GRANDE HOMENAGEADO DA 20ª EDIÇÃO DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO, LUIZ GALVÃO JÁ ESTÁ EM JUAZEIRO

Na noite deste sábado (02) serão conhecidos os vencedores do Festival Edésio Santos da Canção que vai premiar com valores em dinheiro e troféus, as três melhores composições: melhor música local; melhor intérprete, e júri popular. 

São os seguintes os homenageados que emprestam seus nomes aos troféus da 20ª Edição do Festival Edésio Santos da Canção:

1º lugar: Troféu Luiz Galvão - 80 Anos de Poesia e Música

2º lugar: Troféu Moanilton Mesquita Lopes

3º lugar: Troféu Sargento Bispo

Melhor Música Local: Troféu Antônio Carlos (Tatau)

Melhor Intérprete: Troféu Toinho de Zé Maguin

Júri Popular: Troféu Hilton Bolão

O Festival Edésio Santos da Canção este ano homenageia os 80 anos do poeta e compositor juazeirense Luiz Galvão, figura importante no cenário musical da Bahia e do Brasil, reconhecido nacionalmente pela notoriedade de sua inspiração.

Integrando desde a década de 70 o grupo, OS NOVOS BAIANOS, com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, e Baby do Brasil, o poeta Galvão é o principal letrista da banda, que emplacou sucessos como “Preta Pretinha”; “Acabou Chorare”; “Mistério do Planeta”, entre outros que estão na memória do povo baiano e brasileiro desde os efervescentes anos 60/70. 

Luís Dias Galvão, mais conhecido como Luiz Galvão, é um poeta e músico brasileiro, nascido em 22 de outubro de 1937, natural de Juazeiro Bahia. Mudou-se para Salvador, onde conheceu Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, com os quais criou o conjunto Novos Baianos, em 1968.

O município de Juazeiro presta merecidamente esta homenagem, na vigésima edição do Festival Edésio Santos da Canção, ele que nos brindou com o melhor da Música Popular Brasileira, com poesias que falam do nosso rio, da nossa raça, da nossa cor, da nossa gente, de nós! Galvão é realmente um “Mistério do Planeta”. De Juazeiro para o mundo...

Luiz Galvão já está em Juazeiro como informa o Superintendente de Cultura e Turismo Carlos Maurício Dias (Mauriçola) pelas redes sociais “Depois de um show para mais de 5 mil pessoas em Recife, o poeta Luiz Galvão dos "Novos Baianos" está em sua terra. Foi logo ver o mestre. Logo mais na final do Festival Edésio Santos da Canção ele será o grande homenageado. 80 anos de música e poesia”.

Como já informado pelo Blog (veja aqui) as músicas que disputam a fase final do festival são:

Colorir da Gente - Yuka

Mesmo quando o céu não faz chover- Joyce Guirra

Cada um - Manuca Almeida/ Alexandre Leão

Juazeiranidade - Fatel

Perfume do Passado - João Gilberto/ Mariano Carvalho

Canto para Ogum - Junior Mota

Fios de Tempo - Joedson Sidney/ Jamison Sampaio

Quintal - Moesio Belfort/ Carlos Hiury/ Eneida Trindade

Diferentemente - Antônio Fabrício

Reflexos - Jefferson Castro

Uma canção para a lua - João Energia

Brasil dos invisíveis - Zebeto Corrêa/ Martin César

Da redação com informações da Seculte