"Velho Chico" não é um "boato ribeirinho" - por quê?

 
Respeito e gosto muito do Tim Rescala, responsável pela trilha sonora da novela "Velho Chico" - puro anacronismo cromático, este delírio de ficção juramentada da "Vênus platinada" de "amores roubados" e outros furtos.
 
"Velho Chico" não é uma novela baseada em nada é uma "novela". Não tem Dias Gomes nem Jorge Amado na parada.
 
O coronel de Antonio Fagundes é o pior persona, mistura o "mágico de oz" com o espantalho e o "Visconde de Sabugosa" de Monteiro Lobato no sítio de  dona  Anunciação - uma luz!
 
O rio Paraguaçu   tá bem na fita e até aquela ponte Cachoeira-São Felix andou unindo Juazeiro-Petrolina, banidas do imaginário de Benedito Ruy Barbosa que esta fora do roteiro agora.
 
São Francisco do Conde é o "Velho Chico" do "Recôncavo"  que pode ser "reconvexo"?
 
Tim Rescala é moderno, de vanguarda, não sei se daquela dos tempos do Teatro "lira paulistana" de Arrigo Barnabé, tempos de quando cheguei para morar em "Sampa" . Tim colocou Caetano Veloso, Tom zé , Tiê, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Ednardo, Janeci..muito boa esta trilha sonora,  mas, mas, porém, o pólen levado por algum besouro mangagá aqui das verdadeiras margens, não fez brotar nenhuma "flor de maracujá" entre mangas e uvas desta quase novela "tropicália", parecendo mais os parangolés de Hélio Oiticica, ou uma pintura do baiano Luiz Jasmim.
 
O besouro não levou o "boato ribeirinho" de Wilson Duarte, Nilton e Wilson Freitas aos ouvidos do Tim - ou levou? Se levou não "zumbiu" e eu derramo meu lamento na correnteza pra não virar um "remanso"...  águas passadas podem mover moinhos lá na frente...
 
E onde fica aquele cabaré da novela? - Fecharam o "chalako" aqui, o "shangrilá" tembém..quero o endereço, tenho amigos na "baia de todos os santos".
 
Não sou crítico de nada, às vezes - surto!
 
Maurício Dias Cordeiro - compositor
 

Corpo da mensagem