RedeGN - HEMOBA CONVOCA O FOLIÃO JUAZEIRENSE PARA DOAR SANGUE

HEMOBA CONVOCA O FOLIÃO JUAZEIRENSE PARA DOAR SANGUE

Antes de se jogar na folia que tal exercer a sua cidadania e participar da campanha de doação de sangue?  A Hemoba de Juazeiro preocupada com o risco de faltar sangue durante e após o carnaval 2010 de Juazeiro, convoca foliões voluntários e doadores habituais para a Campanha: “Cidadania Rima Com Folia. Doe Sangue, Doe Alegria! A mesma terá início no dia 17, próxima segunda-feira, estendendo-se até o dia 22, sábado.

O objetivo é chamar a atenção da população para a necessidade de doar sangue neste período, considerado um dos mais críticos, quando ocorre redução do número de doadores e probabilidade de aumento de ocorrências que necessitam de transfusões sanguíneas.

A Hemoba faz uma alerta à população, tendo em vista que, atualmente, o estoque está muito baixo não só na sua Unidade, mas também nos demais Serviços de Hemoterapia da região. Essa situação pode se agravar com o carnaval, representando riscos para os pacientes que necessitam de sangue nos hospitais. Se houver uma resposta da população à convocação, a estimativa é de ter um estoque extra de 50% de bolsas de sangue para atender essa demanda.

Vale lembrar que não apenas em época de festas a Hemoba precisa de doações, essa necessidade é constante e diária. Por isso é essencial disseminar informações e estimular a população a ampliar seu papel como cidadã de um jeito simples, seguro e fundamental para quem precisa. Afinal, precisamos estar atentos ao nosso entorno social e tentar torná-lo melhor com pequenos gestos cotidianos.

A Hemoba, que fica na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, ao lado do Hospital Regional, realiza coleta de sangue de segunda à sexta, das 7:30 às 12:00 horas. Em função da campanha de carnaval, estará funcionando no sábado, dia 22.

Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, bem como bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Os doadores receberão como brinde uma camisa do doador de sangue para cair na folia.

Por Cislene de Santana Bandeira/ Assistente Social Hemoba