Caro Geraldo,
Desde o início dessa década, quando a Ponte Presidente Dutra ainda estava em sua obra de duplicação, que já se falava no projeto de adequação das rodovias federais que atravessam a cidade, projeto esse chamado de Travessia Urbana. Naquela ocasião, os políticos empolgados com a oportunidade, diziam que assim que a obra da ponte terminasse, logo iriam emendar as obras da travessia.
Porém, só em outubro de 2012 foi realizada a licitação para contratação da empresa que iria executar o projeto de duplicação da travessia urbana de Juazeiro e em maio de 2013, todos festejavam o início daquela que seria a maior obra de mobilidade urbana da história dessa cidade. Contudo, dias depois e alguns postes no trajeto da obra, nos entregam a informação sobre a paralisação da mesma. Ai a Prefeitura de Juazeiro, ainda querendo esconder os erros que impediram o avanço das intervenções, tentava tranquilizar a população com um jogo de notícias duvidosas, dizendo que logo os problemas seriam superados e a obra iria voltar com todo o vapor.
O próximo episódio dessa novela trazia o anúncio da realização de uma nova licitação. Sem muitas explicações sobre o cancelamento do primeiro contrato, decidiram iniciar um novo processo licitatório e fazer algumas adequações e mudanças no projeto, os quais ainda não são muito esclarecidos. Em 23 de outubro de 2014 foi escolhida, através de processo licitatório, uma empresa para execução desse projeto. Porém, desde então já se passaram mais de 3 meses e nenhum sinal para o reinício das obras.
Entre a realização da primeira licitação e os dias atuais já se vão mais de dois anos. Visto que o prazo para a construção da obra era de 540 dias naquela oportunidade, a população de Juazeiro já era para estar transitando sobre a tão prometida via já há um tempo considerável.
Considerando que a atual conjuntura político- financeira coloca o país numa situação de crise, onde assistimos medidas de ajustes fiscais e arrocho no orçamento público, não há muitas esperanças de que essa obra venha a sair do papel por agora. Ainda assim, vemos anúncios de diversas obras de mobilidade urbana em outras cidades. Em Petrolina, já anunciaram o início da construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e na região metropolitana de Salvador, a construção da Via Metropolitana, que ligará as cidades de Camaçari e Lauro de Freitas, obra que custará R$ 200 milhões.
Basta ir à Feira de Santana e ver quantos viadutos e avenidas foram construídos nos últimos anos, o que demonstra que Juazeiro vem sendo uma cidade desprestigiada politicamente e composta por políticos que sonham muito, mas realizam pouco. Vamos ficar apreensivos para ver se as obras das outras cidades saem, deixando Juazeiro mais uma vez para trás, e saber como serão os próximos capítulos dessa novela. Enquanto isso, vamos sofrendo nos buracos, lama e engarrafamentos.
Júlio César Neto
10 comentários
06 de Feb / 2015 às 12h15
Coitadinho do Feeling que é o único que acredita nesse buraco de cidade.
06 de Feb / 2015 às 12h31
DE FATO, NUNCA FOMOS PRESTIGIADOS POR NENHUM GOVERNO QUE PASSOU NESSE ESTADO. OS JUAZEIRENSES DE FORMA GERAL SEMPRE SE CONTENTARAM COM TÃO POUCO, MASSAGEANDO O PRÓPRIO EGO COM PEQUENÍSSIMOS AVANÇOS, E ISSO É BOM PRO GOVERNO QUE FICA SEM SER COBRADO, NOS FAZEM DE GATO E SAPATO PRA GANHAR O NOSSO VOTO DE 4 EM 4 ANOS, E NÓS FICAMOS DE 4 QUE NEM GATO E SEM SAPATO PRA NÃO GANHAR NEM SEQUER UM AFETO. ABRE OS OLHOS POVO DE JUAZEIROOOO!!!
06 de Feb / 2015 às 12h37
que desenho bonito foi o artista plastico kekeu de bela lindo parabens aonde vai ser exposiçao eu quero visitar
06 de Feb / 2015 às 14h13
Meus caros, voc?s podem pagar para ver. aposto com quem quiser que esse projeto não sairá do papel. Não nesse governinho medíocre. Há várias razões: Falta de rpresentação federal, políticos fracos, o cenário econômico de crise, as obras das Olimpíadas que são mais urgentes e o rombo dos cofres públicos gerados pelo Petrolão. Pronto! Falei!
06 de Feb / 2015 às 15h34
Caro Júlio, Não seja pessimista, homem, estou completando 63 anos (estou velho demais para ver a obra pronta), mas tenho certeza que meu neto, Lucas, que completará 7 anos, em abril/15, desfilará por essa famosa travessia urbana, antes de ter a minha idade atual. Tenha fé, meu caro, fé demais!
06 de Feb / 2015 às 16h01
MORA EM JUAZEIRO DESDE DE INFÂNCIA MAS PODEM APOSTAR ESSA TAL DE TRAVESSIA NUNCA VAI SAIR DO PAPEL SABEM POR QUE ESSE PAÍS SI CHAMA BRASIL O PAÍS DAS MARAVILHAS DOS BESTAS E A ENCHENTES DOS BOLSOS DOS ESPERTOS EM FIM TEMOS O QUE MERECEMOS???????????
06 de Feb / 2015 às 17h28
Isso pode começa pode fazer uma zuada quando tive próximo do próximo ano eleitoral que ja esta as portas afinal quem tar mamando nos peitos da viúva não que largar lembro da primeira campanha onde usava petrolina como exemplo de avanço mostrando que quando entrase no governo ia mudar a cidade e verdadeira mente mudou de mal pra pior a cidade esta parecendo um chiqueiro toda esburacada suja essa anel viario vai ser a obra eleitoral de décadas mais creio eu que o povo não vai mais cair nessa.
06 de Feb / 2015 às 22h08
Disse tudo Júlio. Também acredito que o sonho da Travessia Urbana está mais longe do que nunca. Dessa maneira a cidade vai parar, pois não tem como uma cidade crescer sem infraestrutura. Vamos ficar sofrendo por anos e torcendo para que um dia essa cidade mude. Sinceramente estou pensando em largar essa terra e ir criar meus filhos em outro lugar.
07 de Feb / 2015 às 01h27
INFELIZMENTE, JUAZEIRO DA BAHIA, ESTÁ DESFALCADA DE GESTORES PÚBLICOS, COM CONHECIMENTO E CAPACIDADE TÉCNICA, VISANDO TOCAR PROJETOS DESSA MAGNITUDE. O RESULTADO É ESSE, NADA VAI A FRENTE, SEMPRE EXISTIRÁ UMA PEDRA NO CAMINHO. E A BURACOLANDIA SEMPRE AUMENTADO, FALA SÉRIO.
07 de Feb / 2015 às 11h20
e os postes, muitos marginais aproveitam a falta de iluminação e cometem crimes ali mesmo.