Operação de Fiscalização do INEMA apreende pássaros silvestres em Juazeiro

Nesta segunda-feira (17) uma operação de fiscalização realizada pelo INEMA - Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apreendeu no bairro Pedra do Lord, setenta e cinco animais do grupo passeriformes, nativos da região, dentre eles, as seguintes espécies: cardeal, azulão, sabiá, coleira, papa-capim, canários, caboclinho, curió, pássaro preto, trinca-ferro, bigode e outros.

Todos os animais estavam sendo criados em gaiolas, em regime de confinamento, o que caracteriza maus tratos, segundo a Lei Federal de crimes ambientais n° 9.605-98 e, de acordo com a Lei Estadual n° 10.431-06, que considera infração grave a criação em cativeiro, sem a devida autorização, seus responsáveis foram penalizados com Auto de Infração de Apreensão e de Multa, variando de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por animal.

Os fiscais do INEMA chegaram aos criadores, através de denúncia feita na Unidade Regional de Juazeiro (tel. 3611-0198), localizada no Bairro Tancredo Neves. Após constatação da denúncia, em apenas, uma residência do referido bairro, foram apreendidos mais de setenta animais e verificado que os responsáveis pelas criações, fazem isso com o intuito de comercializar.

Os animais apreendidos foram destinados, de acordo com os rigores da lei, para soltura em ambiente natural ou entregues em instituição de reabilitação, a exemplo do CEMA-FAUNA/UNIVASF ou CETAS.

Ascom/Inema