ARTISTA PLÁSTICO DE JUAZEIRO NAS OLÍMPIADAS

O artista plástico Alex Moreira, estará representando a cidade de Juazeiro-BA e todo Vale do São Francisco ao participar de exposição artística que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, com a escultura CARRANCA QUEIMADA, durante a realização dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

A obra de arte: Carranca Queimada foi selecionada na II Mostra Rio Esculturas Monumentais, concorrendo com artistas de todo país, e até mesmo do exterior. Quando teve dentre tantas obras inscritas, 27 obras elegidas. A escultura Carranca Queimada mede 4 metros, e pesa quase 500 quilos, a mesma estará exposta na cidade do Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos Olímpicos 2016, na Praça Paris. A exposição acontecerá de 24 de julho a 25 de setembro.

Alex é criador da técnica em escultura batizada pelo mesmo de “Carranca Queimada”, obra que traz a carranca, símbolo folclórico cultural do Rio São Francisco em uma nova roupagem (o carvão), configurando uma analogia, traduzida assim por Alex, como um novo guardião das águas do Velho Chico. A Carranca, nessa nova perspectiva, vem não mais para espantar as lendas ribeirinhas, mas sim, para afugentar a ingratidão, os maus tratos e do descaso para com o Rio São Francisco, quando se faz representar na poluição, no assoreamento e no desmatamento da sua mata ciliar.

Alex Moreira é natural da cidade de Presidente Dutra-BA, radicado em Juazeiro-Ba, onde reside há quatro anos, é graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2009; Idealizador do projeto Abertura Cultural selecionado no Edital Agitação Cultura 2015; Desde 2015 atua como professor de gravura no curso de artes visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Em 2013, participou do Salão de Artes Visuais da Bahia com a Obra “Planta de Arte”; em 2014, tornou-se membro do colegiado de artes visuais pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no mesmo ano participou do Salão de Artes Visuais da Bahia com a Obra “Lei 12.365” na cidade de Camaçari-BA; foi também premiado em 2012 com a obra “Frente e Verso” no Salão de Artes Visuais da Bahia.

Alex Moreira montando a escultura: “Carranca Queimada”