Estudante da Univasf é premiada na Jornada de Iniciação Científica da Facepe

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento, muitos estudantes vêm nessa oportunidade uma forma de se tornar pesquisadores. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) investe em IC e muitos estudantes da instituição recebem prêmios pelas pesquisas. É o caso da aluna de Ciências Farmacêuticas, Victória Laysna dos Anjos Santos que foi premiada na 20ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).


A Jornada de IC da Facepe foi realizada entre os dias 13 e 17 de julho, em Recife (PE), com o tema “Saúde no século XXI: Avanços e Desafios em Pernambuco” e contou com a participação de diversos estudantes de todo o estado de Pernambuco. A estudante Victória Laysna ganhou o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista na categoria Ciências Exatas, com o trabalho orientado pela professora do colegiado de Ciências Farmacêuticas, Cleônia Araujo. A pesquisa é intitulada “Semissíntese De 1,4 – Naftalenodiona, 1 – (Hidrazona) Com Potencial Antitumoral”. 

A orientadora reforça a importância da Univasf investir em pesquisa, mesmo sendo uma universidade nova. “Conquistar um prêmio desse mostra o potencial da Univasf de competir em igualdade com universidades tradicionais, como as da capital de Pernambuco”, observa Cleônia Araujo.

A professora Cleônia aponta a disposição da aluna Victória Laysna. “A sintetização de compostos é um trabalho é muito difícil, mas a estudante Victória conseguiu superar as dificuldades”. A pesquisa faz parte do grupo de química aplicada à Farmácia com menos de cinco anos. Em 2014, a aluna Delis Galvão recebeu o mesmo prêmio. “São dois trabalhos de relevância cientifica, mostrando o potencial do grupo de pesquisa”, aponta. 

ASCOM