MOVIMENTO SOS BR-324: NÃO SAIREMOS, ESTAMOS APENAS COMEÇANDO!

Completando 48 horas de bloqueio na divisa da Bahia com o Piauí, o Movimento Popular SOS BR324 se fortalece e reafirma a resolução de liberar a passagem apenas diante de uma resposta convincente do Governo da Bahia.

Com sol escaldante, poeira, vários desconfortos e o desafio de resistir ao tempo, o grupo de manifestantes, ao invés de desanimar se fortalece com a chegada constante de novos apoios e a repercussão crescente do protesto. São muitas as doações de alimentos, água e estrutura para que o grupo resista, e durante todo o dia chegam pessoas no acampamento com palavras de apoio e incentivo. O acampamento tem disposição e mantimentos para muito tempo de resistência.  A repercussão nas redes sociais é a melhor possível, e a imprensa aos poucos começa a olhar para aquele rincão esquecido da Bahia.

A classe política da região, nos estados da Bahia e Piauí  também tem sido unânime em apoiar o movimento, e independente de partido ou orientação política, todos têm se empenhado em favor de pressionar os colegas deputados, senadores e o governo estadual baiano em busca de uma resposta aceitável. Em Remanso, os vereadores votaram uma moção de apoio ao bloqueio e também já visitaram o local do acampamento para deixar claro que estão ao lado do povo.

A BR 324 foi esquecida pelos sucessivos governos há quase 20 anos, e sem receber nenhuma manutenção encontra-se destruída e destrutiva para todos que nela circulam. O grupo alerta para o fato de que a ação de interdição é apenas uma das primeiras etapas para a batalha que pode ser longa até a resposta do Governo da Bahia. Diante do menosprezo às inúmeras tentativas de diálogo, e à pífia proposta de fazer a patrolagem da estrada, que não duraria três meses, já são discutidas várias estratégias de manifestações, interdições, atos públicos e pressão política em locais de maior visibilidade e mesmo na capital baiana, até que o Governo se posicione de modo mais consistente.  O bloqueio em definitivo da BR 324 também é uma possibilidade posta em discussão.

O Movimento tem conhecimento da histórica alegação governamental da limitação orçamentária, mas também é indiscutível que esta obra relativamente pequena nunca se concretizou por não ser prioridade dos sucessivos Governos da Bahia. O movimento tem assessoria de especialistas no assunto e possui propostas tecnicamente plausíveis para que se realize a obra, bastando que o Governador se digne em dialogar com o seu povo. Ser prioridade é ser cidadão e neste momento representa tudo para toda a região.

Espera-se que diante da iminência do processo eleitoral do ano que vem, a classe política que decide em Salvador os destinos do Estado possa se constranger diante da linguagem que compreendem, o desprezo dos eleitores com milhares de votos em risco. Enquanto isso, o povo acampado com punho em riste impede a passagem, desafia os governantes a assumirem sua responsabilidade e reafirma: Não sairemos!

Movimento SOS BR 324