RedeGN - Campanha para doação de sangue acontece em Casa Nova

Campanha para doação de sangue acontece em Casa Nova

A prefeitura municipal de Casa Nova, em parceria com a Igreja Adventista do 7º Dia realiza campanha para doção de sangue no município, no próximo sábado (18). A ação faz parte do Projeto Vida por Vidas, idealizado em 2005 e premiada em 2006 pela Organização Mundial de Saúde e já ajudou a levantar mais de 300 mil doadores de sangue em oito países sul-americanos. É uma iniciativa dos adventistas do sétimo dia com apoio dos hemocentros de todas as regiões brasileiras, órgãos governamentais e sociedade civil organizada.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Solon Xavier, a doação de sangue é segura e não demora mais de 1/2 hora. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. “A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte”, esclarece o secretário alertando que segundo dados do Ministério de Saúde o Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue.

O diretor da Igreja Adventista em Casa Nova, José Marcos Ribeiro, explica que para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é levado até um profissional que irá verificar seu peso, batimentos cardíacos e pressão arterial. Depois é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física.

Asccom - Foto: GOOGLE