Empossados os novos membros do Conselho de Cultura de Juazeiro

Com a presença da maioria dos conselheiros eleitos, titulares e suplentes, e mais a participação de representantes de instituições e grupos folclóricos da cidade, como Os Congos e o Afoxé Filhos de Zaze, tomou posse no último dia 19, a nova composição do Conselho Municipal de Cultura (CMC) para o biênio 2016/2018. A solenidade foi realizada na sede da secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) e contou ainda com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, e do assessor institucional e coordenador da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte, representando o prefeito municipal, Isaac Carvalho.

O coordenador da Casa dos Conselhos conduziu os trabalhos do ato de posse do CMC lendo o decreto de nomeação dos novos conselheiros, e citando os titulares e suplentes, representantes governamentais e os eleitos dos segmentos culturais do município. Roosevelt parabenizou todos os conselheiros, em nome do prefeito, e fez questão de destacar a mensagem do executivo para os conselheiros empossados. “Uma coisa que o prefeito faz questão que seja lembrado nos atos de posse dos conselhos, é que valorizemos a participação da sociedade civil nos conselhos municipais”, disse, destacando que “Isaac quer uma gestão compartilhada, poder público e sociedade civil trabalhando juntos”.

O assessor desejou a todos os conselheiros uma boa gestão no CMC no período em que se inicia, pedindo a todos o que considera muito importante para o exercício do mandato de conselheiro. “Participação da maioria, a falta de quórum é um problema sério para os conselhos. Precisamos que todos participem das reuniões”. No ato de posse compareceu a maioria (titulares e suplentes) e mais alguns convidados, o que permitiu a realização da solenidade.

Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, foi uma luta muito grande para reativar o Conselho Municipal. “Mas conseguimos, e aí está o resultado. Hoje estamos presidente do Conselho Estadual, e nosso mandato está voltado para a municipalidade da cultura. Existia o Conselho, mas não se comunicava com os conselhos municipais, e nós estamos mudando isso”, pontuou.

Importância do CMC

A conselheira, representante do segmento de áudio visual e artes visuais, Alda Moreira, destacou a importância da atuação do Conselho Municipal de Cultura junto às ações do Município. “O trabalho do artista visual, do artesão, por exemplo, ainda é pouco valorizado. Ninguém faz uma peça artesanal como o artista que tem o dom pra isso, e poucos sabem dar valor, não sabem da importância daquele produto para a economia da cidade”, disse, chamando todos os segmentos representados no Conselho para que atuem de verdade no CMC em defesa da cultura.

O titular que representa as artes cênicas, Elder Ferrari, também destacou a importância do CMC e parabenizou os conselheiros empossados. “Não entendemos é a ausência do poder legislativo no ato de posse do Conselho. Justamente a Câmara, que acompanhou o processo de reativação do Conselho Municipal de Cultura, não está presente com o seu titular ou suplente na solenidade de posse”, observou. Também presente ao ato de posse dos conselheiros de Cultura, o representante Territorial do Sertão do São Francisco, da secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Allan Alves, que parabenizou os conselheiros empossados, considerando a reativação do CMC uma vitória para a cultura juazeirense.

Para o diretor de Cultura e Juventude de Juazeiro, Josinaldo Cícero, um dos representantes da SECJU no Conselho, é mais que uma vitória para a cultura local. “Essa nova composição do CMC é a certeza que teremos um Conselho atuante, afinado com as demandas da classe artística, e nós enquanto conselheiros temos muito a contribuir”, disse. E finalizando a solenidade, o titular da SECJU, Donizete Menezes, enalteceu a importância do Conselho para o desenvolvimento de políticas públicas mais consistentes. “E estaremos à disposição do Conselho para trabalharmos juntos”, concluiu.    

Conselheiros empossados

Secretaria de Cultura e Juventude

Titular: Raniere Ramon Braz da Silva

Suplente: Josinaldo Cícero da Silva

Secretaria de Desenvolvimento e Turismo

Titular: Jomar Benvindo dos Santos

Suplente: Gleidiana Mendes de Souza Borges

Secretaria de Educação e Esportes

Titular: Donária Cardoso do Carmo

Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social

Titular: Iuana Louise de Jesus Santos

Suplente: Luana Pereira Rodrigues

Assessoria de Comunicação

Titular: Paulo Roberto Carvalho da Silva

Suplente: Luiz Hélio Alves de Oliveira

Câmara Municipal de Vereadores

Titular: Antônio dos Santos Vargas Filho

Suplente: Carlos Eduardo Silva Lopes

Artes Cênicas

Titular: Elder Ermi Rodrigues Ferrari

Suplente: Dijma Matos Medrado

Música

Titular: Antônio Marcelo da Silva Vidal

Suplente: Péricles Iangue Ribeiro Rodrigues

Manifestações Populares

Titular: Daniel de Senna Ferreira

Suplente: Renato Francisco da Silva Lima

Literatura e Pensamento

Titular: Valdir Lemos de Freitas

Suplente: João Victor Gomes Varjão

Patrimônio e Memória

Titular: Zenaide dos Santos Diogo Rosa

Áudio visual e artes visuais

Titular: Alda Lucia Silva Moreira

Suplente: Maria Lucia Rego da Silva 

Por Paulo Carvalho/SECJU