RedeGN - Escola Nota 10: “Já cheguei até aqui e vou continuar”, diz estudante do Projovem Urbano aprovada no IF Sertão-PE

Escola Nota 10: “Já cheguei até aqui e vou continuar”, diz estudante do Projovem Urbano aprovada no IF Sertão-PE

Renata Munike (20) e Pedro Henrique (19) são jovens com muito em comum. Ambos desistiram de estudar muito cedo, ela no 7° e ele no 8º ano. Entretanto, há 18 meses eles começaram uma jornada para concluir o Ensino Fundamental II. Foi por meio do programa Projovem Urbano de Juazeiro (BA) que, na semana passada, eles concluíram essa etapa. As coincidências não param por aí, nesta semana, os dois começam o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

As provas de seleção foram realizadas no mês passado. Renata foi aprovada para o ensino médio técnico em Edificações. Ela conta que está ansiosa para começar as aulas e nem pensa mais em parar de estudar. “O Projovem foi fundamental na minha vida, pois tive muito incentivo dos professores. Agora estou cada vez mais perto de concluir os estudos, já cheguei até aqui e vou continuar”, afirma a estudante.

Pedro Henrique foi aprovado para o ensino médio técnico em Eletrotécnica. O rapaz ambiciona ainda concluir o ensino médio e ingressar na universidade. “Pretendo fazer Engenharia Agrônoma ou Elétrica, para dar continuidade ao que vou aprender no curso técnico e conseguir um bom emprego”, explica.

De acordo com a coordenadora geral do Projovem Urbano, Maria Melo, 70 alunos se formaram no Ensino Fundamental II no dia 28 de setembro. “Recebemos alunos de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever, para concluir essa fase. É gratificante poder proporcionar isso a eles e perceber que o nosso incentivo contribuiu para suas conquistas”, diz satisfeita.