RedeGN - Defesa Civil de Petrolina visita barragem de Sobradinho e tranquiliza comunidade

Defesa Civil de Petrolina visita barragem de Sobradinho e tranquiliza comunidade

Com objetivo de tranquilizar a comunidade de Petrolina, na última sexta-feira (27) a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã através da Coordenadoria de Defesa Civil (Condec) realizou visita às instalações da Barragem de Sobradinho – BA. Recebidos pela gerência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) os números apresentados demonstraram um cenário de segurança para as comunidades ribeirinhas.

De acordo com relatório diário fornecido pela Chesf, atualmente o reservatório que tem a missão de abastecer a região com energia elétrica, está com 62% da sua capacidade; recebendo 5.000 m³/s e liberando uma vazão de 2.900 m³/s. De acordo com o relatório, o cenário é de tranquilidade, não oferecendo riscos ou danos maiores a população. “A visita foi produtiva do ponto de vista que oferece às pessoas maior segurança e conhecimento de como está a barragem. Isso se fazia necessário, para que as informações saiam de fontes oficiais e não haja alardes de riscos iminentes quando eles não existem”, justificou o Secretátio de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.

Já com o aumento da vazão, as localidades mais próximas as margens do Rio São Francisco, já acostumadas com esse período, também se preparam para o aumento do nível das águas. Atentos, a esse período e também preparando a cidade para os dias de chuva, que segundo os institutos de meteorologia prevê esse início já nas primeiras semanas de fevereiro, se estendendo até março; as comunidades estão sendo alertadas para ações básicas que podem evitar prejuízos.

Para assegurar um período calmo, a Defesa Civil alerta as pessoas para que vejam seus telhados, não obstruam esgotos, canais, córregos, e tenham atenção com as casas feitas de barro. Em prontidão, a Secretaria de Segurança Cidadã já está com seus órgãos operativos preparados, juntamente com toda a equipe da Prefeitura Municipal. Qualquer urgência, as equipes podem ser acionadas através do número (87) 3862-9213 / 3862-9164.

Texto e Foto: Juciana Cavalcante Secom PMP