Confira dicas de proteção e acidentes com crianças

 

Crianças, principalmente as menores, passam muito tempo em casa e, por vezes, os responsáveis acreditam que esse seja o lugar mais seguro para elas. Entretanto, nesse ambiente existem muitos objetos que representam potenciais riscos de acidentes para as crianças. Para garantir a segurança de meninos em meninas em todos os cômodos da casa, confira nossas dicas.

No banheiro mantenha a tampa da privada sempre fechada, se possível lacrada com algum dispositivo de segurança, ou deixe a porta do banheiro trancada. Tranque o armário de medicamentos, vitaminas, antissépticos bucais e demais produtos que ofereçam perigo de intoxicação. Guarde utensílios afiados e aparelhos como lâminas de barbear, tesouras e secadores de cabelo fora do alcance das crianças.

Na cozinha use as bocas de trás do fogão e certifique-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro para não serem alcançados pelas crianças. Mantenha sacos plásticos, fósforos, isqueiros, álcool, objetos de vidro, cerâmica e facas fora do alcance das crianças. 

Sala: Pisos escorregadios e tapetes oferecem risco de quedas. O ideal é colocar antiderrapante nos tapetes ou retirá-los do ambiente. Use portões de segurança no topo e na base das escadas. Caso a escada seja aberta, instale redes ao longo dela.
Instale grades ou redes de proteção em janelas, sacadas e mezaninos. Substitua fios elétricos desencapados e proteja tomadas com tampas, fita isolante ou mesmo móveis.

Evite posicionar camas e qualquer outro móvel perto da janela. Eles podem ser usados para escalar. Ao escolher brinquedos, considere a idade e a habilidade da criança e busque sempre o selo do Inmetro. Evite brinquedos com pontas afiadas, como flechas, e os que produzem sons altos. Sufocações podem ser causadas por brinquedos, travesseiros e lençóis dentro do berço. As grades do berço devem ter no máximo 5 cm entre elas. Cuidado com quinas afiadas e mantenha os móveis longe de janelas e cortinas.
 

Inmetro Foto: divulgação