Primeiro dia do Mutirão de combate ao Glaucoma em Juazeiro atende 300 pessoas

O Mutirão de Glaucoma segue até o próximo sábado, 27, em Juazeiro. Nesta quinta-feira, 25, primeiro dia da ação, a Secretaria de Saúde do município registrou o atendimento de 300 pessoas. A iniciativa do projeto tem a parceria do Governo do Estado e da Policlínica Moisés Andrade. 

O oftalmologista responsável pelo Mutirão, Renan Campos, informou que o projeto tem como proposta diagnosticar a doença em pessoas com mais de 40 anos. “A prevenção é indispensável, já que na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira, porque se ela se apresenta de forma silenciosa e não tem cura. O glaucoma é a segunda maior causadora de cegueira no país, perdendo apenas para a catarata. Se a doença for diagnosticada e tratada no início, às chances de controle são maiores, desde que seja realizado o tratamento correto”, esclarece o médico.  

Luzia Santos Costa, de 63 anos, foi diagnosticada com a doença durante o mutirão. “Vim porque tenho histórico da doença na família. Graças a Deus descobri a tempo de fazer o tratamento com o uso do colírio. Vou seguir tudo que o médico me disse. Só tenho a agradecer a todos que aqui me atenderam e a prefeitura”, disse a moradora do bairro Quidé. Já o aposentado, Jaime Silva, de 68 anos, não apresentou a doença e saiu do mutirão aliviado, parabenizando a gestão pelo serviço oferecido através da rede municipal de saúde. “Fiquei muito feliz em não ter a doença. Vim ao mutirão justamente como forma de prevenção e sai muito satisfeito com o atendimento”, destacou. 

Podem buscar atendimento aqueles que apresentam sintomas da doença, como fortes dores nos olhos, dificuldades para enxergar ou tem mais de 40 anos e com histórico da enfermidade na família. Os interessados deverão comparecer até próximo sábado (27), na Rua José Pititinga, em frente ao Centro de Cultura João Gilberto, bairro Santo Antonio, das 8h às 17h, munidos de cópias dos seguintes documentos: cartão SUS; comprovante de residência; CPF, e Identidade.

 “A prevenção sempre é o melhor caminho para uma boa saúde. Muita gente começa a desenvolver a doença, mas não sabe que a dificuldade na visão são os sintomas do glaucoma. As pessoas atendidas no mutirão tiveram a oportunidade de fazer o exame sem custo algum e descobrir se tem ou não o problema”, colocou o secretário de Saúde de Juazeiro, Dalmir Pedra. As pessoas que foram diagnosticadas com glaucoma durante o Mutirão irão receber o medicamento gratuito. Exames oftalmológicos regulares são a principal forma para a detecção de glaucoma. O diagnóstico precoce pode evitar a progressão da doença e complicações mais graves.

Daniela Duarte/SESAU