Representantes do MEC estão em Juazeiro para avaliar Faculdade de Medicina na cidade

Na manhã desta segunda-feira, 19, o Prefeito Paulo Bomfim acompanhado da Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, demais membros do governo e responsáveis pela Faculdade Estácio recepcionaram, no gabinete do chefe do executivo, os avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Esta visita representa a última etapa para autorização do funcionamento do curso de medicina na cidade.

“É um momento de alegria, estamos recebendo hoje a visita do MEC. A Faculdade Estácio de Sá está pronta em Juazeiro e com essa visita esperamos a autorização para, de fato e de direito, possibilitar e liberar a faculdade para seu livre funcionamento e em breve estarmos com novos médicos não só da região Norte, como de todo o Brasil atendendo e contribuindo para a saúde de nossa cidade e nossa região”, expressou o Prefeito Paulo Bomfim.

Ao final dos dias que durará a visita, os avaliadores irão elaborar um relatório onde constará se todas as condicionantes apresentadas pelo MEC para funcionamento da Faculdade de Medicina em Juazeiro foram atendidas. De acordo com o avaliador José Eduardo Monteiro da Cunha a visita do MEC é para ter conhecimento de como estão estruturados os cursos. “Já estivemos na cidade realizando outras visitas e ficaram alguns pontos para serem revistos, agora vamos saber se foram atendidos e se estão de acordo com a regulamentação”, explicou Monteiro.

O sonho do curso de medicina em Juazeiro teve início ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho que, agora como Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, visualiza como concretização de um projeto. “A Faculdade Estácio vem para somar ainda mais em nossa cidade e a necessidade em poder formar profissionais na área de medicina em Juazeiro foi prioridade desde o meu primeiro mandato. Agora com o Prefeito Paulo Bomfim, estamos em força tarefa para que ainda nesse semestre seja possível viabilizar o vestibular”, pontuou Isaac.

Para a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, o município ao longo dos últimos quatro anos vem se adequando às exigências para a implantação da faculdade. “Conseguimos avançar em pontos como número de leitos, rede de atenção à saúde estruturada com programa de residência médica, comissão interna para discussões em relação aos processos que envolvam a instituição de ensino em um município. A rede de Juazeiro é estruturada e estamos aguardando a aprovação final do MEC para que esse curso seja uma realidade para o município”, descreveu Fabíola.

Acompanharam ainda a reunião, o Secretário de Governo Clériston Andrade, o Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, o Assessor de Gabinete Plínio Amorin, Diretores, Gerentes e Coordenadores da Faculdade Estácio de Sá e Superintendentes e Assessores da Secretaria de Saúde.

Débora Sousa/ SESAU