Saiu no Política Livre que o comando da campanha à reeleição de Jaques Wagner (PT) acredita que a participação de Lula no comício que ele promove nesta quinta-feira à noite em Salvador vai definitivamente colocar o peemedebista Geddel Vieira Lima, que divide com o governador a condição de aliado do presidente na Bahia, na situação de “candidato segunda classe” do governismo no Estado.
A estratégia para fortalecer a idéia de que Wagner é o único candidato de Lula na Bahia, deixando Geddel de “escanteio”, como assinala uma fonte ligada ao governador, já havia sido iniciada pelos petistas com o depoimento exclusivo de apoio do presidente à reeleição do governador no primeiro programa do horário eleitoral do candidato, na semana passada.
Entre outras declarações, Lula disse que Wagner foi um dos seus melhores ministros e é hoje o melhor governador do PT no país. Num contra-ataque ao programa de Wagner, o marketing político de Geddel colocou no ar uma inserção publicitária na qual é dito que o presidente Lula tem dois aliados no Estado, mas Geddel é o que mais fez pela Bahia.
Em seguida, a campanha de Wagner responderia, também em inserção, com Lula declarando apoio explícito a Wagner. “Desde o início sabíamos que Geddel tentaria usar sua condição de ex-ministro e aliado da presidenciável Dilma Roussef para tentar confundir o eleitorado e beneficiar-se da onda vermelha. Não podíamos assistir a isso passivos”, disse a mesma fonte.
Ele complementa que a intenção do PT é deixar claro que Lula não tem dúvidas sobre quem é melhor candidato na Bahia e, ao mesmo tempo, diminuir ao máximo o ruído que a campanha de Geddel, ao associar-se ao presidente, causa no eleitorado. Por este motivo, a participação de Lula no comício foi considerada essencial à estratégia.
“Com o comício, a partir de agora, quem tinha alguma dúvida, terá a certeza sobre de que lado o presidente está”, completa, observando que, até o momento do fechamento da vinda do presidente, o convite foi tratado com o máximo de cuidado e, inclusive, sigilo, para evitar que o candidato do PMDB protestasse junto ao seu partido, criando obstáculos à estratégia.
9 comentários
23 de Aug / 2010 às 18h28
caro Geraldo. Essa gente que faz política pensa que o povo é bobo. está mais do que claro, e justo, justíssimo, que Lula caminhará com Wagner. Os dois eram sindicalistas juntos,sonharam juntos a possibilidade de governarem o Brasil e a Bahia e o fizeram de forma competente.Gedel é o velho político das elites, que teima em sobreviver. Deus e o povo baiano não permitirão. SARAVÁ.
23 de Aug / 2010 às 21h02
Lula ta é cego com esse governador dele pergunto o que foi que o governador vagne fez pela hoje chamada territorio do saio francisco e em juazeiro diga ai uma obra do governador.O hspital foi so conclusao e talves se nao tivesse iniciado ele nao tinha construido se o povo do pt acha que o governador dele nao presisa mais de voto porque ja ta eleito e se lula tambem pensar assim vou mudar mneu voto que voto em dilma mais se for assim vou votal no serra ou na marina lula tem que puxar a orelha desse vagne e acordar ele para ele ver juazeiro
23 de Aug / 2010 às 21h40
Meus Amigos é claro estar muito claro que eles estão começando a temer geddel o homem cada dia fica mais forte negoço de pesquisa si fosse assim paulo souto era pra ta até hoje ai nu governo . A verdade Que Geddel ta chegando e vamos chegar por uma bahia melhor o que ele fez como ministro pela bahia vai fazer muito mais como governador .. Vamos geddel 15 Tô com você
23 de Aug / 2010 às 22h37
caro marcelo, saiba que as obras do saneamento basico realizado na cidade de juazeiro na gestão de misael, só foi possível graças a contra partida do governo do estado pois a prefeitura era tão quebrada que não tinha condição de dar essa contra partida, venha em curaçá e veja o verdadeiro canteiro de obras que cidade se tornou, o nosso municipio vem recebendo investimentos desde do ultimo prefeito, coisa que paulo souto nunca fez, porque o prefeito não era de seu grupo,venha aqui, já no caminho vc vai ver que pista o nosso governador estar fazendo a nossa ba 110 estar parecendo a br 407, venha conhecer a escola que o wagner fez aqui, venha conhecer o ponto cidadão, venha ver as estradas vicinais que o derba vem recuperando por aqui venha ver as escolas do estado todas equipadas, venha ver o carro novo da policia, venha ver o calçamento que wagner tá fazendo, por isso eu digo agora tem tem tem.e tem muito mais ta vindo uma fabrica viu?
24 de Aug / 2010 às 08h08
Pernambuco cresce a olhos vistos e a Bahia pagando pela vagareza do governador!!!
24 de Aug / 2010 às 08h28
Gedel Forte ? Diga-me onde, só não é na pesquisa com 8%. E mais uma vez eu proponho, vamos comparar os 8 anos de (des)governo Paulo Souto com os 3 anos de Wagner? Democatas, volto a afirmar, se vocês tivessem feito um bom governo não estariam em processo de extinção. Juazeiro melhorou e muito com Wagner, e vai melhorar mais após sua reeleição para alegria de muitos e desesperos de uma minoria que insisite em não querer enxergar.
24 de Aug / 2010 às 09h57
To Com Geddel!
Lula fez muito!
Mas Wagner nada fez pela Bahia!
Principalmente por Juazeiro!
24 de Aug / 2010 às 10h12
Geddel ta incomodando. Wagner usa Lula, por que sabe que esta com o governo perdido e tenta neutralizar geddel. Nao tem jeito, geddel vai superar e derrotar wagarezza.
24 de Aug / 2010 às 16h14
Para a galera que já viu que com Paulo Souto não irão para canto nenhum, estão tentando com Gedel. Nada mais natural, visto que são da mesma escola Carlista... Wagner sim, arrogância e prepotência jamais.. Wagner no primeiro turno.. A próxima pesquisa dirá...