Empresários discutem estratégias para divulgar espaço comercial

Aliar planejamento e estratégias de marketing para aumentar a visibilidade de empresas e marcas e alavancar as vendas no mercado local. Com esse objetivo empresários da Rua da 28, no Centro  de Juazeiro, deram os primeiros passos para a elaboração do plano de marketing coletivo, que visa aumentar a presença do espaço comercial no mercado e atrair mais consumidores. A ação faz parte do projeto de revitalização dos espaços comerciais, articulado pelo Sebrae em Juazeiro, e orientou  os empresários que atuam em empresas de confecções, moda adulta e infantil, acessórios, papelaria, óticas, turismo, hotéis, alimentação e farmácia.

As consultorias foram realizadas até o ultimo sábado, 20 de maio, pela especialista em varejo, Mariana Lima, na unidade do Sebrae e também nas empresas daquela rua. Essa primeira etapa foi para apresentar a importância do plano de marketing, conhecer as demandas e necessidades de cada empreendimento e apontar as primeiras ações, como a utilização das redes sociais para divulgar produtos e serviços e estreitar o relacionamento com o consumidor.

"A ideia é construir e aplicar um plano de marketing para dar visibilidade a essa área comercial, fortalecer a marca do espaço, além de prospectar e fidelizar clientes. Como as empresas estão se organizando e ainda não têm como investir em grandes campanhas de marketing, elas podem começar utilizando as mídias sociais, que são hoje um importante e eficaz canal de contato com o consumidor", ressaltou Mariana.

Ana Larissa Bernardes abriu um restaurante self service na Rua da 28 há duas semanas. A nutricionista está investindo em pratos regionais e alimentação saudável e também vai alugar o espaço para reuniões e eventos. Ana sabe da importância da divulgação para tornar a marca conhecida, atrair clientes e aumentar as vendas. "Ainda não investi em ferramentas de divulgação, as vendas são feitas in loco e também por meio de grupos no Whatsapp, mas sei que preciso dar mais atenção a essa área, pretendo começar aderindo à publicidade nas redes sociais", planeja.

O gestor do projeto de revitalização dos espaços comerciais de Juazeiro e técnico do Sebrae, Rinaldo Moraes, explica que o projeto prevê ações mais amplas na cidade, além de estratégias de marketing, serão trabalhados de forma cooperada com os empresários de áreas estratégicas de Juazeiro temas como gestão das empresas, planejamento de finanças e qualidade do atendimento. 

"O plano de marketing coletivo é um projeto piloto, que poderá ser ampliado para outros empreendedores, como os dos calçadões revitalizados, por exemplo. As empresas precisam entender as possibilidades que as mídias sociais dispõem para alavancar as vendas, melhorar a imagem local, criar campanhas e ações conjuntas. Nessa primeira etapa serão quatro oficinas de orientações. A meta é ampliar a participação dos empresários", finaliza.

Ascom/Sebrae