RedeGN - PROJETO CABRAS DE LAMPIÃO: DO SERTÃO AO LITORAL EM PERNAMBUCO

PROJETO CABRAS DE LAMPIÃO: DO SERTÃO AO LITORAL EM PERNAMBUCO

Segunda e terça, dias 11 e 12 de outubro, a UNITECS-UNIDADE INTEGRADA DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS traz a Petrolina e ao Bairro João de Deus, O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO de Serra Talhada/PE. Eles estão se apresentando em várias cidades do sertão ao litoral de Pernambuco. Um projeto aprovado pelo Funcultura/FUNDARPE!

O grupo é o maior divulgador da dança original da época de atuação do bando, mantendo a autenticidade da dança criada pelos eternos bandoleiros do sertão. O grupo é formado por uma trupe de artistas sertanejos, todos da cidade de onde veio Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO. Eles reproduzem no palco a diversão dos cangaceiros, de Maria Bonita e do Capitão nos intervalos dos combates. Artisticamente falando, o grupo trouxe os cangaceiros para frente dos holofotes, das luzes e o cangaço se transformou em um show de arte, com uma nova e revolucionária roupagem, diversificando a imagem do Rei do Cangaço.

O Espetáculo conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão. Com músicas ao vivo, ao som da sanfona, triângulo e zabumba e um repertório tipicamente do cangaço, misturado com muita música popular brasileira A indumentária do grupo é bastante semelhante a dos cangaceiros. O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO representa musicalmente a saga do Rei do Cangaço, mostrada de uma forma envolvente e singular.

Em Petrolina a programação é composta por outras atividades:

Palestra Conhecendo o Cangaço

Dia 11: FACAPE: auditório 19h.: Palestra – “lampião, nem herói nem bandido. A História”, com Anildomar Wilians de Souza (Pesquisador e escritor do Cangaço).

Paralelo à palestra haverá exposição de fotografias do cangaço.

Dia 12: Bairro João de Deus.: pátio de eventos em frente a Unitecs, 19h, apresentação do grupo de xaxado cabras de lampião de Serra Talhada. O evento é gratuito.

Ascom Unitecs Foto: Fundação Cabras de Lampião