O município de Petrolina, junto com outras cidades do sertão, destaca-se como polo de desenvolvimento de Pernambuco. A região detém um dos maiores PIB do estado e tem forte atuação no setor de serviços, na fruticultura e na produção de vinhos. Esses fatores contribuem para geração de emprego e renda, provocando uma grande procura por mão de obra qualificada.
Para atender a demanda por capacitação e dar mais opções de entretenimento e lazer para a população, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac inaugura, nos dias 24 e 25 de outubro, as novas instalações do Sesc e do Senac em Petrolina. A proposta, segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Josias Albuquerque, é oferecer mais cursos para que as pessoas possam aproveitar as oportunidades de emprego e assim fortalecer a economia. “A região possui forte potencial turístico e uma culinária própria, sendo referência para o Sertão de Pernambuco e da Bahia”, ressaltou.
Aproveitar a vocação gastronômica é uma das alternativas de desenvolvimento, por isso, o Senac vai contar com mais espaço para ofertar novos cursos. Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Centro de Enogastronomia Empresário José de Souza Coelho tem 1,5 mil metros quadrados de área construída, dispõe de auditório com capacidade para 270 lugares, cozinha-didática, lanchonete-escola, cinco salas de aula e sala de Enologia, ambiente preparado para receber os cursos de bartender e barista, além de possuir toda a infraestrutura para cursos relacionados ao estudo do vinho.
De acordo com Maria Erismar Cavalcante, gerente da unidade, o novo espaço vai trazer muitos benefícios, principalmente para o público que deseja se aperfeiçoar ou ingressar neste mercado de trabalho. “Vamos oferecer inicialmente os cursos de Somelier e Básico em Vinhos”, adianta Erismar. Os cursos visam formar profissionais especializados em vinhos, cervejas ou outros tipos de bebidas, com conhecimento em assuntos relacionados aos serviços deste segmento. O Senac também vai oferecer novos cursos da área de Turismo como Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos e Gestor de Pequenos Hoteis e Pousada. Com a ampliação, a instituição vai aumentar o número de atendimentos, passando de 2,2 mil para mais de 3 mil pessoas ao ano.
2 comentários
24 de Oct / 2013 às 13h24
Belíssimas obras...!!! O sistema dos "S" é assim: referência em tudo que faz... todos de Parabéns!!! Nota 10... parece ontem que o projeto foi lançado e já está sendo inaugurado... é assim que se trabalha...!!! Sinto falta demais desses tipos de empreendimentos em minha cidade...!!!
24 de Oct / 2013 às 13h27
FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE O SESC ESTÁ INVESTINDO MAIS NA CULTURA,QUE INVISTA MAIS POIS SEM CULTURA NÃO TEREMOS IDENTIDADE, ESTAVA COM SAUDADES DE ASSISTIR UNS BONS ESPETÁCULOS COMO AS PEÇAS DE DOMINGOS E GRANDES COMÉDIAS COMO FULANINHA E DONA COISA QUE ASSISTIR 6 VEZES E ASSISTIRIA MAIS E MAIS SE TIVER,GOSTARIA DE ATÉ DE SABER POR ONDE ANDAM ESSES ATORES SÓ SEI QUE SÃO DE JUAZEIRO,TENHO CERTEZA QUE SE TIVER FULANINHA O TEATRO DONA AMELIA VAI LOTAR.PARABÉNS SESC JÁ ESTAVA COM SAUDADES.