JUAZEIRO: AGENTES CULTURAIS ESTÃO MOBILIZADOS PARA REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA

Agentes culturais, artistas e dirigentes do setor estão mobilizados para participar, nesta quinta-feira, 16, da Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura. O evento será em Juazeiro, no centro de Cultura João Gilberto, e tem como pauta, dentre outros assuntos, o fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura.

À frente da mobilização está o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, que divulgou o encontro nos territórios de identidade cultural do Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Itaparica, Semiárido Nordeste II e Piemonte da Diamantina. “Nosso público-alvo é sempre a sociedade civil. Queremos disseminar a importância do fortalecimento da gestão da Cultura e, para isso, queremos manter o diálogo com fazedores da cultura”, ponderou Ribeiro.

Entre os dias 07 e 10 de junho, o presidente percorreu cerca de 600 quilômetros nas principais cidades da região. No território do Sertão do São Francisco, agentes culturais de sete das dez cidades confirmaram presença após reuniões e entrevistas nas rádios. Um grupo cultural de Casa Nova prepara uma apresentação especial para o evento. O trabalho de mobilização foi acompanhado pelo representante territorial Alan Alves, que espera participação ativa dos agentes culturais na Sessão Plenária.

Alves acredita que o encontro marcará o fortalecimento do diálogo participativo com os gestores e agentes culturais da região no contexto de dificuldades enfrentado pelo segmento. “É preciso lutar contra o cenário conturbado no qual se encontra a Cultura do Brasil. Nesse momento de crise, o setor cultural deve enfatizar a sua relevância para o desenvolvimento do estado e do país”, escreveu.

Tarde passada (15), Márcio Ângelo, na companhia de Elder Ferrari, presidente do Conselho Municipal de Cultura estiveram na Transrio FM convidando a sociedade juazeirense a participar do evento nesta quinta-feira no Centro de Cultura João Gilberto.

PROGRAMAÇÃO – A Sessão Plenária acontece em dois turnos. Pela manhã, a partir das 9 horas, o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC), ministrará a palestra “Políticas culturais em tempo de exceção: o que muda após a ruptura democrática”. No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia. 

Da redação com informações do Conselho Estadual de Cultura