RedeGN - Hospital Regional de Juazeiro comemora Dia do Idoso

Hospital Regional de Juazeiro comemora Dia do Idoso

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso (27 de outubro), foi realizada hoje, 30, no Hospital Regional de Juazeiro, uma palestra sobre Cuidados com Idosos, ministrada pela médica geriatra e clínica geral, Nara Novaes. O encontro, que ocorreu na sala de espera do ambulatório da unidade de saúde, tratou de temas como bem-estar, prevenção a quedas e violência doméstica (tanto física quanto psicológica). 

A palestra, que teve como público alvo os pacientes que aguardavam pelo horário do atendimento, foi assistida por pessoas de diferentes faixas etárias, que puderam tirar suas dúvidas, receber esclarecimentos e partilhar experiências. “Como o público aqui é bem diversificado, a gente tem idosos, jovens e adultos, nós procuramos fazer uma palestra que pudesse contemplar a todos. Debatemos muito sobre a prevenção de quedas no domicílio e o cuidado que devemos ter com objetos, principalmente tapetes, que são grandes vilões. Foi bem legal, o pessoal participou bastante fazendo questionamentos e contando histórias de vida”, comenta a geriatra. 

Na ocasião, também foi abordada a importância do diálogo com os idosos que, por serem incompreendidos, maltratados ou, até mesmo, superprotegidos, podem passar por problemas como a depressão. Segundo a geriatra, para que o idoso tenha bem-estar, é fundamental que ele se sinta útil. “Às vezes os filhos cuidam tanto que acabam privando os idosos, não deixam que eles façam absolutamente nada, e isso não é bom. Não é porque a pessoa é idosa que ela tem que ser inútil. Ela deve levar a vida com limitações, mas não pode ficar sem fazer nada. Se não dá mais varrer ou passar pano na casa, a pessoa pode ajudar na cozinha, que é um trabalho mais leve. O idoso tem que se distrair, ter o que fazer, com quem conversar”, conclui. 

Durante o encontro, os presentes na platéia receberam pequenos brindes. O evento, que contou com um público de 38 pessoas, foi mais uma das atividades que integram as ações sócio-educativas promovidas pelo Serviço Social do HRJ.

Ascom HRJ