Durante agenda do Toda Quinta Tem Educação Nota 10 Isaac assina ordem de serviço para mais 10 unidades educacionais em Juazeiro

Cumprindo mais uma agenda do programa ‘Toda Quinta Tem Educação Nota 10’, em prestigiada solenidade no Paço Municipal na manhã desta quinta-feira, 17, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário Clériston Andrade lançaram o projeto ‘Minha Escola, Minha Vida’, com assinatura da ordem de serviço de dez escolas e creches para Juazeiro.

Isaac falou sobre a importância do Programa para o município por estimular ainda mais o desenvolvimento educacional, ajudando a diminuir a evasão escolar e melhorando os índices de aprovação. “Este é mais um reforço que trazemos para a Educação. Já avançamos bastante nessa área, cuidando da infraestrutura das unidades da rede e valorizando nossos professores e gestores. Mas não vamos parar por aí. Nossa meta é chegar às 100 escolas e creches construídas, reformadas, ampliadas e climatizadas e com as dez de hoje estamos muito próximos de alcançar ou até de ultrapassar essa meta”, informou Isaac.

O prefeito assinou a ordem de serviço para a construção de duas escolas e duas creches nos residenciais Juazeiro 1 e Juazeiro 2 – localizados no ‘Minha Casa, Minha Vida’  do bairro Iteberaba – que atenderão a 600 crianças, além da reforma, ampliação e climatização de mais seis escolas municipais localizadas nos bairros Lomanto Júnior, São Geraldo, Passagem do Sargento, Itaberaba, Quidé e Campo dos Cavalos/Salitre.

O secretário de Educação e Esportes do município, Clériston Andrade, explanou sobre o projeto ‘Minha Escola, Minha Vida’. “Uma das grandes revoluções implantadas pelos governos Lula e Dilma foi levar moradia digna para a população de baixa renda. Juazeiro foi beneficiada com 11 mil casas, um recorde em toda a história do município. Algo para ser comemorado sim, mas estes residenciais também precisam ser supridos com equipamentos que complementem a qualidade de vida dos seus moradores. E após reuniões com essas comunidades chegamos ao entendimento de que os residenciais necessitavam de escolas e creches”.

Clériston explicou ainda que os dois conjuntos habitacionais do Itaberaba foram escolhidos por contarem com o  maior número de estudantes que precisam se deslocar até escolas e creches de outros bairros. “Uma situação muito difícil, na qual detectamos crianças tendo que se deslocar uma distância muito grande. Depois também vamos estender a todos os residenciais que tenham equipamentos adaptáveis e, mesmo os que não dispõem dessa estrutura preliminar, solicitaremos escolas e creches para os mesmos ao governo federal com a autoridade de um prefeito que pediu 60 creches, recebeu 15, já entregou 14 e completará as 15 no próximo mês”, destacou.

O evento contou com forte presença dos gestores da rede municipal de ensino, numa demonstração de agradecimento pelas melhorias na educação. “Sabemos que a luta foi grande para chegarmos a essas conquistas. Apesar de alguns momentos de questionamentos porque são muitas as demandas, perseveramos na confiança e hoje somos só agradecimento”, atestou Solange Almeida, diretora da Escola Edualdina Damásio, de Campo dos Cavalos/Salitre, contemplada no projeto.

Participaram da solenidade o vice-prefeito Francisco Oliveira, os secretários Pedro Alcântara (Relações Institucionais) e Edvan Gonçalves (Finanças), os vereadores Mitonho Vargas, Pedro Alcântara Filho, Tiano Félix e Anderson Alves, além do representante da empresa MVC, Marcelo Cordeiro.

Luiz Hélio/Ascom-PMJ