entre outras...

Seminário “O Papel da Comunicação no Enfrentamento à Pobreza” discute novos caminhos para a abordagem do tema

Com a participação do criador da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, nesta quarta-feira, dia 29, às 9h, no auditório do Museu de Arte do Rio de Janeiro, será promovido o seminário “O papel da comunicação no enfrentamento à pobreza”. O encontro pretende fomentar uma discussão qualificada sobre a extrema pobreza no país. Ao longo de toda a manhã, o público poderá assistir a debates sobre o cenário atual desse importante desafio que o Brasil precisa superar e os caminhos para uma comunicação mais eficaz, inclusiva e legítima.

A programação conta com a colaboração de Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, e mediação do jornalista Caco Barcellos. O tema do primeiro painel é: “O papel do jornalismo no enfrentamento à extrema pobreza”. Participarão dessa conversa o diretor de jornalismo da Agência Mural, Vagner de Alencar; a jornalista e CEO do Notícia Preta, Thais Bernardes; a jornalista da Maré de Notícias, Jéssica Pires e a jornalista Luciene Kaxinawá, do Canal Futura. 
 
Já o segundo painel tem mediação do jornalista do Canal Futura,  Leone Gabriel e aborda o tema: “Caminhos para a construção de uma comunicação legítima e diversa”, trazendo os seguintes debatedores: o jovem ator, roteirista e aprendiz Gabriel Vieira Santos, a integrante da diretoria do coletivo Serra Pelada Produções, Raquel Moraes, a atriz, roteirista e criadora de conteúdo, Luana Xavier, o criador da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins e a chefe de cozinha e fundadora da Favela Orgânica, Regina Tchelly. ..

Carta de Foz dos secretários de Comunicação reforça combate integrado às fake news

Secretários estaduais de 21 estados firmaram, no 3º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social, em Foz do Iguaçu (PR), o compromisso de criar mecanismos conjuntos para combater e prevenir a disseminação de notícias falsas.

O combate às fake news foi um dos principais temas debatidos no evento, que teve a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa...

Com presença da Bahia, secretarias de Comunicação debatem rumos da comunicação pública no Paraná

A transparência e boas práticas na publicidade digital, além da relação dos governos com o jornalismo multiplataformas, estão entre os temas a serem discutidos no 3º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece nestas segunda e terça (20 e 21), em Foz do Iguaçu, no oeste  paranaense.

O evento vai reunir secretários, secretárias, gestores e profissionais de Comunicação de todo o Brasil, em painéis liderados por nomes como o do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do governador do Paraná, Ratinho Junior; do CEO do Portal Poder 360º, Fernando Rodrigues; e do gerente de integração e planejamento de jornalismo do SBT, Rodrigo Hornhardt. Também participa do 3º Fórum o secretário de Comunicação da Bahia, presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação, André Curvello...

Calendário da Clas Comunicação completa 20 anos,expondo as cores do Rio São Francisco

Uma composição de cores, texturas, acordes, imagens, sentidos e palavras da cultura nordestina, vem tecendo, desde 2004, a história da Série de Calendários da Clas Comunicação e Marketing.

E, para acompanhar o passar das horas deste 2024, quando comemoramos duas décadas ininterruptas, o anuário apresenta o tema "As Cores do Rio São Francisco", em parceria com a Cadan Distribuição, Gráfica Bandeirante e a Agrovale...

Ministro da SECOM e CEO do WhatsApp discutem colaboração para a comunicação governamental e segurança contra fake news

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se reuniu nesta quinta-feira, 9 de novembro, no Palácio do Planalto, com o CEO Global do WhatsApp, Will Cathcart, para discutir assuntos de relevância nacional.

Durante o encontro, foram abordados temas críticos para o cenário atual, incluindo a criação de um assistente virtual no WhatsApp que fornecerá informações oficiais sobre vacinas e o calendário de vacinação em parceria com o Ministério da Saúde. Essa iniciativa, que foi concretizada com a articulação da SECOM no âmbito do Programa Saúde com Ciência, visa aprimorar a comunicação governamental e garantir que os cidadãos tenham acesso a informações confiáveis relacionadas à saúde pública...

Secretários de Comunicação criam Comissão Permanente de Combate às Fake News

Secretários de Comunicação de 23 estados assinaram, na quinta-feira (21), no Cristo Redentor, uma carta-compromisso para o enfrentamento às falsas notícias. No documento, as autoridades criaram a Comissão Permanente de Combate às Fake News e defenderam a implementação de políticas públicas visando à correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.

De acordo com informações do Bahia Notícias, a carta, que marcou o encerramento do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal...