Empresários aprimoram gestão de padarias e confeitarias em Juazeiro

Empresários de panificadoras e confeitarias de Juazeiro estão sendo capacitados para melhorar gestão e finanças, aumentar produtividade e inovar em serviços. Catorze empresas do segmento serão beneficiadas pelas ações do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan), uma parceria do Instituto Tecnológico de Processos e Competitividade (ITPC) e Sebrae Nacional. Até esta quarta-feira, 15, os empresários participam da segunda etapa da capacitação, que inclui orientações em grupo, na sala de treinamento do Sebrae Juazeiro, e consultorias individuais na empresa sobre desenvolvimento de equipes.

A panificadora Rosilene Passos está há 14 anos no mercado e mesmo com uma clientela fidelizada aderiu ao programa em busca de conhecimento e inovação para aplicar na empresa. "Já participamos da etapa de reorganização das finanças e agora estamos focados na gestão de equipes de trabalho. O Propan era muito aguardado pelos empresários e o processo está sendo positivo", contou a empresária. "Planejo expandir o negócio conquistando novos clientes, para isso vou investir na organização do espaço físico, produção e diversificação dos produtos oferecidos às vendas", completou.

Em Juazeiro, as atividades do programa seguem até o mês de setembro e vai capacitar cerca de cem pessoas entre panificadores e funcionários das empresas. No total serão seis módulos com informações e orientações que visam aperfeiçoar a administração dos empreendimentos, abordando formas eficientes de eliminar desperdícios, padronizar os processos produtivos, qualidade do atendimento, gestão de pessoas e otimização de vendas.

O técnico do Sebrae, Rinaldo Moraes, explicou que o programa vai desenvolver um trabalho para melhorar o desempenho das empresas do setor na cidade, elevando os níveis de gestão, desde a produção ao balcão de venda, além de posicionamento estrategicamente a marca da empresa perante o mercado. "O Propan atua junto às empresas oferecendo treinamentos e consultorias, estabelecendo metas a serem cumpridas a médio e longo prazo. O objetivo é fazer com que as panificadoras e confeitarias conquistem novos consumidores, fidelizem os que já possuem e aumentem os lucros e competitividade de toda cadeia produtiva do trigo", destacou.

A terceira etapa do programa será realizada de 4 a 14 de julho e vai tratar da eliminação do desperdício na panificação, abordando higiene e limpeza e padronização de serviços da indústria, segundo normas da Vigilância Sanitária.

Desempenho Empresarial

Paralelo às ações do Propan, os empresários também são atendidos pelo Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE), um novo modelo de abordagem e acompanhamento coletivo para empresas atendidas pelo Sebrae, que realiza o diagnóstico de demandas e necessidades de pequenos negócios, apresentando soluções para os problemas constatados. "A ferramenta disponibiliza ações para identificar e medir os aspectos críticos do negócio e acompanha os indicadores de desempenho empresarial, inserindo medidas e planos de melhorias", finalizou Moraes.

Lucilene Santos Agência Sebrae de Notícias Bahia