RedeGN - Encontro Macroregional de Saúde reúne profissionais de Juazeiro, hoje referência na Bahia

Encontro Macroregional de Saúde reúne profissionais de Juazeiro, hoje referência na Bahia

As equipes do NASF de Juazeiro estiveram reunidas nesta terça-feira (11), no Complexo Multieventos da Univasf para o 1º Encontro Macroregional Norte das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Marcaram presença também os profissionais das regiões de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. O objetivo do evento foi apresentar o projeto do Ministério da Saúde para qualificação do NASF, visando a redução de 5% da mortalidade infantil nestas cidades, além de fortalecer o trabalho dos profissionais com a troca de experiências e melhor desenvolvimento de ações.
 
“Além de nos prepararmos para o encontro estadual, que deve acontecer dos dias 9 a 11 de junho, é uma oportunidade de conhecer as linhas de ações de outras cidades, visando aumentar nosso trabalho em educação permanente, para que Juazeiro continue sendo considerada uma das cidades mais avançadas e de referência no Estado. A ideia é atender não apenas clinicamente, mas com atenção especial e humanizada. Queremos permanecer avançando”, comentou a assistente social do NASF Juazeiro, Cibele Roriz.
 
“Nosso propósito é apoiar a qualificação da gestão, reduzindo a mortalidade infantil. As equipes precisam ser treinadas para que o trabalho se qualifique dentro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no NASF. As oficinas também são importantes porque servem para discutir as linhas de cuidados, e neste momento, a questão materno-infantil. Precisamos evoluir as ações nos postos de saúde, oferecendo um melhor acolhimento desde o pré-natal até o desenvolvimento das crianças. O importante é ter mais saúde e qualidade de vida”, informou a consultora técnica do Departamento de Atenção Básica da Bahia (DAB), Gilmara Santos. 

ASSCOM/JUAZEIRO