Kátia Alves comemora sanção de projeto que obriga instalação de dispositivos contra explosões em caixas eletrônicos

Vereadora em Salvador Kátia Alves comemorou a publicação, no Diário Oficial do Município de terça (01), da sanção do prefeito ACM Neto ao projeto de lei que torna obrigatória a implantação de dispositivos de segurança nos caixas eletrônicos, com o objetivo de impedir ou retardar a aplicação de explosivos nos terminais de autoatendimento bancário de Salvador. "Com essa atitude, o prefeito, diferente do governador Rui Costa, sinaliza claramente que está empenhado em apoiar iniciativas que ajudem a combater a galopante criminalidade na cidade", afirmou a edil, autora da proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara, em junho deste ano.

De acordo com Kátia Alves, a medida irá reduzir sensivelmente a incidência dessa modalidade criminosa, que vem causando pânico à população, sobretudo na capital baiana. "Essa é uma resposta do Poder Público à sociedade, cansada de conviver com a violência, cada vez mais acentuada nos governos petistas, que transformaram nosso estado no mais violento do país, conforme apontou a recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública", criticou a vereadora, lembrando que, em 2016, foram registrados 78 ataques a bancos na Bahia, com 46 explosões e oito tentativas de detonação de caixas eletrônicos.

Lei - Sancionada, a Lei 9.179/2016 estabelece que todos os equipamentos de autoatendimento bancário de Salvador deverão contar com os dispositivos de proteção, sendo 20% deles implantados em até 90 dias. A contar da data de publicação da nova legislação, dentro de 30 dias, todo terminal eletrônico somente poderá ser instalado na capital baiana com o dispositivo de segurança que retarde ou impeça a aplicação de explosivos.

Experiência positiva - No final do ano passado, a vereadora Kátia Alves convidou o ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente da Silva Filho, para falar sobre a diminuição dos assaltos a bancos com explosivos após a instalação de dispositivos de segurança nos caixas eletrônicos de uma instituição bancária que atua no país. Considerado um dos maiores especialistas sobre o assunto no Brasil, o coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo, na ocasião, expôs aos profissionais de segurança e bancários soteropolitanos os resultados positivos alcançados com a adoção dessa medida.

Ascom Vereadora Kátia Alves