Escolas estaduais participarão da virada educacional #TransformaÊ

As es­colas es­ta­duais irão pro­mover, no dia 6 de de­zembro, 12 horas se­guidas de ati­vi­dades para in­te­grar as es­colas, as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade local. Trata-se do “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”, que será re­a­li­zado si­mul­ta­ne­a­mente nas es­colas da ca­pital e do in­te­rior. Através da ini­ci­a­tiva da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado serão re­a­li­zadas ati­vi­dades como ofi­cinas, de­bates, exi­bição de filmes, in­ter­ven­ções so­ciais, re­vi­ta­li­zação de es­paços, ex­po­si­ções ar­tís­ticas, jogos edu­ca­tivos e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais.

As es­colas es­ta­duais já estão sendo mo­bi­li­zadas e se pre­pa­rando para a ati­vi­dade que pos­si­bi­li­tará a troca de ex­pe­ri­ên­cias, a apre­sen­tação de pro­jetos de arte, es­porte, cul­tura, ci­ência, ino­vação e em­pre­en­de­do­rismo que são de­sen­vol­vidos du­rante o ano le­tivo 2016, pro­mo­vendo o pro­ta­go­nismo es­tu­dantil. Além disso, o #Trans­formaÊ irá opor­tu­nizar dis­cus­sões sobre po­ten­ci­a­li­dades e metas para o Ano Le­tivo de 2017. Todas as ações têm como foco a va­lo­ri­zação da es­cola pú­blica e uma das pers­pec­tivas é a de que o evento também for­ta­leça, nos es­tu­dantes, o sen­ti­mento de per­ten­ci­mento da es­cola pú­blica como um bem de todos, fa­zendo com que con­tri­buam com a pre­ser­vação do pa­trimônio pú­blico.

Con­curso cul­tural – Como des­do­bra­mento da ini­ci­a­tiva, em de­zembro será lan­çado o Con­curso Cul­tural “#Trans­formaÊ: eu vivi”. Para par­ti­cipar, os es­tu­dantes de­verão en­viar uma fo­to­grafia re­gis­trada du­rante a Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia e que re­pre­sente o #Trans­formaÊ. Será es­co­lhida uma fo­to­grafia por cada um dos 27 Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade para compor o “Livro da Vi­rada”. A Co­missão de se­leção será com­posta por mem­bros da Se­cre­taria da Edu­cação e ou­tras Se­cre­ta­rias.

Outra ação im­por­tante é a ela­bo­ração de uma Carta Aberta pelas uni­dades es­co­lares. Ali­nhados ao plano de ação dos/as lí­deres de classe e ao plano de gestão, a co­mu­ni­dade es­colar de­verá ela­borar uma Carta Aberta com prin­cí­pios e metas a serem atin­gidas du­rante todo o ano le­tivo de 2017. For­mação de Grê­mios Es­tu­dantis, di­fusão da cul­tura local e au­mento da taxa de ma­trí­cula, servem como exem­plos de de­sa­fios a serem con­cre­ti­zados.

Pro­gra­mação - No NRE 10, muitas unidades escolares vão fazer parte desta iniciativa, uma delas é o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro, que já está cuidando dos últimos detalhes para proporcionar um evento de muita qualidade para todos que participarem desta experiência.

Secom Bahia