Militantes anti-Lula são presos com arma em Salvador

Cinco militantes anti-Lula foram detidos pela Polícia Militar da Bahia na noite desta quinta-feira (17) após um deles sacar uma arma durante chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Salvador. Adjalbas Pereira (que se identificou para a Folha como sendo policial) foi detido, segundo o major responsável pela segurança do ato. E será submetido a exame para confirmar se havia atirado para o alto no momento em que a van de Lula passava diante da calçada onde os cinco carregavam faixas em favor de intervenção militar no Brasil.

Lula chegou a Salvador às 16h30. E pegou metrô para chegar à Arena Fonte Nova. No trem, viajou na cabine. No meio do caminho, um grupo exibia faixas contra o ex-presidente. Policiais cercaram os manifestantes para que não houvesse confronto com apoiadores de Lula. Segundo os policiais, um deles sacou a arma. Pereira e Marcelo Vasconcelos (que se identificou como blogueiro) já haviam discutido com petistas horas antes, dentro da estação onde Lula era aguardado.

Diante da Arena Fonte Nova, um manifestante de apelido Jarrão também foi detido sob acusação de porte de armas. Ele e cerca de 30 manifestantes anti-Lula faziam um protesto em frente ao estádio. Diante de um boneco gigante do "pixuleko", um repetia em um carro de som que todos de vermelho eram vagabundos. O boneco foi destruído até a dentadas. (Folhapress | Fotos: Ricardo Stucker)

Wagner afirma que suspensão é coisa de quem não tem legado

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner deixou a entender que a liminar concedida pelo juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Cível, que suspendeu a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula (PT) na UFRB, em Cruz das Almas, nesta sexta-feira (18) é uma espécie de “choro de quem deixou legado”.

“Este Impedimento é carta marcada, mas não vai conseguir acabar com a festa. Pode não ter o documento oficial, mas vai ter a alegria, o abraço e a homenagem dos estudantes, professores e funcionários a ele, porque foi ele que fundou (a universidade). Nos deu este presente. Eu digo sempre que ao invés de o pessoal trabalhar para ver se consegue o mesmo reconhecimento fica empatando quem trabalhou.  A oposição precisa entrar em campo e jogar o jogo, não adianta querer ganhar na rasteira nem no tapetão, vamos pro campo, o campo eleitoral , o campo da democracia é a disputa de ideias. Quem convencer o povo é quem pode levar, quem tem trabalho prestado tem esse carinho”, afirmou Wagner. 

A liminar não altera a viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo interior baiano, conforme o ex-governador da Bahia. “A gente vai lá para Cruz das Almas fazer uma festa com juventude e vamos visitar. Se até amanhã conseguirmos derrubar (a liminar) vai ser bom, mas se não derrubar vai ter a alegria do povo e o documento será entregue depois”.

Com a suspensão, pode ser que o tiro saia pela culatra dos proponentes, pois é provável que o ex-presidente, em sua caravana reserve um tempo para participar, em outro momento, do protocolo oficial de entrega do título caso não possa agora. Ou seja, serão duas viagens do petistas pela Bahia. (Fonte:Bocão News Foto: João Ramos

Folhapress | Fotos: Ricardo Stuckert