Alunos da rede particular de ensino vistam Câmara de Juazeiro e solicitam melhorias para suas comunidades

A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou nessa terça-feira (26) sessão ordinária em horário especial para atender uma solicitação de uma turma de alunos de uma escola de rede particular de ensino.  Os mais de 40 alunos com 9 e 10 anos de idade enviaram oficio solicitando a mudança de horário da sessão para eles acompanharem os trabalhos do Legislativo.

“Encantos e desencantos da nossa terra” foi o tema do Projeto de Leitura desenvolvido na escola dentro do Projeto Pedagógico da escola ‘Nordeste aqui é meu lugar’. Aos alunos tiveram a oportunidade de estudar o famoso poema ‘Canção do Exílio’, do poeta maranhense Gonçalves Dias que ressalta os valores naturais do Brasil. Dias escreveu este poema em 1843 quando estava em Coimbra – Portugal, portanto em exílio físico e geográfico.

Dentro do projeto as crianças destacaram os encantos e desencantos de sua rua, bairro e cidade e assim enviar cartas à mesa diretora da Câmara solicitando providências culminando com a visita à Casa Aprígio Duarte Filho. Os alunos foram recebidos pelo diretor legislativo Webster Moraes, Seu Bité, que informou sobre a rotina nas sessões ordinárias na Casa Aprígio Duarte Filho. “Dos poderes são os responsáveis por administrar o município, o Executivo e o Legislativo que são independentes e harmônicos entre si. O município é regido pela Lei Orgânica Municipal e o Legislativo, a Câmara de Vereadores obedece ao Regimento Interno da Casa”, explicou.

Bité informou sobre o número de vereadores que compõe a atual legislatura e detalhou como acontecem as sessões e as normas seguidas pelos vereadores e população. “A Câmara de vereadores é a Casa do Povo, mas para que os procedimentos aconteçam de forma organizada é importante que alguns regulamentos devem ser seguidos”, pontuou. No expediente foram lidas as cartas enviadas pelos alunos do Colégio com solicitações para calçamento de ruas, revitalização de praças e espaços públicos, saneamento, iluminação entre outros.

“O poema despertou os alunos para os problemas da própria cidade. Os desencantos vividos por eles mesmos, assim propomos que eles citassem esses desencantos e sugerissem melhorias para os vereadores. Gostaríamos que todas as cartas fossem distribuídas para os vereadores”, solicitou a professora Esmelinda Pergentino, coordenadora do projeto de leitura.

Todos os vereadores elogiaram a iniciativa da escola e agradeceram as sugestões dos alunos para melhorias nas suas comunidades. Os edis destacaram os avanços no município como na educação com o piso salarial acima de média nacional, escolas climatizadas, construção de mais de 15 creches e quadras poliesportivas; entrega de 10 mil unidades; a instalação de várias empresas aumentando os postos de trabalhos, a exemplo da inauguração do shopping e revitalização do Distrito Industrial do São Francisco.

O Presidente da Câmara, vereador Damião Medrado (PSD) agradeceu a participação dos alunos e a iniciativa do colégio em aproximar as futuras gerações do Poder Legislativo. “A iniciativa do projeto de leitura do Colégio Geo é de uma relevância incalculável! A educação política deve acontecer nos anos iniciais quando eles começam a entender as responsabilidades de cada um na sociedade. A contribuição de cada um para uma sociedade mais justa, democrática. Assim estamos formando cidadãos!”, concluiu.

Estavam presentes à sessão os vereadores Anderson Alves (PP), Eduardo Lopes (PCdoB), Sargento Bastos (PROS), Mitonho Vargas (PT), Pedro Alcântara (PR), Dalmir Pedra (PP), Suzanna Ramos (PSDB), Neguinha da Santa Casa (PMDB), Bené Marques (PSDB), Nalvinho (PSB),  Amilton Ferreira (PSL)  Agnaldo emira (PCdoB), Anastácio Assis (PCdoB), Antônio Tiburcio – Caffé (PROS), Roninho (PMDB).

Iana Lima Ascom Câmara de Vereadores de Juazeiro. Fotos: Joselito Tavares