Feira de Caprinos e Ovinos em Juremal gera negócios para pequenos produtores

O prefeito Isaac carvalho visitou a 2ª Feira de Caprinos e Ovinos de Juremal, distrito de Juazeiro, no último sábado, 16. Ele esteve acompanhado do deputado estadual Zó, além dos secretários Paulo Bomfim (Governo), Agenor Souza (Ordem Pública e Meio Ambiente) e Jorge Cerqueira, secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, realizadora do evento, além de Joaquim Neto, diretor-presidente do Saae.

A Prefeitura já realizou mais de 20 Feiras nos diversos distritos de Juazeiro, incentivando a criação de animais e toda a sua cadeia produtiva. "Desde quando iniciamos a gestão, um dos objetivos era fortalecer os pequenos produtores. A ideia da Feira é justamente fazer com que eles possam melhorar o seu rebanho, gere negócios, renda. É oferecer uma estrutura para que desenvolvam a sua economia", declarou Isaac Carvalho.

O criador de caprinos e ovinos da fazenda Cipó, povoado de Juremal, estava expondo na Feira os seus animais. Criar bodes e ovelhas é uma tradição na família dele. "Para nós é importante participarmos de eventos como este, pois valoriza o nosso rebanho, além do melhoramento genético. Com isso, estamos cada vez mais evoluindo", disse Carlos Nunes Pereira.

No evento também eram vendidos doces, salgados, artesanato. Dona Maria estava com o seu stand de produtos derivados do umbu. "É sempre bom participar de eventos como este. Participei no ano passado, tivemos um bom retorno, e este ano, mesmo em tempo de crise estamos vendendo bem. O povo não deixa de comer doce, não", falou a sorridente, Marileide de Silva Dias.

Para o secretário Jorge Cerqueira, o objetivo é continuar com o fomento aos produtores. "Estamos fazendo um trabalho determinado pelo prefeito Isaac de fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar e é isto que temos procurado fazer. Temos buscado promover parcerias com entidades locais para também envolvê-los na mobilização", enfatizou. Técnico da secretaria de Agricultura, José Wilson Chaves, o Xaveco, ressaltou que mesmo em tempos de crise, a feira rendeu bons negócios. "Com o empenho de nós, que organizamos, e dos produtores, conseguimos chegar num volume de negócios considerável. Aqui, no ano passado, realizamos a Feira do Doce de Leite, que também é parte da cadeia produtiva, e temos a ideia de fazer outras feiras, aproveitando as potencialidades locais", finalizou.

A Feira de Carpinos, realizada em parceria com a Associação de Desenvolvimento Ecônomico-Social de Juremal, contou com a exposição de 200 ovinos e 235 caprinos. Foram gerados R$225.000,00 (duzentos e vinte e cinco mil reais) em negócios, nos três dias do evento, contando com a comercialização de animais, comidas, bebidas, artesanatos, livros e etc. 52 expositores estiveram presentes.

Por Raphael Leal/PMJ