ESPAÇO DO LEITOR: TAXA DO LIXO NA CONTA DE ÁGUA. DE QUEM É A CULPA?

Nos últimos dias estamos observando um reboliço na nossa cidade sobre uma taxa TCL que o SAAE começou a cobrar na conta de água, segundo a prefeitura e ETC e tal esta é uma nova atribuição do SAAE, e este "seria" o responsável por tal serviço que é o de coletar e dar os destinos finais aos resíduos sólidos na nossa cidade.

Alguns cidadãos questionando sobre a tal taxa, que pagava a mesma embutida no IPTU e que a mesma ao que se parece se torna mais cara a partir deste momento em que o SAAE - (torno a reforçar, pela ideia central da lei deveria ser o responsável por executar tal serviço, mais adiante darei uma opinião a este respeito) começa a cobrar a TCL mensalmente, pois no IPTU pago anualmente ficaria em torno de 50,00 por ano e na forma que embutiram na conta de água o cidadão pagará cerca de 3 vezes mais do que pagaria anteriormente a mesma TCL, mas...

O que não dar para entender é: os mesmos cidadãos que estão cobrando uma resposta do poder público municipal não é realmente o principal culpado de esta taxa estar sendo cobrada mensalmente em sua fatura de água? Por que vem esta pergunta, por que os próprios cidadãos eleitores que estão a reivindicar votaram nos vereadores que foram reeleitos, bem como no prefeito reeleito na gestão passada, então se votaram para que estes vereadores permanecessem na câmara e o prefeito na prefeitura não tem por que está inconformado com a tal cobrança mensalmente.

Ultimamente só estamos vendo políticos que são contra a população, e imagino que se nós (povo, cidadão, eleitores) começar a mudar as peças que compõe as câmaras, as assembleias e senado, poderíamos ver uma mudança na postura política do Brasil, mas enquanto estiver as mesmas peças legislando nada de novo aparecerá à nossa vista.

Em relação a nova atribuição do SAAE é interessante frisar que esta nova atribuição nada mais é que do um meio legal de arrecadar mais dinheiro para suprir a necessidade da secretaria de serviços públicos, pois as matérias que vemos principalmente aqui no seu blog é: A SESP em parceria com o SAAE, ou o SAAE em parceria com a SESP..., e ainda mencionam o número 3612-3574 como telefone de contato para remoção de lixo, entulhos e etc, sendo que este é o número da SESP e não do SAAE, mas ora não seria este serviço uma atribuição do SAAE? Fica aí a pergunta para alguém responder.

Ezequiel Felipe