Prefeitura articula obra para combater alagamento em ruas da zona norte de Petrolina

Medida impede água da chuva de invadir casas próximas da avenida Antônio Estevão dos Santos, na divisa dos bairros João de Deus e Jardim São Paulo, na zona norte da cidade.

A Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta quinta-feira (17), uma obra para solucionar um ponto crítico de drenagem  na avenida Antônio Estevão dos Santos, na divisa entre os bairros João de Deus e Jardim São Paulo, na zona norte da cidade. O local, entre as ruas Jayme Aquino e 04, registrava sérios transtornos em tempos de chuva e agora está recebendo uma intervenção que vai diminuir a possibilidade de alagamentos na área. A expectativa é que o trabalho, realizado pela JB Construções e Engenharia, responsável pela construção do Residencial Jardim São Paulo, seja concluído dentro de 30 dias. 

Todo o problema surgiu quando uma vala irregular e emergencial foi feita num terreno próximo de onde se localiza o Residencial Jardim São Paulo. Só que em vez de resolver, a situação se agravou depois que o local foi pavimentado há cerca de três anos, como explica o gerente da JB Construções e Engenharia, Ricardo Simões. "Não sabemos explicar, mas o serviço não feito como deveria, o que resultou num acúmulo de água na área, causando transtornos à população. O serviço executado também não foi de qualidade adequada, visto que em pouco tempo o pavimento do trecho em tela estava cheio de buracos e rachaduras", detalha Simões. 

Comprometidos em resolver a problemática da drenagem, a Prefeitura de Petrolina estabeleceu diálogo com a empresa a fim de encontrar a solução mais adequada para o problema. Um encontro entre a direção da JB Construções e Engenharia e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, que representou o prefeito Miguel Coelho, estabeleceu  a parceria. "Nós buscamos aqueles que assim como a Prefeitura estavam interessados em resolver o problema. Cada um definiu o que poderia ser feito e, com a união de todos, estamos começando essa intervenção a fim de que nenhuma família seja prejudicada pela chuva novamente naquela região", destaca Carvalho. 

INTERDIÇÃO

Como todo o pavimento antigo está sendo removido para que a base da pavimentação seja refeita e posteriormente finalizada com concreto, o trecho da avenida já se encontra interditado para o tráfego de veículos. A liberação, só deve ocorrer depois do período de 30 dias, tempo necessário para a realização da obra e do tratamento do concreto, popularmente conhecido como "cura". A orientação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) é que os condutores evitem o trecho da avenida Antônio Estevão dos Santos, entre as ruas Jayme Aquino e 04, e circulem pelas vias paralelas.

Ascom Prefeitura de Petrolina