Empreendedoras de Juazeiro inovam e faturam com produtos natalinos

Natal é tempo de confraternizar com familiares e amigos, trocar presentes e também uma oportunidade para aumentar o faturamento nos negócios. E, em festa que se preze, não pode faltar ceia natalina, mas, com a correria do dia a dia, nem todo mundo consegue tempo para preparar os pratos tradicionais. Foi notando isso que a Microempreendedora Individual (MEI), Bárbara Menezes, teve a ideia de produzir ceias natalinas delivery, com as delícias mais desejadas dessa época do ano.

A ideia deu certo, as encomendas não param de chegar e, para dar conta, ela está trabalhando entre 8 a 10 horas por dia. "Fiquei surpresa com a aceitação das pessoas e bastante satisfeita com os lucros. Todos comemoram essas datas e eu vou garantir a ceia de natal nas mesas dos juazeirenses", comemora.

No ramo de alimentação há sete anos, Bárbara herdou os dotes culinários da mãe, que fornecia marmita e era baiana de acarajé. Começou a empreender produzindo e vendendo doces finos, trufas e bombons personalizados, depois, percebeu a necessidade do mercado no setor de marmitas e decoração de festas, onde passou a atuar também.

A participação em eventos reforçou a percepção da empreendedora sobre o perfil de clientes que há no município, de pessoas adeptas às reuniões e oportunidades de confraternizar. Foi a observação adicional para ela começar a atender esse nicho e produzir em casa as ceias natalinas por encomenda.

Mellissa Matos também aproveitou o período natalino para aquecer as vendas da Delícias da Mell. A empreendedora, que trabalha no setor de confeitaria há dois anos e meio, tem um leque de produtos que varia de naked cake, bolos no pote, brownie, doces gourmet e ovos de páscoa até doces diversos para eventos. Mesmo com uma rotina corrida, Mellissa  decidiu apostar em um diferencial no Natal e produziu o chocotone trufado, que já é o campeão de vendas da empresa nessa época natalina.

No ano passado ela vendeu em média 130 unidades do produto e, este ano, já foram mais de mil unidades. "Isso tudo porque investi muito em propaganda e também forneci o chocotone como opção de brindes para empresas presentearem os funcionários", revela.

Para atender à demanda, a empresária contratou mais duas pessoas. As encomendas foram tantas até o momento que ela já triplicou o faturamento, em relação ao mesmo período  do ano passado. "Dezembro é sempre um mês marcante para a área de vendas, seja com serviço ou produto. É um período mágico e cada segundo dele vale ouro", conclui.

O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, ressalta que o empreendedor precisar ficar antenado ao que está acontecendo na cidade ou no país e também nos comportamentos do consumidor, o que ele necessita no momento. "Os períodos festivos ou datas comemorativas sempre trazem oportunidades interessantes para investir e faturar. É importante inovar na produção e na oferta dos produtos e serviços oferecidos para atrair um nicho específico que busca o diferencial. Ao logo do ano existem várias datas e eventos que demandam algo que pode virar uma oportunidade de negócio", orienta Carlos.

Sebrae-Lucilene Santos