RedeGN - ‘Voluntários do Sertão’ 2010 será em Caetité (BA)

‘Voluntários do Sertão’ 2010 será em Caetité (BA)

A Associação Voluntários do Sertão 2010 do Projeto Voluntários do Sertão acontecerá no período de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), saindo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O programa, que anualmente realiza atendimento médico e odontológico, cirurgias e promove palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente, movimentará cerca de 200 pessoas e chegará à 10ª sua edição. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos.  

O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico. 

Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho.