O ESPETÁCULO “SONHOS DO PALHAÇO NUNECO" PARTICIPA DO PROJETO “A VOLTA PELO CHICO”

O espetáculo “Sonhos do Palhaço Nuneco", participa do projeto “A Volta pelo Chico”, realizado pela Cartola Produções. Esse espetáculo participou do "Terceiro Encontro Mundial de Palhaços" que ocorreu em 2015, na cidade de Fafe em Portugal, e de alguns outros festivais do estado, como o "Haverá Teatro?" em Vitória de Santo Antão e o "Todos Verão Teatro", em Recife.

O espetáculo "Sonhos do Palhaço Nuneco", busca através dos mecanismos repetitivos de um palhaço, nas idas e vidas de uma viajem no sonho, trazer à tona a experiência amorosa de Nuneco, um palhaço que ao encontrar o seu amor percorre um caminho de sonhos, onde ele descobre que a sua bailarina simplesmente sumiu. Ao descobrir a existência desse amor, ele parte em busca desse sonho de reencontrá-la e viver a imaginação criada a partir do palhaço.

O espetáculo já realizou temporada no teatro do SESC Caruaru e apresentações em várias escolas da cidade e vem completando agora mais de cinquenta apresentações. A co-direção do espetáculo foi feita pelo igarassuano Eduardo Machado, Meste em Artes Cênicas pela UFBA, e o texto (roteiro) e direção é do ator Rafael Amancio. "Procuramos através do palhaço tradicional homenagear o picadeiro, o que para nós é algo muito forte e merece cuidado, e Nuneco surgiu desse sonho por algo melhor, pelo amor", ressalta Eduardo Machado. Com música e em tom desastrado, o palhaço leva o público para uma viagem, onde o amor surge e o conduz. A trama se passa num picadeiro singelo e vivo. O público será tocado pela narrativa poética.

Os experimentos e todos os exercícios para construção do espetáculo foram baseados nos experimentos exercitados pelo palhaço. Elementos estes que foram adaptados numa dramaturgia própria e de narrativa poética do sonho do próprio palhaço. Por isso o autor é o próprio ator deste espetáculo, tornando-se elemento da história. Os elementos materiais utilizados e a própria cenografia se conectam com o tempo e espaço onde está o universo do palhaço, fazendo com que o público esqueça a simbologia e se apegue a denotações neutras existentes nos elementos. "Mesmo com toda experiência que um ator possa ter, o palhaço surge como um grande desafio. É difícil, mas é de grande prazer conseguir o sorriso e emoção das pessoas" diz Rafael Amâncio. O palhaço através do sorriso, se volta para o seu semelhante e torna aquele momento um sonho real, as brincadeiras, o imaginário, tudo se apresenta ali no pontinho vermelho do seu nariz considerado a menor máscara do teatro, e desde o momento em que se apresenta, busca com toda vontade ser verdadeiro, ingênuo e descontraído. A peça visa auxiliar a descoberta do palhaço interior de cada pessoa a partir dos seus mecanismos clawnescos.

O espetáculo trabalha a linguagem e a poética contemporânea da existência do ser, além de exercitar a crítica teatral do público, bem como seu desempenho intelectual a partir do seu imaginário acerca do teatro e do palhaço. O projeto "A Volta pelo Chico" é inovador e ousado e não conta com apoio ou incentivo de nenhuma instituição ou lei de incetivo, somente iniciativa privada local. "Só iremos receber o público pagante em Juazeiro, escolhemos três cidades ribeirinhas, Petrolândia, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista, para levar o teatro de graça para a comunidade e somente com o rodar do chapéu estamos seguindo adiante, vendo sorrisos e deixando alegria para milhares de crianças, adultos e idosos sertanejos" esclarece Rafael Amancio ator do espetáculo. Irá percorrer quatro cidades ribeirinhas: Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, estas em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia. O projeto consiste em levar a essas comunidades ribeirinhas a magia do teatro, especificamente do palhaço.

Durante todas as apresentações será produzido um vídeo-documentário, registrando a passagem do palhaço pelas cidades, a produção e montagem, e será exibido na mostra de teatro "Teatro à Gosto", que acontecerá no mês de agosto em Caruaru. As apresentações de "A Volta pelo Chico" iniciaram no dia 14 de maio em Petrolândia, seguindo para Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, com apresentações gratuitas em praças públicas das cidades. Nos dias 21 e 22 o Teatro João Gilberto irá ser palco do espetáculo, encerrando assim esse circuito de apresentações.

O ator Rafael Amâncio, que interpreta o Nuneco, recentemente atuou da novela "Velho Chico" de Benedito Ruy Barbosa da TV Globo e esse é o primeiro projeto após a participação. "Poder apresentar para as comunidades, tendo um contato direto com os ribeirinhos é muito marcante dentro da proposta de encenar Nuneco. É um projeto arrojado e inovador, porém a experiência de apresentar as margens do Rio São Francisco está sendo fantástica. Em Cabrobó tivemos um público recorde de mil e duzentas pessoas", comenta Rafael. As apresentações no Teatro João Gilberto acontecerão nos dias 21 e 22 de maio, às 16h e os ingressos custarão 20,00 inteira e 10,00 meia entrada.