PREVISÃO DE CHUVA PARA A BACIA DO VELHO CHICO SÓ EM NOVEMBRO PREOCUPA O DEPUTADO ZÓ

No Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (18) o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) externou enorme preocupação com a crise hídrica no Rio São Francisco, especial com a previsão de um registro maior de chuvas na bacia somente a partir do próximo mês de novembro.

“Para sair agora desse momento crítico só resta uma alternativa: rezar. Pedir a Deus que mande chuva. Porque qualquer ação que você venha fazer neste momento, não vai repercutir agora. Nós nos juntamos aos colegas Odacy Amorim e Lucas Ramos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aos colegas das diversas assembleias nos Estados do Nordeste e ao lado dos parlamentares federais da região estamos desenvolvendo uma força tarefa no sentido de pressionar o governo federal a liberar mais recursos para revitalização do rio. Os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata já conseguiram emendas num total de R$ 900 milhões, mas a gente sabe que esta verba é insuficiente para esta demanda” expressou Zó.

Zó lembrou que recentemente a Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma audiência pública debatendo ações importantes para obter a revitalização imediata do Velho Chico. O encontro ocorreu na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Zó considera que é preciso mais do que nunca se preocupar com as feridas que fizeram ao Velho Chico ao longo dos anos. A cicatrização depende de muito investimento, planejamento, boa vontade, dedicação e respeito ao rio que já fez muito pelo Brasil.

"O rio desde a década de 80 apresenta sinais de que estava doente, precisando da nossa atenção, e de que precisava de tratamento. Tristemente até hoje nenhum presidente da República se preocupou em salvar o rio, fundamental para o país. Por isso, luto o máximo que posso para reverter essa situação lastimável, principalmente com a transposição e a situação de seca que ele enfrenta", lamentou Zó.

“O país investiu bilhões nas obras de transposição do São Francisco, mas pouco se fez para sua revitalização. O dinheiro liberado para a revitalização foi mal aplicado. Atitudes como estas, comprometem ainda mais a falta d'água” concluiu o parlamentar do PCdoB.

Da Redação Blog Geraldo José