A Guarda Municipal de Petrolina possui agora um telefone próprio para o contato direto e imediato com a população. Já está em funcionamento pelo número 153 essa central de atendimento que permite o cidadão ligar gratuitamente de qualquer telefone sempre que necessitar o auxílio da Guarda, principalmente nos casos de violação do patrimônio público, ou se a comunidade requiser um apoio maior do patrulhamento feito pelas viaturas no bairro.
Assim como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, a Guarda Municipal, órgão operativo da Secretaria de Segurança Cidadã, sentiu a necessidade de oferecer mais esse recurso à população. É válido ressaltar, que o número deve ser utilizado de maneira consciente, isso porque, os casos de trotes envolvendo esse tipo de atendimento, infelizmente ainda são corriqueiros no município.
Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina - Foto: Google
3 comentários
10 de Mar / 2013 às 12h16
AFINAL QUAL O PAPEL DOS GUARDAS MUNICIPAIS, SEGURANÇA DO PATRIMONIO OU DAS PESSOAS. E ESSA QUESTÃO DE ANDAREM ARMADOS? ESTÃO PREPARADOS E A LEI PERMITE?
20 de Apr / 2013 às 15h53
Que o modelo de polícia no Brasil está falido, isto é tão certo como o nascer do sol e a chegada da noite. Sustentar velhos discursos de unificação das polícias como uma saída, é nadar no seco. As polícias estaduais estão declaradamente viciadas e corrompidas, é preciso acabar com as polícias militares e civis, e criar uma nova polícia estadual e municipal. Primeiro não se abrir mais concursos públicos para as polícias estaduais, e sim, para uma nova polícia estadual com uma nova formação, cultura, operacionalidade, novos integrantes - fichas limpas. Os bons policiais das velhas policias ingressariam automaticamente nesta nova polícia depois um critério rígido de investigação e preparo, juntando-se aos novos concursados. As policias estaduais desempenharia suas funções, atividades e operacionalidades, nas fronteiras estaduais e nos municípios em que estes não pudessem assumir a segurança local.
20 de Apr / 2013 às 16h01
Onde há patrimônio há pessoas. É impossível alguém imaginar que a guarda municipal se furtará a cuidar e proteger as pessoas. Bens são vidas também. Quanto andar armada pode sim e deve. A lei 10826/2003 e seus artigos 5.123/2004 e 5171/2005 dão esse direito. Pelo que vejo o prefeito sabe disso. As guardas são fundamentais hoje na segurança pública e isso é fato.