RedeGN - Comissão de Agricultura da ALBA aprova reunião para debater questões do setor leiteiro

Comissão de Agricultura da ALBA aprova reunião para debater questões do setor leiteiro

A Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) realiza no dia 7 de abril sessão especial para discutir as questões da cadeia produtiva do leite no Estado.

A sessão foi proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), que alertou os colegas para os problemas do setor. "Depois de três anos de seca, a produção de leite está passando por uma crise por falta de estrutura. Minha proposta é discutir soluções a curto, médio e longo prazo para a questão, que é muito grave e afeta milhares de produtores em todo o território da Bahia", explicou o parlamentar.

A proposta de Eduardo Salles, aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (24), é convidar representantes dos produtores como a Associação dos Produtores de Leite do Estado da Bahia e o SINDLEITE (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia), além dos titulares da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), SEAGRI (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura) e SEDES (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social). "Vamos ouvir os representantes para entender o problema e então pensar em soluções para o setor leiteiro", sugeriu o deputado.

Os problemas do leite afetam principalmente as regiões da Chapada Diamantina e de Feira de Santana. Por conta da seca nos últimos anos, o setor sofreu uma desestruturação, o que resultou em muitos laticínios fechados e animais perdidos. "Outra consequência dessa seca foi a tecnificação dos produtores, que  passaram a investir em novas tecnologias, melhores animais e no estoque de alimentos. Esse aprendizado gerou uma produção maior do que a esperada", relatou Eduardo Salles.

Com a crise mundial de preços, o valor do leite cai, o que prejudica os produtores que precisam comercializar o produto, ensinou o deputado, que foi secretário estadual de Agricultura durante seis anos.

"O setor leiteiro é um dos mais importantes da agropecuária baiana. Todo grande produtor é um pequeno produtor de leite, o que faz com que se produza esse tipo de alimento em todos os cantos da Bahia", finalizou o deputado, que já participou de reuniões com representantes dos produtores e espera sair da reunião do início do mês que vem com soluções já definidas.

VALE DO SÃO FRANCISCO

Os parlamentares também aprovaram sessão extraordinária no próximo dia 26, quando os membros receberão deputados de Pernambuco para debater a crise hídrica do Vale do São Francisco. Atualmente, o Lago de Sobradinho encontra-se com apenas 18% de sua capacidade. No mesmo mês do ano passado, o volume útil passava de 50%. A situação ameaça 240 mil empregos em mais de 120 mil hectares de fruticultura irrigada.

No dia 10 de abril a questão voltará a ser discutida em audiência pública na cidade de Petrolina (PE), às margens do rio São Francisco. 

Os deputados membros da Comissão ainda assinaram ofício endereçado ao secretário estadual de Agricultura, Paulo Câmara, e ao secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, solicitando medidas imediatas para lidar com a crise.

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles