Mulheres Comunistas realizam encontro em Juazeiro

O Primeiro Encontro da Secretaria Municipal de Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi realizado nesta terça-feira (1) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Juazeiro. O evento reuniu representantes de vários segmentos da comunidade e faz parte do calendário de  comemorações ao  dia Internacional da Mulher.

Durante o evento temas importantes foram abordados a exemplo da participação da mulher na política. Atualmente, dos 513 cargos para deputado na  Câmara Federal,  apenas  45 são ocupados por mulheres. No senado, das 81 vagas somente 13 são ocupadas pelo sexo feminino. Apesar da baixa ocupação, as mulheres são a maioria da população e do eleitorado.

“Temos que começar a ocupar estes postos e fazer deles frentes de luta.  Precisamos despertar a conscientização. Não podemos ser relegadas a trabalhos domésticos e conquistaremos isso com mais espaços na política”, avaliou Poliane Amorim, primeira vereadora do PCdoB na cidade. 

A  violência contra a mulher foi outro tema discutido.  Apesar das leis  e medidas de prevenção já existentes o crime, que é uma grave violação aos direitos humanos, continua vitimando várias brasileiras. “Hoje Juazeiro conta com a Ronda Maria da Penha, primeira cidade do interior da Bahia a oferecer o serviço. A nossa meta é abolir de vez estes crimes do nosso convívio”, disse a militante Luana  Rodrigues.

Para a Secretaria Municipal do PCdoB, Quitéria Lima, o encontro conseguiu alcançar o objetivo. “Todas as informações e discussões travadas foram baseadas nas ideologias  do partido. Ficamos gratas com a participação e aderência ao evento. Durante todo este mês teremos vários encontros assim”, finalizou.

Ascom/PCdoB