Charles Leão discute políticas para Juventude para elaboração do Plano de Governo Participativo

O Primeiro Encontro para debater "Política para e com a Juventude – PPS Ouvindo Você", realizada pelo Partido Popular Socialista (PPS) em Juazeiro, nesta terça-feira (12), no auditório do Rio Center Hotel, contou com a presença de 30 jovens que se dispuseram a dialogar sobre questões referentes ao universo juvenil e sua complexidade. O Evento faz parte da agenda do pré-candidato a prefeito de Juazeiro, Delegado Charles Leão, que tem realizado círculos de debates e avaliações para a elaboração do seu Plano de Governo Participativo, apontando as demandas prioritárias de cada segmento da sociedade. 

Charles Leão conduziu a dinâmica com os jovens, explanando sobre sua chegada à Juazeiro, as ações realizações na cidade quando Delegado Regional e Coordenador da 17 Coordenadoria de Polícia do Interior, e a relação que estabeleceu com o povo de Juazeiro no período que residiu na cidade. Leão lembra que a temática juventude reflete a uma série de análises e questionamentos, e nada mais engrandecedor do que ouvir os jovens, saber como pensam e o que desejam para nossa cidade, e tentar elucidar tantos questionamentos.

"Precisamos ofertar uma rede de proteção para a classe jovem da nossa cidade, como diversão, cultura e um ambiente sadio. Precisamos governar para todos e realizar ações eficientes, pensando nas pessoas. Muitos jovens reclamam de  um espaço apropriado para frequentar, como uma praça que deveria ser um espaço de lazer e esporte e depois de 8 anos ainda não saiu do papel. São vários questionamentos que tivemos aqui e sei que com políticas públicas sérias e gestão eficiente podem ser realizadas", ressaltou Charles.

Os jovens debateram estratégias de fortalecimento de políticas para a juventude e democratização da participação do jovem no processo político da cidade. 

Preocupada com a segurança,  a estudante de Ciências Contábeis Camilla Santos, de 17 anos,  ressaltou que esta é uma grande oportunidade para discutir política e colaborar no processo governamental para a cidade, com participação popular. 

"Vivemos com medo pela falta de segurança na cidade. Saímos e não sabemos se vamos voltar com nosso celular ou nossa bolsa. Muitos louvável a oportunidade de poder falar sobre nossos desejos, o que pensamos e o como desejamos que nossa cidade siga nos próximos anos. Tudo passa pela política,  desde a segurança a educação,  e os jovens precisam ser inseridos nesse processo, e hoje falamos para Charles Leão como vemos a cidade e o que precisa ser feito. Quermos ser ouvidos e saber o rumo que nossa cidade vai tomar", disse Camilla.

Para o estudante Caio Nascimento, o ponto de partida para o desenvolvimento cidade é melhorar a infraestrutura, e que a gestão pública proporcione mais espaços públicos de lazer para o cidadão. 

"Acho que o ideal é aproveitar os recursos  próprios e investir na cidade, com espaços bem cuidados,  uma cidade bonita e atrativa para os turistas. Muitos saem de Juazeiro para Petrolina, pois encontram lá mais diversão do que aqui. O PIB daqui é superior, mas nossa cidade não recebeu o cuidado que merece. O gestor precisa voltar a atenção para a infraestrutura de Juazeiro e assim podemos avançar no desenvolvimento", ressaltou o estudante.    

Por fim, Charles Leão agradeceu o momentos de debate com a juventude e ressaltou que é necessário reconhecer o  jovem como protagonista no processo de construção de uma sociedade justa, através de criação de políticas públicas eficientes e principalmente garantindo direitos básicos, como saúde, segurança e educação.

 "A participação desses jovens foi enriquecedora para a elaboração do nosso plano de governo, pois  precisamos ouvir o povo e governar para o povo. É fundamental a participação da  juventude nesse processo de construção de uma nova gestão,  que o pilar é o povo.  Saio daqui feliz sabendo que nossos jovens  sabem os problemas das cidades,  e sabem também o que é preciso fazer para melhorar a qualidade de vida da comunidade", finalizou.

Ascom/Charles Leão