RedeGN - Seminário discute criação de associação voltada para pessoas com deficiência

Seminário discute criação de associação voltada para pessoas com deficiência

Trabalhando para oferecer oportunidade e igualdade para todos, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no Colégio Petrônio Portela, Distrito Pilar, no dia 01 de outubro, o 1° Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência. O evento contou com as presenças não só do público alvo, que eram os deficientes, mas também autoridades e populares comprometidos com a causa. Para o Vereador Antônio Carlos Xavier, “a construção de um futuro melhor para pessoas com alguma espécie de deficiência depende também da participação das famílias”.

A Secretária de Desenvolvimento Social do Município Maria Gorette, destacou o empenho de seu Juviniano, um dos idealizadores da criação de uma associação, antigo reivindicador de políticas e ações voltadas para pessoas com necessidades especiais. Ainda durante o encontro, Gorette anunciou a criação de um conselho que se dedicará à causa dos portadores de necessidades especiais. Gorette também lembrou o afinco de Vanderley Crisostomo, um dos diretores de sua secretaria e que também apresenta uma deficiência e que é um dos sócios fundadores do conselho.

O vice-prefeito José Roberto esteve representado o Prefeito Antônio, que por motivos de saúde, não pode estar presente ao seminário. José Roberto colocou o governo municipal à inteira disposição também para a criação da Associação de Pais, Amigos de Pessoas com Deficiência. Ainda no seminário, os convidados partilharam experiências. Assim, José Miranda, o senhor Juviniano e a professora Sana fizeram depoimentos destacando as dificuldades enfrentadas por portadores de deficiência, a perseverança e capacidade que mesmo as pessoas com alguma espécie de deficiência têm para lhe darem com determinadas situações, mostrando que uma deficiência não limita, apenas força uma adaptação, mas não suprime a capacidade de agir.

Ao final do seminário foram apontados nomes para concorrerem à formação da diretoria da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência. E escolha dos indicados deve acontecer em data a ser definida. Concorrerão ao pleito: Lucas, Maximiliana, Eliel, Ana Patrícia, Elisa, José Miranda, Vanusa, Regivaldo, Valdinéia, Raimundo, Leny, Maria Auxiliadora, Manoel da Silva, Josefa, Deronilde, Maria Felciana e Clenilda.

Ascom Jaguarari