31 de Marco de 1964. Revolução ou Golpe?

A História é contada por seus vencedores ou pelo plantonista no Poder? Salve 31/03 ou maldito dia? Há golpes e golpes. De diversas cores e ideologias. A verdade, às vezes, está no meio e não nos lados.

Acerca do pretendido golpe vermelho ou a apregoada "Revolução verde-oliva", há  exageros dos dois lados. De um temos uma esquerda, com algumas atividades criminosas justificada pela luta pela Liberdade (SIC), mas em boa parte execrável, corrompida, antivalores familiares e anti-igrejas. Mais conceitual que factual. 

E de outro o que se registra é uma direita igualmente perversa, corrupta e opressora a qual, em inúmeros momentos dizendo defender a Democracia, torturou e matou sim gente inocente. Há culpados e vítimas dos dois lados. Só um olhar imparcial verá isso.

A verdade é que violência só gerará mais violência. Uma coisa é usar a força, dentro da Lei, outra bem diferente é fazer apologia da violência e celebrar a morte como forma de contê -la. É ingênuo ver assim.

Enfim, ou a Sociedade dialoga e investe em boa Educação e Políticas de inclusão e ascensão social sérias - com respeito e tolerância com as diferenças e sem que precise abrir mão de suas crenças ou dos seus princípios e valores, apenas construindo uma convivência pacífica - ou não haverá esperança alguma de que os atuais conflitos desapareçam. Decretos não mudam pessoas e nem realidades de exclusão. Atitudes sim! É tempo de Diálogo e Acão.  

Atenciosamente, 

Teobaldo Pedro de Jesus, Pastor, teólogo, educador, radialista e psicanalista.