Artigo - A demagogia dos prefeitos baianos

Por Genaldo de Melo

Nos anos recentes uma nova espécie de demagogia política vem acontecendo como se fosse a coisa mais natural do mundo. Prefeitos de cidades pequenas vem tentando, e até mesmo conseguindo convencer, de que diminuindo seus salários vão resolver os problemas econômicos das prefeituras.

É a mais nova e pura demagogia, porque diminuir salário de só uma pessoa não vai resolver problema nenhum, principalmente porque a maioria desses hipócritas tiram seus salários, elevado à potência dez ou mil, nas licitações públicas.

A imprensa tradicional trata isso, e faz propaganda como se esses renunciadores de salário fossem os melhores representantes do mundo. Tudo mentira, porque quem faz renúncia de R$ 20 mil de salário como prefeito, vai roubar R$ 2 milhões em licitações para investir em patrimônio em outra cidade.

O grande Nó Górdio disso tudo, é que quem alimenta de informações os cidadãos em sua grande maioria são pessoas e agências de propaganda, que entregam depois de volta aos prefeitos, não somente a quantia equivalente à renúncia, mas as gorduras do acordo feito para vencer as licitações.

Na Bahia, por exemplo, tem um rebanho de prefeitos safados que compram quem forma opinião para dizer que eles são exemplares renunciando seus salários, e ainda mais deseducar à população sobre diretrizes orçamentárias e a Lei de Orçamento Anual.